Pautas | Verso Comunicação | 15/01/2014 11:57:05 | 842 Acessos
Os riscos da interrupção da inspeção veicular paulistana

15 de janeiro – O Grupo de Manutenção Automotiva(GMA),formado Sindicato Nacional dos Fabricantes de Componentes para Veículos Automotores (Sindipeças),Associação Nacional dos Distribuidores de Autopeças (Andap),Sindicato do Comércio Atacadista, Importador, Exportador e Distribuidor de Peças, Rolamentos, Acessórios e Componentes para a Indústria e para Veículos do Estado de São Paulo (Sicap), Sindicato do Comércio Varejista de Peças e Acessórios para Veículos do Estado de São Paulo (Sincopeças), Sindicato da Indústria de Reparação de Veículos e Acessórios do Estado de São Paulo (Sindirepa)e Associação Brasileira dos Revendedores de Pneus (Abrapneus),vê com preocupaçãoa descontinuidade do Programa de Inspeção Veicular na cidade de São Paulo. Esse grupo, em parceria com o Instituto da Qualidade Automotiva (IQA), desenvolveu em 2008o programa Carro 100% / Caminhão 100% / Moto 100% justamente com o objetivo de conscientizar motoristas e condutores sobre a importância da manutenção preventiva veicular para redução de acidentes de trânsito, preservação do meio ambiente e valorização da vida.

O Programa de Inspeção Veicular na cidade de São Paulo resultou em ganhos para a população na qualidade do ar e, consequentemente, na melhoria da qualidade de vida das pessoas e na diminuição da incidência de problemas respiratórios.Mais de 50 países que possuem inspeçãopara avaliar emissões de poluentes e itens de segurança dos veículos obtiveram resultados efetivos no combate à poluição e redução de acidentes.

Em um momento em que várias entidades do setor automotivo vinham requisitando o aumento do escopo da inspeção para que fossem abrangidos não apenas os aspectos ligados à poluição ambiental, mas também os de conservação do veículo e, em especial de segurança, é preocupante a posição da Prefeitura, que fez extinguir, por tempo difícil de prever, a prestação do serviço.

Sendo assim, em nome da saúde pública, em nome da segurança dos veículos que circulam por nossa cidade, em nome das pessoas que perderam seus empregos nesse processo, em nome dos pesados investimentos realizados para fazer frente às necessidades dos proprietários de veículos de São Paulo para se adequar às exigências do Programa de Inspeção Veicular e, finalmente, em nome da qualidade de vida dos munícipes, os integrantes do GMA solicitam que um plano emergencial seja implementado imediatamente, para que a população não seja exposta a riscos evitáveis.

GMA – Grupo de Manutenção Automotiva
Luiz Sérgio Alvarenga, coordenador