Home Institucional Produtos e Serviços Estatísticas Newsletter Fale Conosco
Central de Atendimento: (11) 3341-2800
Login
Senha
Esqueci minha senha
Leitura de conteúdo
Pautas | Ivani Cardoso Edições | 30/08/2013 18:51:51 | 1534 Acessos
A educação no contexto das novas tecnologias
Contec Brasil 2013 apresentou possibilidades inovadoras de ensino

Novas formas de ensinar dentro das escolas, levando em conta as tecnologias à disposição e o contexto em que vivem os estudantes nos dias de hoje; a possibilidade de divulgar conteúdos educativos nos moldes das redes sociais; os desafios das editoras universitárias no disputado mercado atual, e a criação de bibliotecas online com acervo digital. A segunda edição da Contec Brasil 2013, a Conferência sobre Educação e Tecnologia da Feira do Livro de Frankfurt, que aconteceu nesta sexta, 30, dentro da XVI Bienal do Livro do Rio de Janeiro, pensou possibilidades inovadoras de ensino e discutiu a situação atual da educação, com convidados nacionais e estrangeiros.

As palestras apresentaram uma série de alternativas para enriquecer o ensino dentro de sala de aula. Roberto Bahiense, por exemplo, falou sobre a Nuvem de Livros, uma biblioteca online com livros, vídeos e conteúdos interativos, que podem ser acessados via internet, por qualquer computador, smartphone ou tablet. Os conteúdos ficam disponíveis em estantes virtuais. Além de material educacional, a biblioteca reúne obras de autores como Ariano Suassuna, Oscar Wilde e Millôr Fernandes.

Já Rafael Parente, subsecretário de novas tecnologias educacionais da Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro, procurou responder à seguinte pergunta: como a tecnologia pode melhorar a educação no Rio? A resposta veio com a apresentação da Educopédia, projetada para que o professor deixe de ser um mero transmissor de conhecimento e passe a ser uma espécie de mentor, responsável por despertar paixões e estimular o estudante a aprender. A Educopédia é uma plataforma de aulas digitais, que pode ser usada tanto por alunos quanto por professores, com jogos, vídeos e personagens que vivem aventuras que exigem a participação do estudante.

José Castilho, secretário executivo do Plano Nacional do Livro e Leitura (PNLL) apresentou um panorama crítico da educação num ambiente tecnológico. Castilho defendeu que os novos suportes modificam a forma de leitura. Enquanto isso, a mesa que reuniu Flavia Costa, diretora da Editora Universitaria, da Universidad Pedagógica da Argentina; Elsa Cristina Robayo, presidente da Associação de Editoras Universitárias da Colômbia, e João Carlos Canossa, diretor executivo da Editora Fiocruz e presidente da Associação Brasileira das Editoras Universitárias, do Brasil, pensou os rumos das editoras universitárias. Apesar de todos os avanços, a profissionalização do processo e o grande aumento de livros publicados, os palestrantes se perguntaram: como conseguir competir com as editoras privadas? A associação entre as diversas instituições e a troca de conteúdo entre países vizinhos foram alternativas apontadas como possíveis saídas.

Organizada pela Frankfurt Academy pela primeira vez em 2012, em São Paulo, em parceria com o LitCam, a Contec passa a acontecer em outros países este ano, e será realizada pela primeira vez durante a Feira do Livro de Frankfurt, no dia 8 de outubro.

Confira alguns dos nomes que participaram do evento:
Karin Plötz, diretora na LitCam; Rafael Parente, subsecretário de novas tecnologias educacionais da Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro; Michael Healy, diretor executivo da Copyright Clearance Center, em Nova Iorque; José Castilho Marques Neto, secretário executivo do Plano Nacional do Livro e Leitura; João Carlos Canossa, editor executivo da Editora Fiocruz, presidente eleito da Associação Brasileiras das Editoras Universitárias - ABEU (2013-2015) e vice-presidente para a Região do Atlântico da Asociación de Editoriales Universitarias de América Latina y El Caribe – EULAC; Bruno Valente, diretor de Novas Mídias da Punch!; Ricardo Prado Schneider, empreendedor na área de tecnologia há mais de 15 anos; Sonia Machado Jardim, presidente do Sindicato Nacional dos Editores de Livros; Flávio Carneiro, escritor, crítico literário, roteirista e professor; Roberto Bahiense, diretor de Relações Institucionais do Grupo Gol e diretor da Nuvem de Livros; Ana Paula Brandão, historiadora e mestre em Comunicação e Cultura ECO/UFRJ, coordenadora geral da área de Mobilização e Articulação Comunitária do Canal Futura, e Prof. José Luis Poli, licenciado e mestre em Matemática, um dos fundadores da Anhanguera Educacional S/A.

Informações à imprensa - Feira do Livro de Frankfurt
Ivani Cardoso - (11) 9 99324765 - ivanicardoso8@gmail.com
Renata Magdaleno - (21) 8799-6843- renata.magdaleno@gmail.com

Compartilhar
Sala de imprensa Ivani Cardoso Edições
Empresa Ivani Cardoso Edições Ltda-Me
Contato Ivani Cardoso
E-mail ivanicardoso8@gmail.com Fone (11) 38910126
Editoria (s) Ciência/Tecnologia, Educação
"A Maxpress publica pautas e notas de clientes a quem cabe toda e qualquer responsabilidade pelas informações nelas contidas, e pelos direitos eventuais de autoria e de imagem."
Não há Conteúdos relacionados.
Não há Tag's relacionadas.
busca avançada
Banner Jornal da Usp
MAXPRESS
MAXETRON
Serviços de Tecnologia
e Informações LTDA
Copyright© 2010 Maxetron.
Todos os direitos reservados.
All rights reserved
Política de Privacidade
Portal Maxpress
Grupos editoriais
Arte e Lazer
Feminino e Masculino
Ciência e Ambiente
Geral
Comunicação
Nacional e Mundo
Economia e Finanças
Saúde
Empresas
Transportes
Esportes
Turismo
Portais
Institucional
Produtos e Serviços
Anúncio de banner
Contato
Fale conosco
MaxPR
Públicos
Imprensa Brasil
Corporativo
Governo Brasil
Imprensa latina
Vip
Ferramentas
Distribuidor
Monitor
Prêmios
Serviços
Mailing avulso
Job
Facilidades
Saídas
Minha conta