Pautas | TV Cultura | 26/08/2013 09:25:38 | 185 Acessos
Maria de Medeiros é a convidada do Provocações
Atriz portuguesa fala de sua carreira, da peça Aos Nossos Filhos e do filme Repare Bem, que traz dois brasileiros perseguidos durante a ditadura. Vai ao ar às 23h na TV Cultura.

Apesar de portuguesa, Maria de Medeiros foi criada na Áustria, é casada com um espanhol, vive na França, trabalhou nos Estados Unidos e adora o Brasil. A entrevistada de Antônio Abuajmara, no Provocações, é ainda cantora, atriz internacional e diretora de cinema. O bate-papo com esta cidadã do mundo acontece nesta terça-feira (27/8), às 23h, na TV Cultura.

Maria de Medeiros, que atualmente está em cartaz em São Paulo com a peça Aos Nossos Filhos, comenta sobre seus trabalhos em Hollywood e defende que o ser humano tem o dever da desobediência. Além disso, conta de sua estreia como diretora no filme Repare Bem. Segundo a atriz, o trabalho é resultado de um convite da Comissão de Anistia e Reparação. O filme narra a história de dois brasileiros, Denise Crispim e do Eduardo Leite Bacuri, que foram perseguidos durante a ditadura militar. ”Tem Denise grávida, que consegue fugir pro Chile. No Chile é apanhada pelo golpe de estado do Pinochet e acaba na Itália. Tem 40 anos de vida de exílio na Itália e agora retorna ao Brasil. E tanto ela como a sua filha, que é totalmente italiana, a Eduarda, recebem essa anistia e esta reparação e de alguma forma se reencontram com o Brasil."

Continuando seu olhar sobre tortura e ditadura, Maria revela ser uma desobediente na vida. "Acho que temos um dever de desobediência quando se atinge o que não é eticamente possível aceitar. Quando você chega a questões como a tortura, pensa: "como é possível que a gente parou para obedecer tais ordens?. E dizer ainda por cima, como desculpa: ‘Estava só obedecendo!’ Não, o ser humano tem o dever de desobediência se é um ser humano. E por isso, claro, ainda hoje defendo essa ideia."

Durante o Provocações, a atriz também faz uma leitura da situação política e econômica de Portugal de Salazar (que governou o país de 1932 a 1968) e seu 25 de abril; e de Portugal dos dias de hoje, um país que, segundo ela, continua sendo o primo pobre da Europa. "Creio que o 25 de abril, quanto mais o tempo passa, mais me parece um exemplo. Se fizeram tantas guerras no mundo, teoricamente em nome da democracia, e dizimando, matando populações civis, realmente Portugal indicou em 1974, com a Revolução dos Cravos, qual é o caminho da democracia, que é o do diálogo."

Apesar de ter trabalhado em Hollywood com Bruce Willis e Quentin Tarantino, no clássico Pulp Fiction, e de ter contracenado com o famoso ator espanhol Javier Bardem, Maria de Medeiros diz que não conseguiu ficar rica, pois, segunda ela, não sabe administrar bem suas finanças.

Maria de Medeiros termina suas provocações tocando em assuntos como prostituição: "Eu não tenho uma opinião fixa com relação à prostituição. Não sou contra a legalização, mas também acho que o ser humano não pode ser comercializado. Já que existe a prostituição, acho que essas pessoas devem ser protegidas. Devem ser protegidas como outros trabalhadores, mas profundamente sou contra qualquer comercialização do ser humano."

Antônio Abujamra ainda lê Jean Rostand durante o programa.

Sala de imprensa TV Cultura
Empresa FUNDAÇÃO PADRE ANCHIETA CENTRO PAULISTA RÁDIO E TV EDUCATIVA