Pautas | Planin | 27/12/2013 16:56:00 | 1932 Acessos
Grupo Amper participa do projeto europeu de segurança pública ISITEP

O Grupo Amper, multinacional espanhola integradora de soluções setoriais e tecnologia de comunicações, do qual a Medidata faz parte, por meio de sua filial Amper Sistemas, participa do projeto europeu ISITEP (Inter System Interoperability for Tetra-Tetrapol Networks), financiado pela União Europeia dentro do Programa FP7.

O projeto conta com um orçamento superior a € 15 milhões e tem duração de 36 meses. O objetivo é oferecer uma solução de interoperabilidade entre os sistemas de comunicação nacionais dos países que fazem parte do grupo.

A melhora da segurança nacional e do gerenciamento de emergências da União Europeia é de extrema importância. A mudança só é possível por meio de uma estreita cooperação entre as forças e os corpos de segurança pública dos Estados membros. No entanto, essa colaboração não pode ser realizada sem a interoperabilidade dos sistemas de comunicação das organizações nacionais de proteção pública e de desastres (Public Protection & Disaster Relief – PPDR) e de uma padronização dos procedimentos operacionais e do marco jurídico.

Pela primeira vez, graças a este projeto, será disponibilizado para todas as redes de segurança pública nacionais da Europa um entorno comum de interoperabilidade para alcançar os objetivos. Com isso, é esperada uma melhora no gerenciamento de desastres e de migração transfronteiriça. A ação garante um nível maior de segurança das redes profissionais envolvidas e uma redução significativa dos custos.

O consórcio, liderado pela empresa italiana SelexES, é composto por 15 parceiros e 12 membros adicionais da junta consultiva. O ISITEP é valorizado pelas organizações de segurança pública que representam a UE, além de ter o suporte da Associação Internacional Tetra.

O Grupo Amper desenvolveu projetos importantes nesse segmento para diferentes órgãos nacionais e internacionais, com destaque para os sistemas de interoperabilidade de comunicações do Centro 112 de Madri, da Cidade Segura do México e da integração dos Centros de Emergência dos Bombeiros de Montpellier (França).

Sobre a Medidata
A Medidata é a mais tradicional integradora de sistemas de informação e de redes de comunicação do Brasil. Sediada no Rio de Janeiro e com filiais em São Paulo e Brasília, oferece serviços e soluções para empresas de médio e grande porte dos segmentos de telecomunicações, finanças, indústrias, mídia e governo. Em 2000, com sua expertise global por meio desse grupo, que tem sede na Espanha e é líder em desenho e implementação de sistemas e soluções integradas. Com a aquisição da americana e Landia Internacional pela Amper, em 2010, a Medidata passa a atuar em 18 países da América e do Pacífico Sul.

Sobre a AMPER
A Amper é um grupo multinacional espanhol que tem por missão facilitar a transformação do mercado para novos modelos de negócio, integrando soluções setoriais e tecnologia de comunicações. Com clara vocação internacional e fortemente engajada na engenharia inovadora e de excelência, a empresa atua na Europa, África, Ásia e América, por meio de suas divisões de Defesa, Comunicações e Segurança. Com sedes em Madri, São Paulo e Miami, e presença local em 38 escritórios de 19 países, as suas ações estão listadas na Bolsa de Madri (AMP) desde 1986. Em 2011, a sua receita de negócios foi de 383 milhões de euros.
A divisão de Defesa da Amper realiza projetos de engenharia, integração e manutenção de sistemas de informação de mando e controle, sistemas de comunicações militares, sistemas e equipamentos aeronáuticos, sistemas de ajuda por rádio à navegação aérea e sistemas de proteção de forças. A Divisão de Comunicações e Segurança da Amper realiza projetos de engenharia, integração e manutenção de redes de comunicações, comunicações unificadas e de colaboração, centro de processamento de dados, mobilidade M2M, lar digital, redes de nova geração, serviços de gestão, sistemas de criptografia, sistemas para proteção de fronteiras, sistemas de emergências e proteção de infraestruturas críticas em escala global, e mantém uma participação ativa em programas europeus de P&D&I.

Sala de imprensa Planin
Empresa PLANIN PLANEJAMENTO DE INFORMAÇÕES