Pautas | RAF Comunicação | 19/03/2014 17:18:42 | 743 Acessos
Dia da Água é celebrado com lançamento de projeto na Bacia Hidrográfica do Rio Itamambuca

Em homenagem ao Dia Mundial da Água, celebrado em 22 de março, será lançado na véspera, dia 21 de março, o projeto “Diagnóstico Ambiental da Bacia Hidrográfica do Rio Itamambuca – Ubatuba/SP”. O evento acontecerá a partir das19h, na sede da Sociedade Amigos da Itamambuca, localizada na Av. Itamambuca, nº 1021. Na ocasião, o projeto será apresentado aos parceiros, autoridades locais, representantes das associações de bairros situados no entorno da bacia, dentre outros.

Neste dia, além da apresentação do Projeto FEHIDRO e dos objetivos de um diagnóstico participativo, será lançado um concurso para a criação da identidade visual do projeto, com o tema "Itamambuca, o Rio que caminha ao mar". Também serão selecionados os agentes multiplicadores de todas as ações que fazem parte do projeto.

Segundo Marcio José dos Santos, coordenador do Plano de Gestão Ambiental da Bacia Hidrográfica de Itamambuca - PGA, nos últimos 12 anos, os recursos hídricos da região vêm sofrendo impactos devido à falta de um planejamento integrado para seu uso e ocupação e pela carência de políticas em gestão socioambiental. “O resultado disso, entre outros, é o comprometimento da balneabilidade na foz do Rio de Itamambuca. Os alertas ambientais são evidentes e publicamente conhecidos, considerando a quantidade de notícias veiculadas, sempre dando destaque às condições comprometedoras da balneabilidade do rio Itamambuca.”

O projeto tem como finalidade, a melhoria das condições ambientais da comunidade, com foco na despoluição do Rio Itamambuca. Para isso, cinco áreas de convergência serão alvos de estudo: uso e ocupação do solo; geodinâmica e clima; recursos hídricos; vegetação e gestão participativa. Com o desenvolvimento dos trabalhos de campo, um banco de dados será alimentado constantemente, de modo a oferecer um diagnóstico que permitirá maior agilidade nas análises de dados, por parte dos órgãos gestores atuantes na bacia.
Promovido pelo Fundo Estadual de Recursos Hídricos (FEHIDRO), por intermédio do Comitê de Bacias Hidrográficas do Litoral Norte (CBH-LN), o projeto tem como entidade responsável a Associação Amigos de Itamambuca – SAI, e conta com a parceria da Fundação Florestal, por meio da Área de Proteção Marinha do Litoral Norte (APAMLN) e Parque Estadual Serra do Mar – Núcleo Picinguaba, além das Secretarias Municipais de Meio Ambiente e Assistência Social, da Prefeitura Municipal de Ubatuba, Associação Ubatuba de Surf – AUS, Associação dos Amigos e Moradores de Itamambuca – SAMITA, Associação de Remanescentes da Comunidade Sertão de Itamambuca.
Mais informações sobre o projeto podem ser obtidas com:

Marcio J. dos Santos - Biólogo
CRBio 56621/01-D