Pautas | Hytera | 27/03/2014 12:43:54 | 470 Acessos
Alagoas moderniza seu sistema de radiocomunicação com equipamentos TETRA da Hytera
Com a adoção do padrão TETRA, força policial de todo o Estado terá comunicação totalmente integrada e digital, uma operação única no Brasil

A Hytera, uma das maiores empresas de projetos e fabricação de equipamentos profissionais para comunicação móvel do mundo, dentro do contrato liderado pela Indra para a Segurança Pública de Alagoas, fornecerá soluções para o novo sistema de comunicação da Secretaria Estadual de Defesa Social de Alagoas (SEDS). O fornecimento será realizado por meio de parceria firmada com o Consórcio Indra, empresa espanhola de tecnologia que venceu a licitação para a prestação deste serviço e é responsável pela implantação do sistema. “Ao unirmos a expertise da Indra na realização de projetos TETRA com a tecnologia de ponta da Hytera, conseguimos oferecer uma solução de qualidade, que se enquadra nas exigências do Estado de Alagoas”, afirma Ricardo Bovo, vice-presidente de Vendas de Sistemas da Hytera.

Foram investidos R$ 11,7 milhões (Onze vírgula sete milhões de reais), na aquisição de um Sistema de Radiocomunicação Troncalizado ou PMR (Professional Mobile Radio) de padrão aberto TETRA, na faixa 380MHz. Com o novo sistema, a segurança pública do estado de Alagoas passará a ter uma comunicação policial totalmente integrada e digital, única no Brasil. Toda força policial do estado será unificada em uma mesma rede, facilitando a interoperabilidade de forças, com todos os chamados, atendimentos a ocorrências e envios de viaturas realizados pelo centro de comando, em Maceió.

O sistema possibilitará um uso mais eficiente da força policial, atendendo à população de forma mais rápida, que poderá perceber isso de imediato com a diminuição do tempo necessário para esperar uma viatura. Com isso, o estado almeja aumentar as prisões em flagrante, evitando fugas e garantindo mais tranquilidade aos alagoanos. Os policiais também estarão mais seguros no exercício de suas funções, já que a comunicação não será interceptada por criminosos, uma deficiência do sistema utilizado hoje.

A comunicação entre policiais será segura e garantida por criptografia de padrão militar, a mesma utilizada em operações das forças militares da Organização das Nações Unidas (ONU), ou da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN), além das bem treinadas polícias da Inglaterra, da Alemanha e de todas as forças militares europeias e asiáticas.

O sistema analógico atual, utilizado há mais de 15 anos, não permite a radiocomunicação do interior com a capital, que é feita por telefone. “A solução digital de voz e dados possibilitará a troca de informação imediata e sem falhas com policiais em todo o território e a visualização da localização geográfica das viaturas, que permite indicar o tempo que a mesma levará para chegar ao local da ocorrência”, explica Bovo. Ainda segundo o diretor, além do ganho em agilidade, que propicia, inclusive, mais prisões em flagrante, a adoção desta tecnologia torna a comunicação segura, livre de qualquer interceptação.

A nova solução contará com 30 torres por todo o estado, interligadas via IP com Maceió, cerca de 3,5 mil modernos rádios, entre viaturas e terminais portáteis, e 20 novas estações de despacho no centro de comando. O sistema será fornecido pela Hytera Mobilfunk, subsidiária alemã da Hytera, e a Indra executará a implantação, capacitação e acompanhamento do sistema, contando também com a rede de engenharia, vendas e assistência técnica local da Hytera.

A conclusão da instalação e o início da operação do sistema devem ocorrer antes do início da Copa do Mundo. “Alagoas está a um passo de se tornar o estado mais seguro do Brasil. Além da população, os turistas também poderão experimentar essa sensação de segurança já no próximo período de férias. Finalizar a implantação nesse prazo é o nosso desafio. E ele é possível, visto que o sistema saíra de nossa fábrica na Alemanha e chegará ao Brasil já pré-configurado e testado. Depois, contará com a eficiência e experiência da Indra para implantá-lo”, complementa Bovo.

Sobre a Hytera
A Hytera é uma empresa de projetos e fabricação de equipamentos profissionais para comunicação móvel e está em segundo lugar no mercado global de terminais gerais, de acordo com o IMS Research. Com 20 anos de atuação, desenvolve e disponibiliza as mais avançadas soluções de radiocomunicação para instituições governamentais e privadas de todo mundo, em setores como segurança pública, mineração, petroquímico, transporte e comercial. No Brasil, contará com escritório comercial na capital paulista capaz de oferecer suporte técnico, de engenharia e vendas seja por meio de sua estrutura própria ou através de sua ampla rede nacional de distribuidores e revendedores. Para saber mais sobre a empresa, visite o site www.hytera.com.br

Sala de imprensa Hytera
Empresa Marcelo Lins & Assoc. Comunicações Ltda