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Pautas | Central de Radiojornalismo | 16/09/2013 15:48:03 | 1225 Acessos
Voice design é destacado no 19º CIAED e Prêmio ABED/ADOBE foi recebido com entusiasmo
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Aplicação revolucionária pode diminuir evasão na educação a distância

A Associação Brasileira de Educação a Distância – ABED promoveu entre os dias 09 a 12 de setembro de 2013 na cidade de Salvador o congresso internacional ABED de educação a distância com tema “Bons Profissionais fazem Bons Programas de EaD: Como Estamos?

Segundo os organizadores, a 19º CIAED foi o maior evento realizado pela entidade desde a sua primeira edição. Foram contabilizados mais de dois mil participantes, incluindo delegações de diversos continentes, num aumento de cerca de 20% em relação ao anterior em São Luiz no Maranhão.

O evento contou com mais de 60 expositores representando os segmentos corporativos, educacionais e do governo estadual e federal.

Mais de 200 trabalhos científicos foram apresentados, abordando os diversos aspectos e campos de atuação da educação a distância.

Entre os temas apresentados, um dos que se destacou foi o "Voice design, o poder da palavra falada aplicada", uma nova área do conhecimento de formulada por Jorge Cury Neto, dado o imediatismo do assunto e às possibilidades revolucionárias de aplicação na educação a distância.

Além da apresentação formal do trabalho científico, numa parceria com Luiz Gustavo Schomokel da expressionSGI houve a conquista do troféu do 1º Prêmio ABED/ADOBE entregue na cerimônia de abertura do congresso, dia 09.

Para o coordenador do prêmio, André Genesini, o jurado resolveu criar uma categoria adicional "menção honrosa" para premiar o trabalho apresentado que utilizou os recursos da Adobe com ampla aplicação de voice design, dada a qualificação da publicação digital.

Na apresentação, dia 10, Cury interagiu com os participantes sobre possíveis interpretações e significações sobre o que seria voice design.

Entre as definições propostas pelos participantes destacaram-se: Desenho da voz, projeto da voz, planejamento da voz, treinamento da voz e em especial uma chamou a atenção, a modulação da voz para a transmissão de conhecimento pelo representante do Tribunal de Justiça do Sergipe, o que veio ratificar o contido no infográfico previamente produzido.

Jorge Cury explicou que voice design baliza-se num paralelismo estabelecido dos pressupostos do design gráfico, visual, considerando os seus elementos estruturais, como tons de cor, alinhamento e proximidade, aplicados analogamente aos vários elementos da voz, como tonalidade sonora, frequência, altura, intensidade, amplitude, timbre, volume, ritmo, entonação, harmonia, intencionalidade, entre outros, além de consideração da estrutura conceitual, de processos e pragmática do design instrucional, especialmente voltado a educação a distância.

A estrutura conceitual do voice design está sustentada numa abordagem multidisciplinar centralizada na oralidade envolvendo diversas áreas do conhecimento, entre as quais, a linguística, semiótica, neurolinguística, filosofia, fisiologia, antropologia, acústica, música, psicanálise, hipnose, dublagem, storytelling, entre outras, visando identificar as convergências e adequações das características, dos elementos, das funcionalidades, das aplicações da comunicação oral e os vários aspectos cognitivos da audição humana.

Com a aprovação do comitê científico da Abed, ainda mais reforçada pela apresentação formal no congresso e pela premiação do Prêmio ABED/ADOBE o voice design passou a ser introduzido oficialmente no meio acadêmico e científico. obteve sua certificação e homologação como nova ciência.

Numa aplicação prática, Cury listou alternativas como reconfigurar a produção de vídeo aulas e materiais em educação a distância.

Ele explicou exemplificando que a vídeo de aula de 30 minutos pode ser reeditada em apenas três.

Para isso, o processo se dá a partir da criação de um roteiro que identifica exclusivamente a essência do conteúdo contido material de 30 para compor em cerca de três minutos.

A técnica compreende compensar as repetições usadas para a fixação do conteúdo, com um texto mapeado detalhadamente, usando recursos estéticos sonoros produzido pela voz, observando a composição versiculada da mensagem em sincronia com elementos visuais e monitorando o limite da memória de trabalho do receptor, do aluno.

Segundo Cury o voice design trata desde a idealização, planejamento, desenvolvimento, configuração, concepção, elaboração, especificação e aplicação de métodos, técnicas, atividades, materiais, eventos e produtos no campo do uso dos recursos da voz para fins comunicacionais, educacionais, relacionais e terapêuticos, compreendendo as compotências de:

1) Adequar a mensagem a ser transmitida à mídia eletrônica,
2) Planejar a estratégia a ser adotada para cada contexto e circunstância,
3) Desenvolver didaticamente a sequencia lógica do conteúdo,
4) Organizar o roteiro de conteúdo, atentando-se a coloquialidade, a musicalidade e a fluência oral da narrativa,
5) Elaborar o discurso procedendo as marcações sonoras das expressões chave, e manipular coerentemente os elementos da voz,
6) Alinhar o conteúdo à entonação, ritmo, altura, velocidade, volume, amplitude, harmonia, frequências sonoras e pausas estrategicamente posicionadas para oportunizar a assimilação pelo receptor da mensagem oralizada,
7) Atribuir diversas funcionalidades cognitivas lógicas e estéticas ao processo de comunicação, permitindo o controle sobre diferentes parâmetros acústicos das diversas fontes sonoras, materializado pelo desenvolvimento de interfaces analógicas ou digitais.

O formulador do voice design alerta que para a elaboração dos materiais didáticos auditivos e audiovisuais em educação a distância, é indispensável que o emissor, o ministrante, o professor, o tutor atente-se a todos os aspectos e a sua aplicada baseada nos pressupostos e fundamentos do voice design, estabelecendo a correspondente sincronia entre os elementos auditivos e visuais, num movimento convergente que potencialize a assimilação do conteúdo transmitido.

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