Pautas | TV Cultura | 19/04/2013 17:08:08 | 115 Acessos
"A igreja católica está mais preocupada com os corpos das pessoas do que com a sua alma", diz Vladmir Safatle no Provocações
Nesta terça (23/4), o filósofo discute a atuação da igreja católica na sociedade. A entrevista vai ao ar às 23h, na TV Cultura

Antônio Abujamra recebe no Provocações desta terça-feira (23/4) o filósofo Vladimir Safatle, que expõe suas ideias sobre cultura, educação, religião, política e a própria filosofia. O programa vai ao ar às 23h, na TV Cultura.

Safatle afirma que a igreja católica se transformou em um ambiente de total conservadorismo. Segundo ele, as questões que ela levanta se restringem a dois temas: aborto e casamento homossexual. “Ela está muito mais preocupada com os corpos das pessoas do que com o que poderia ser sua alma. E assume claramente uma estrutura biopolítica de administração dos corpos, que deveria ter sido desativada há muito tempo”, explica.

Para Vladmir, que é professor da USP, a filosofia é o discurso daqueles que acreditam no que é apenas uma possibilidade. Aqueles que, de certa maneira, amam o que se apresenta como uma mera possibilidade. Ainda explica que todos os objetos da filosofia vêm das áreas empíricas do saber ou dos campos de produção prática, como a estética e a experiência moral.

“Por exemplo, impossível fazer filosofia política sem ciência política. É impossível fazer uma reflexão sobre moral sem psicologia moral [...] Ou seja, todos os objetos da filosofia estão fora do campo filosófico, quer dizer, não existem objetos próprios na filosofia, existem questões filosóficas”, finaliza.
Classificação livre

Os releases da TV Cultura, TV Rá Tim Bum! e Rádios Cultura Brasil e FM estão disponíveis no portal cmais - http://cmais.com.br/imprensa

Sala de imprensa TV Cultura
Empresa FUNDAÇÃO PADRE ANCHIETA CENTRO PAULISTA RÁDIO E TV EDUCATIVA