Pautas | UNESP | 20/06/2013 16:41:44 | 603 Acessos
Pesquisa estuda inserção da Virgem Maria na Santíssima Trindade
Professor da Unesp valoriza questões histórico-musicais na musicologia

Para o musicólogo Paulo Castagna, professor do Instituto de Artes da Unesp, em São Paulo, SP, a proclamação do dogma da Imaculada Conceição (1854) foi a oficialização de um anseio popular que começou a se manifestar na Igreja após o Cisma do Oriente (1054). “A ação visou reinserir na Santíssima Trindade um componente feminino que existiu em quase todas as religiões da Antiguidade (Egito, India, Grécia, etc.) e que foi suprimido no cristianismo”, afirma o professor.

A pesquisa, em andamento, intitulada ‘Da Mãe de Deus à Deusa-Mãe: variações textuais nas Matinas da Conceição decorrentes da marianização do catolicismo’, será apresentada no XXIII Encontro Nacional da Anppom 9Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Música, em Natal (RN), de 19 a 23 de agosto. O evento é o maior da área de música na América Latina).
Para o pesquisador, esse componente feminino na Santíssima Trindade foi reinserido pela figura de Maria Mãe de Jesus, por influência cátara e trovadoresca, e cuja figura foi equiparada à das Deusas-Mãe da Antiguidade (como Ísis e seu filho Horus, no Egito).

Castagna acredita que, ao oficializar esse novo papel à Virgem Maria (que não existia na Bíblia nem na teologia pré-Cisma), a Igreja salutarmente restaurou a presença feminina em sua Trindade, que acabou se tornando uma quaternidade, dividida em dois pares: um popular (a Deusa-Mãe e seu filho, tal como Ísis e Horus) e o par Pai-Filho, esotérico e restrito aos clérigos e iniciados.
“Analiso, no meu trabalho, as transformações da música nesse processo e a necessidade de que a musicologia se atenha mais às questões histórico-sociais do que apenas ao discurso sobre autores, obras e a formação da cultura nacional”, conta Castagna.

Sala de imprensa UNESP
Empresa UNESP - UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA
Contato Imprensa
E-mail unesp.imprensa@reitoria.unesp.br Fone (11) 56270330