Home Institucional Produtos e Serviços Estatísticas Newsletter Fale Conosco
Central de Atendimento: (11) 3341-2800
Login
Senha
Esqueci minha senha
Leitura de conteúdo
Pautas | Central de Radiojornalismo | 16/09/2013 15:48:03 | 1313 Acessos
Voice design é destacado no 19º CIAED e Prêmio ABED/ADOBE foi recebido com entusiasmo
Visualizar imagem
Aplicação revolucionária pode diminuir evasão na educação a distância

A Associação Brasileira de Educação a Distância – ABED promoveu entre os dias 09 a 12 de setembro de 2013 na cidade de Salvador o congresso internacional ABED de educação a distância com tema “Bons Profissionais fazem Bons Programas de EaD: Como Estamos?

Segundo os organizadores, a 19º CIAED foi o maior evento realizado pela entidade desde a sua primeira edição. Foram contabilizados mais de dois mil participantes, incluindo delegações de diversos continentes, num aumento de cerca de 20% em relação ao anterior em São Luiz no Maranhão.

O evento contou com mais de 60 expositores representando os segmentos corporativos, educacionais e do governo estadual e federal.

Mais de 200 trabalhos científicos foram apresentados, abordando os diversos aspectos e campos de atuação da educação a distância.

Entre os temas apresentados, um dos que se destacou foi o "Voice design, o poder da palavra falada aplicada", uma nova área do conhecimento de formulada por Jorge Cury Neto, dado o imediatismo do assunto e às possibilidades revolucionárias de aplicação na educação a distância.

Além da apresentação formal do trabalho científico, numa parceria com Luiz Gustavo Schomokel da expressionSGI houve a conquista do troféu do 1º Prêmio ABED/ADOBE entregue na cerimônia de abertura do congresso, dia 09.

Para o coordenador do prêmio, André Genesini, o jurado resolveu criar uma categoria adicional "menção honrosa" para premiar o trabalho apresentado que utilizou os recursos da Adobe com ampla aplicação de voice design, dada a qualificação da publicação digital.

Na apresentação, dia 10, Cury interagiu com os participantes sobre possíveis interpretações e significações sobre o que seria voice design.

Entre as definições propostas pelos participantes destacaram-se: Desenho da voz, projeto da voz, planejamento da voz, treinamento da voz e em especial uma chamou a atenção, a modulação da voz para a transmissão de conhecimento pelo representante do Tribunal de Justiça do Sergipe, o que veio ratificar o contido no infográfico previamente produzido.

Jorge Cury explicou que voice design baliza-se num paralelismo estabelecido dos pressupostos do design gráfico, visual, considerando os seus elementos estruturais, como tons de cor, alinhamento e proximidade, aplicados analogamente aos vários elementos da voz, como tonalidade sonora, frequência, altura, intensidade, amplitude, timbre, volume, ritmo, entonação, harmonia, intencionalidade, entre outros, além de consideração da estrutura conceitual, de processos e pragmática do design instrucional, especialmente voltado a educação a distância.

A estrutura conceitual do voice design está sustentada numa abordagem multidisciplinar centralizada na oralidade envolvendo diversas áreas do conhecimento, entre as quais, a linguística, semiótica, neurolinguística, filosofia, fisiologia, antropologia, acústica, música, psicanálise, hipnose, dublagem, storytelling, entre outras, visando identificar as convergências e adequações das características, dos elementos, das funcionalidades, das aplicações da comunicação oral e os vários aspectos cognitivos da audição humana.

Com a aprovação do comitê científico da Abed, ainda mais reforçada pela apresentação formal no congresso e pela premiação do Prêmio ABED/ADOBE o voice design passou a ser introduzido oficialmente no meio acadêmico e científico. obteve sua certificação e homologação como nova ciência.

Numa aplicação prática, Cury listou alternativas como reconfigurar a produção de vídeo aulas e materiais em educação a distância.

Ele explicou exemplificando que a vídeo de aula de 30 minutos pode ser reeditada em apenas três.

Para isso, o processo se dá a partir da criação de um roteiro que identifica exclusivamente a essência do conteúdo contido material de 30 para compor em cerca de três minutos.

A técnica compreende compensar as repetições usadas para a fixação do conteúdo, com um texto mapeado detalhadamente, usando recursos estéticos sonoros produzido pela voz, observando a composição versiculada da mensagem em sincronia com elementos visuais e monitorando o limite da memória de trabalho do receptor, do aluno.

Segundo Cury o voice design trata desde a idealização, planejamento, desenvolvimento, configuração, concepção, elaboração, especificação e aplicação de métodos, técnicas, atividades, materiais, eventos e produtos no campo do uso dos recursos da voz para fins comunicacionais, educacionais, relacionais e terapêuticos, compreendendo as compotências de:

1) Adequar a mensagem a ser transmitida à mídia eletrônica,
2) Planejar a estratégia a ser adotada para cada contexto e circunstância,
3) Desenvolver didaticamente a sequencia lógica do conteúdo,
4) Organizar o roteiro de conteúdo, atentando-se a coloquialidade, a musicalidade e a fluência oral da narrativa,
5) Elaborar o discurso procedendo as marcações sonoras das expressões chave, e manipular coerentemente os elementos da voz,
6) Alinhar o conteúdo à entonação, ritmo, altura, velocidade, volume, amplitude, harmonia, frequências sonoras e pausas estrategicamente posicionadas para oportunizar a assimilação pelo receptor da mensagem oralizada,
7) Atribuir diversas funcionalidades cognitivas lógicas e estéticas ao processo de comunicação, permitindo o controle sobre diferentes parâmetros acústicos das diversas fontes sonoras, materializado pelo desenvolvimento de interfaces analógicas ou digitais.

O formulador do voice design alerta que para a elaboração dos materiais didáticos auditivos e audiovisuais em educação a distância, é indispensável que o emissor, o ministrante, o professor, o tutor atente-se a todos os aspectos e a sua aplicada baseada nos pressupostos e fundamentos do voice design, estabelecendo a correspondente sincronia entre os elementos auditivos e visuais, num movimento convergente que potencialize a assimilação do conteúdo transmitido.

Compartilhar
Sala de imprensa Central de Radiojornalismo
Empresa WEBCOMBRASIL LTDA
Contato JORGE CURY
E-mail jorgecuryneto@webcombrasil.com.br Fone (41) 91115151
Editoria (s) Ciência/Tecnologia, Educação
"A Maxpress publica pautas e notas de clientes a quem cabe toda e qualquer responsabilidade pelas informações nelas contidas, e pelos direitos eventuais de autoria e de imagem."
homenagem OTIMISTA SUSPENSÃO LER PARQUE Anulada
PROMOVE INDICADOR DISTRIBUÍDO MÔNICA VESTIBULAR ASMEGO
LANÇADO IDENTIFICA CICLISTAS DIA PROFESSORES inverossímil
APOIO TRIMESTRE REFORMAR ENTENDIMENTO PROJETO P-Fies
ÚLTIMOS RECURSO DEFENSORIA PARTICIPAÇÃO JBS Trepidações
PROMOVEM INSTITUCIONAL CARLOS SISTEMA NAKATA facho
PREVENÇÃO AVALIA SECOVI-SP OFICINA CURSO ELEITO
ATIVIDADES INGRESSO VISIBILIDADE gratuito CRESCIMENTO DECISÃO
PROGRAMAÇÃO CONSEGUE APRENDER PROGRAMA APONTA SINDICATO
TÉCNICOS AZUL CONSOLIDA FARÓIS MATEMÁTICA CRIAM
ALUNOS PROFESSORA QUARTA PAIS IMPORTANTE MILITARES
FACIAL LITERÁRIA OBSERVAR DIAS BAURU MOTORISTA
IDOSOS ALAVANCAR CONVIDADA SUL Circuito JAIR
PLANOS COMPROMETER INSCRIÇÕES ANÁLISE ACIDENTE YOUTUBE
POPULAÇÃO USINA DOMINGO LUZ aumentos ASSINADO
BAIRRO MESTRE SIMULA JORNADA pagará EXPRESSA
SENAI DIABETES TRT GRATUITA Milwaukee CANAL
QUALIFICAÇÃO POTENCIAL PÚBLICA ESTUDANTE FASAM VISITA
ATRAÇÕES PINTURA ENTRARÁ MEDICINA Tribute REPÚBLICA
SUPERIOR TIPO RUA BRASILEIRA FecomercioSP BRASIL
CRÍTICA AFETAR PASSEIO ENSINO extraclasse invalida
PATROCÍNIO NUCLEAR TJ-SP PRATES Osamu empregado
IPIRANGA ADICIONAL ESCREVER IPEA Tezuka Bolsonaro
MAURICIO CRICIÚMA ABUSIVOS APRESENTA Unipê concordância
SOUSA BRASÍLIA INVESTIMENTOS VEÍCULOS colisões FUTURO
VALORIZA UFF SAÚDE INFORMADA eSocial NOVEMBRO
FASE BASEADA CONTA OLIMPÍADA Über PRESIDENTE
MUNICÍPIO MENINAS JOGO TURMA SLIME TST
CONSCIENTIZAR SETOR
busca avançada
Banner Jornal da Usp
MAXPRESS
MAXETRON
Serviços de Tecnologia
e Informações LTDA
Copyright© 2010 Maxetron.
Todos os direitos reservados.
All rights reserved
Política de Privacidade
Portal Maxpress
Grupos editoriais
Arte e Lazer
Feminino e Masculino
Ciência e Ambiente
Geral
Comunicação
Nacional e Mundo
Economia e Finanças
Saúde
Empresas
Transportes
Esportes
Turismo
Portais
Institucional
Produtos e Serviços
Anúncio de banner
Contato
Fale conosco
MaxPR
Públicos
Imprensa Brasil
Corporativo
Governo Brasil
Imprensa latina
Vip
Ferramentas
Distribuidor
Monitor
Prêmios
Serviços
Mailing avulso
Job
Facilidades
Saídas
Minha conta