Pautas | RP1 Comunicação | 16/05/2013 12:06:12 | 652 Acessos
Exército Brasileiro adquire soluções de radiocomunicação digital da Motorola Solutions para a segurança da Copa das Confederações
Sistemas de última geração serão usados nas seis sedes da competição e proporcionarão mais eficiência e ampla cobertura em pontos críticos

O Exército Brasileiro está adiantado nos preparativos para a Copa das Confederações e anuncia a compra de tecnologia da Motorola Solutions, provedora líder em serviços e soluções de comunicação de missão crítica para governos e empresas, que serão utilizadas na segurança durante os jogos em junho, no Brasil. Os sistemas digitais de radiocomunicação de voz criptografada também serão utilizados na Copa do Mundo de 2014, podendo haver expansão, de acordo com as necessidades do evento.

Com as soluções adquiridas, o Exército poderá exercitar o comando e controle de seus efetivos e cumprir com eficácia as missões pelas quais será responsável na Copa das Confederações. O projeto já está em fase de implementação, e a primeira etapa de testes começou em abril, com previsão de término para o fim de maio de 2013. O sistema fará a cobertura, principalmente, em pontos considerados críticos, como os estádios e arenas, os centros de treinamento das equipes, hotel em que as delegações estarão hospedadas e aeroportos. Em locais mais distantes, sem cobertura da rede, serão utilizadas soluções móveis (repetidoras), que permitem a criação de uma rede para comunicação segura.

Pontos importantes

• As soluções serão utilizadas durante a competição nas cidades-sede: Brasília, Fortaleza, Recife, Belo Horizonte, Salvador e Rio de Janeiro.

• Para Brasília será mantida a tecnologia da Motorola Solutions já utilizada desde 2011.
• O contrato contempla a compra de rádios dos modelos APX2000, XTL e XTS.
• O sistema digital de radiocomunicação vai permitir que todas as cidades- sede do evento estejam interligadas por uma rede IP.
• Cada Estado terá visualização local, mas todo o monitoramento poderá ser feito pelo Exército em Brasília, de onde será possível acessar todas as posições e localizações das tropas, por meio do sistema de GPS dos próprios rádios, interligados às soluções do Exército, associadas às soluções da Motorola Solutions.

“Assim, como a Copa das Confederações é um pré-evento para a Copa do Mundo, será também um momento ímpar para que possamos pôr em prática nossos planejamentos para 2014. Dessa forma, esperamos estar prontos para as demandas de cooperação na área da segurança, contribuindo com os diversos órgãos envolvidos no âmbito federal e estadual, participando deste grande momento do Brasil. É importante ressaltar ainda que todos os equipamentos ficarão como legado, que será extremamente útil para as determinações de nossa presidenta, além dos limites dos grandes eventos”, diz o comandante de Comunicações e Guerra Eletrônica do Exército brasileiro, general Santos Guerra.

“Estamos sempre em busca de excelência em todas as soluções de segurança que oferecemos para o mercado. Ficamos muito honrados por fazer parte de um momento tão importante para o País e poder contribuir para que o mundo veja o Brasil como referência em segurança”, afirma Paulo Cunha, presidente da Motorola Solutions Brasil.

Sobre a Motorola Solutions

A Motorola Solutions é provedora líder mundial em soluções e serviços de comunicação de missão crítica para governos e empresas. Com suas inovações e tecnologia de comunicação, ajuda seus clientes a fazer o seu melhor, nos momentos que realmente importam. A Motorola Solutions opera na Bolsa de Valores de Nova York como “MSI”. Para mais informações, acesse: www.motorolasolutions.com. Para obter notícias atualizadas, visite nosso Media Center ou assine nosso news feed.

SIGA-NOS
Redes sociais:

Blogs: MOBILIDADE EMPRESARIAL | SEGURANÇA PÚBLICA

Newsroom: Acesse o Newsroom e inscreva-se para receber as nossas notícias

Daniela Yamamoto – danielayamamoto@rp1.com.br
Larissa Bertolazo - larissabertolazo@rp1.com.br
Soraia Ascari - soraiaascari@rp1.com.br
RP1 Comunicação
Tel.: 11 5501-4655
www.rp1.com.br
Eliene Costa
Brazil Communications Lead
Motorola Solutions Brazil
eliene.costa@motorolasolutions.com
+5511 4133-3194/ 98817-2354
Gustavo J. Wrobel
Communications Director for
Latin America and Caribbean
Motorola Solutions, Inc.
O: +5411 4837 4004
M: +5411 5478 8728
E: gustavo.wrobel@motorolasolutions.com
MOTOROLA, MOTO, MOTOROLA SOLUTIONS e o logotipo do “M” estilizado são marcas registradas da Motorola Trademark Holdings, LLC, utilizadas sob licença. Todas as outras marcas comerciais pertencem a seus respectivos proprietários. © 2013 Motorola Solutions, Inc. Todos os direitos reservados.

Sala de imprensa RP1 Comunicação
Empresa RP1 SÃO PAULO COMUNICAÇÃO LTDA