Pautas | Timbro Comunicação | 29/05/2014 09:18:05 | 645 Acessos
Prêmio FEMSA de Teatro Infantil e Jovem anuncia seus vencedores e comemora 21 anos

Premiação contou com presenças ilustres da dramaturgia brasileira e teve as peças “Lampião e Lancelote” , “A Rainha Procura” e “Esparrama pela Janela” como destaques da premiação

O HSBC Brasil, em São Paulo, recebeu na noite da última quarta-feira (28/05), a noite de gala do teatro para crianças e adolescentes. A 21ª edição do Prêmio FEMSA de Teatro Infantil e Jovem, uma das maiores premiações artísticas do Brasil e única na América Latina da categoria, prestigiou os talentos mais marcantes do cenário teatral. A cerimônia contou com a presença de diretores, produtores e atores que concorriam ao troféu, além de convidados para a entrega dos prêmios como Rosi Campos, que entregou o prêmio de Melhor Atriz, e Claudia Missura, que deu o prêmio de Trilha Sonora. O conceito do evento foi baseado no tema sustentabilidade, que ganhou uma categoria de premiação em 2013. “A Coca Cola tem uma preocupação muito grande com o tema sustentabilidade, e pensamos em focar nisso utilizando o cenário. Usamos 2.300 garrafas pet recicladas, e fizemos todos os detalhes com elementos recicláveis para entrar em harmonia com a proposta da categoria Sustentabilidade, criada no ano passado. Fizemos uma parceria com a ONG Criar e Criar, que montou o cenário em conjunto com a gente”, explica Marcelo Romagnoli, diretor artístico do evento.

Em 2014, a apresentação do prêmio ressaltou também a necessidade de encarar o teatro brasileiro para jovens e crianças como uma chance de gerar cidadãos com maior sensibilidade e capacidade de reflexão a partir do contato com o teatro. “Acostumando o adolescente e a criança desde cedo a conviver com bons espetáculos, ele ganha chances de crescer pessoalmente e promove também o crescimento de boas peças teatrais. E este ano, retornamos com o projeto FEMSA Leva ao Teatro, que promove o primeiro contato de crianças e adolescentes de escolas públicas com espetáculos escolhidos pelo júri do prêmio”, conta Luiza Jorge, curadora do evento.

Nesta edição, foram escolhidas as melhores peças em 18 categorias, onde uma delas recebeu a premiação do Prêmio Crystal Eco de Sustentabilidade, criado em 2013 e que tem como objetivo levar conhecimento e incentivar a discussão do tema para crianças e jovens. A peça vencedora foi "Esparrama pela Janela", que ganhou também o prêmio de Revelação pela direção de Iarlei Rangel. Na peça, feita sob a forma de intervenção urbana no elevado Costa e Silva, um conjunto de historietas mostra a trajetória de um morador da Amaral Gurgel que, inconformado com a poluição e a feiura que recebe do lado de fora de sua casa, decide devolvê-las de uma maneira especial ao mundo externo. A peça terá apresentação no próximo domingo, (1/05), e ficará em cartaz por mais sete meses, em um projeto que envolve o convite de outros atores e músicos para participar da peça, no Elevado Costa e Silva, mais conhecido como Minhocão. O palco do teatro é a janela de um apartamento, que se abre para o público da peça livre para se sentar e assistir em qualquer lugar da via elevada.

Lampião e Lancelote, espetáculo indicado a onze categorias, venceu cinco: Melhor espetáculo Jovem, Melhor Ator, Melhor Atriz Coadjuvante, Figurino e Autor de Texto Adaptado. Pela vitória, a peça continuará em cartaz no teatro João Caetano, em São Paulo, até o dia 22 de junho.

Outra peça que recebeu destaque foi A Rainha Procura, que levou para casa os prêmios de Melhor Atriz, Melhor Espetáculo Infantil e Direção. “Eu acho que receber a indicação, para mim, representa a história da nossa companhia de teatro, a consolidação de uma trajetória de espetáculos feitos antes com quem a gente gosta e admira. Não fazemos o espetáculo pelo prêmio. Mas quando isso acontece, ficamos lisonjeados, porque é o reconhecimento de uma labuta que é difícil pela questão da improvisação e da atuação dos palhaços que realizamos na peça”, comemora César Gouvêa, vencedor do prêmio de Direção.

Gustavo Kurlat, vencedor do prêmio de Autor de Texto Original e Música Originalmente Composta pelo espetáculo Uma Trilha Para Sua História, sabe da importância que o prêmio tem para a divulgação de boas ideias para o teatro infanto-juvenil. “O prêmio é um grande incentivo. Você se sente estimulado a fazer teatro, a continuar batalhando por uma maneira de fazer teatro que não é tão fácil de fazer. Às vezes, não há meios de produzir o que é necessário e desejado sem visibilidade e parcerias, e o prêmio facilita a formação dessas parcerias para a realização de uma boa peça de teatro”, comenta Gustavo.

Confira a lista dos vencedores da 21ª edição:

Prêmio Crystal Eco de Sustentabilidade
Esparrama Pela Janela
Melhor Iluminação
Kléber Montanheiro: Crônicas de Cavaleiros e Dragões: O tesouro dos Nibelungos
Melhor Figurino
Márcio Vinicius: Lampião e Lancelote
Melhor Cenografia
Sidney Caria: O Buraco No Muro
Melhor Trilha Sonora
Fernanda Maia: Menino Lua
Melhor Música Originalmente Composta
Gustavo Kurlat e Rubem Feffer: Uma Trilha Para Sua História
Revelação
Iarlei Rangel: Esparrama Pela Janela
Melhor na Categoria Especial
Operilda na Orquestra Amazônica: Pela valorização de músicos da cultura erudita, folclórica e popular
Texto Adaptado

Melhor Espetáculo Infantil
A Rainha Procura

Sobre a Coca-Cola FEMSA
FEMSA (Fomento Econômico Mexicano) é uma empresa líder que participa na indústria de bebidas através da Coca-Cola FEMSA e é o segundo maior acionista da Heineken - uma das maiores cervejarias do mundo, com presença em mais de 70 países. No setor de varejo através da FEMSA Comercio e Operacional OXXO.
Coca-Cola FEMSA é a maior engarrafadora da Coca-Cola no mundo em termos de volume de vendas. A Companhia produz refrigerantes, água e algumas linhas de sucos e distribui e comercializa portfólio de produtos com a marca da Coca-Cola Company (composto por chás, sucos, bebida láctea, bebidas energéticas, isotônicos, bebidas esportivas) e cervejas Heineken.
A Coca-Cola FEMSA está presente no México, Guatemala, Nicarágua, Costa Rica, Panamá, Colômbia, Venezuela, Brasil, Argentina e, mais recentemente, nas Filipinas. A Companhia tem 37 instalações de engarrafamento na América Latina e 23 nas Filipinas e atende a mais de 1,6 milhão de estabelecimentos.

Sala de imprensa Timbro Comunicação
Empresa TIMBRO COMUNICAÇÃO LTDA