Home Institucional Produtos e Serviços Estatísticas Newsletter Fale Conosco
Central de Atendimento: (11) 3341-2800
Login
Senha
Esqueci minha senha
Leitura de conteúdo
Pautas | UNESP | 29/01/2014 10:35:50 | 1041 Acessos
Novo jogo educativo sobre alimentação
Game tem como objetivo alimentar corretamente bebês dinossauros

O grupo de desenvolvimento de games educacionais Ludo Educativo lançou nesta semana o jogo Comilo-Saurus, que tem como objetivo orientar e ensinar a crianças e adolescentes conceitos sobre alimentação saudável e nutrição.

A iniciativa é resultado da interação entre o Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia dos Materiais em Nanotecnologia (INCTMN/CNPq) e o Centro de Pesquisa para o Desenvolvimento de Materiais Funcionais (CDMF), um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (CepidD/FapespP) apoiados pela Unesp, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (IPEN). O centro de pesquisa é coordenado pelo professor d Instituto de Química da Unesp, Élson Longo.

O jogo é voltado para dispositivos móveis e computadores e já está disponível para download no Google Play e em breve na Apple Store. Também é possível jogá-lo online, através do site Ludo Educativo.

No game, uma cientista leva a seu laboratório – através de uma máquina do tempo experimental – bebês dinossauros. Para não danificar a linha do tempo a cientista deve calibrar a máquina do tempo e mandar os bebês de volta para o passado. Enquanto a máquina não estiver pronta o jogador deve, no papel de um robô ajudante, manter os dinossauros bem alimentados.

Para realizar essa tarefa, o jogador estourará bolhas contendo os mais diversos alimentos. É necessário ter cuidado com as escolhas feitas, pois os dinossauros têm necessidades nutricionais específicas e cada alimento oferece uma determinada quantia de cada um dos quatro nutrientes explorados pelo jogo (carboidratos, proteínas, vitaminas e gorduras).

Os dinossauros, ao crescerem, optam por uma dieta onívora, carnívora, vegetariana ou vegana, fato para o qual o jogador deve se atentar também para obter sucesso. O jogo tem como objetivo final trabalhar noções básicas sobre nutrição, além de explorar os conceitos sobre dietas dos animais, tudo de uma forma graficamente rica e com pouco conteúdo textual.

Para criar o roteiro do jogo, os desenvolvedores buscaram referências sobre nutrição e saúde na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) e em instituições internacionais. “Buscamos a base na ciência para começar a desenvolver o jogo”, explicou Gabriel Lima, desenvolvedor de games do grupo.

O coordenador do grupo, Alexandre Rosenfeld, explica que os jogos educativos são desenvolvidos a partir da ideia de que o game não é apenas um divertimento. “Não pensamos apenas em entretenimento quando criamos um jogo. Exploramos o lúdico para ensinar algo legal para quem está jogando”, disse.

Ludo Educativo
O grupo Ludo Educativo nasceu de uma iniciativa conjunta da spin-off Aptor Games e do CDMF. O portal Ludo Educativo é um espaço online que contém diversos jogos educativos totalmente gratuitos e disponíveis para todos os interessados em baixar e jogar. Para conhecer mais jogos do grupo, acesse o endereço: http://portal.ludoeducativo.com.br/pt/.

Informações
Fernanda Vilela
(16) 9 8178-2748
(16) 3351-8214
fernandavilela@liec.ufscar.br
Conheça o CDFM acessando o site: http://cdmf.org.br/

Compartilhar
Sala de imprensa UNESP
Empresa UNESP - UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA
Contato Imprensa
E-mail unesp.imprensa@reitoria.unesp.br Fone (11) 56270330
Editoria (s) Educação, Alimentação
"A Maxpress publica pautas e notas de clientes a quem cabe toda e qualquer responsabilidade pelas informações nelas contidas, e pelos direitos eventuais de autoria e de imagem."
Não há Conteúdos relacionados.
PROMOVE CÂNCER LANÇA Guia RADIOLOGIA MIL
INAUGURA ARTERIAL BLITZ CORES HIPERTENSÃO MEDICINA
OPERAR SALTO EMAGRECER CURSO CIRURGIAS BRASIL
ÁREA RUMO REDE DROGAL DIAGNÓSTICO AMÉRICA
PREVENÇÃO MAIO SAÚDE ORIENTA TECNOLOGIA LATINA
IMPORTÂNCIA ALERTA ABRIL Gestacional APRIMORAR PAULO
SIMPÓSIO ESPECIALIZAÇÃO ALIMENTOS distonia USP demências
ALIADO COMBATE TERCEIRA CRESCENTE REALIZARAM robóticas
ATIVO PRECISO GRATUITA ESPECIALISTAS NACIONAL ENVELHECIMENTO
FILIAL VACINAÇÃO ON-LINE NECESSIDADE DIA EVENTO
NUTRIÇÃO III VARIZES REALIZADO
busca avançada
Banner Jornal da Usp
MAXPRESS
MAXETRON
Serviços de Tecnologia
e Informações LTDA
Copyright© 2010 Maxetron.
Todos os direitos reservados.
All rights reserved
Política de Privacidade
Portal Maxpress
Grupos editoriais
Arte e Lazer
Feminino e Masculino
Ciência e Ambiente
Geral
Comunicação
Nacional e Mundo
Economia e Finanças
Saúde
Empresas
Transportes
Esportes
Turismo
Portais
Institucional
Produtos e Serviços
Anúncio de banner
Contato
Fale conosco
MaxPR
Públicos
Imprensa Brasil
Corporativo
Governo Brasil
Imprensa latina
Vip
Ferramentas
Distribuidor
Monitor
Prêmios
Serviços
Mailing avulso
Job
Facilidades
Saídas
Minha conta