Pautas | Agência Galo | 26/02/2014 12:16:29 | 929 Acessos
Estudo e-CRM 123 aponta que atendimento e comunicação decidem compras online
Mais de 80% dos brasileiros ouvidos afirmaram que pagariam mais para ter um atendimento com melhor qualidade

Telefonia é considerado o pior setor pela 2a vez consecutiva; empresas “.com” também têm alto índice de desaprovação

Para visualizar o infográfico completo da pesquisa, acesse: http://bit.ly/1mfiEOG

A mais recente pesquisa “Qualidade do atendimento ao consumidor no Brasil”, realizada pela eCRM123, empresa que atua no desenvolvimento de soluções para o gerenciamento do relacionamento do consumidor nas redes sociais, aponta alta insatisfação dos consumidores com as empresas no Brasil: 97% deles tiveram experiências ruins e 86% não voltariam a contratar serviços ou realizar compras com o mesma empresa. Da mesma forma, 93% não indicariam a empresa/marca para amigos e familiares.

Telefonia lidera o ranking das reclamações (55%), seguido das Pontocom (14%) e Varejo (8%). Os demais segmentos, Hospitais e Transporte Aéreo, por exemplo, somam, juntos, 23% das queixas. O estudo ouviu em profundidade mais de 800 pessoas em todo o país. Do universo pesquisado, 83% estariam dispostos a pagar mais por um serviço de melhor qualidade e 68% voltariam a fazer negócios com a empresa mediante um bom desconto ou promoção.

Atenção na hora certa
Entre homes (63%) e mulheres (37%) ouvidos, 55% dizem que as empresas são pouco atenciosas em relação à entrega dos produtos, seguido daorientação adequada no caso de assinatura de contratos (15%), em especial no que tange as empresas de serviços Outros 11% destacaram mais enfaticamente situações de pós-venda. Curiosamente, informações institucionais sobre a empresa e análise de preços foram pontosdestacados por 11% e 8%, respectivamente.

O levantamento indica ainda que as redes sociais, formulários e chats online são os meios de atendimento mais eficientes para interagir, sanar dúvidas e solucionar problemas em geral com os consumidores. Neste sentido, as redes também reúnem grande número (97%) de reclamações de quem, primeiro, tentou conduzir seu problemapelo modelo de SAC tradicional, via telefone. O Facebook lidera como canal de reclamações (47%), seguido do Twitter (23) e Google+. As demais redes somam19%.

“Esta pesquisa serve de alerta para as empresas brasileiras. É cada vez mais nítido que o comportamento das pessoas dentro das redes sociais está mudando. E, portanto é necessário que os executivos invistam mais em ferramentas de relacionamento que os auxilie estrategicamente em suas ações e pontos de contato”, avalia José Jarbas, CEO da eCRM 123.

No primeiro estudo do gênero, realizado em 2013 pela eCRM123, apenas 67% dos entrevistados disseram compartilhar seus problemas nos meios digitais.

A pesquisa “Qualidade do Atendimento ao Consumidor no Brasil” foi realizada por meio da internet e ouviu 800 diferentes perfis em todos os Estados do País, em janeiro de 2014.

Para visualizar o infográfico completo da pesquisa, acesse: http://blog.ecrm123.com.br/resultado-da-pesquisa-qualidade-atendimento-ao-consumidor-brasil-2014/#more-2465

Sobre a eCRM 123 – Trata-se de uma solução completa de CRM Social que pode ser ativada em apenas três passos simples, permitindo a criação de campanhas e o gerenciamento do relacionamento com consumidores utilizando as redes sociais e web. Desenvolvido no Brasil, o eCRM 123 pode ser utilizado por pequenas, médias e grandes empresas de qualquer setor. A empresa também cria soluções e estratégias personalizadas de eCRM Social.
Visite: www.ecrm123.com.br

Informações para a imprensa:

tales@talesrocha.com.br

Sala de imprensa Agência Galo