Home Institucional Produtos e Serviços Estatísticas Newsletter Fale Conosco
Central de Atendimento: (11) 3341-2800
Login
Senha
Esqueci minha senha
Leitura de conteúdo
Pautas | g6 Comunicação Corporativa | 10/06/2014 10:03:53 | 618 Acessos
Planejamento Tributário é questão de sobrevivência empresarial

Quando se fala em planejamento tributário, algumas vezes surge a pergunta de alguns leigos se esta fórmula de pagar menos impostos não é arriscada para a empresa. Mas, na verdade, o planejamento tributário tem igual ou maior importância que o plano de negócios, pois é uma ferramenta essencial que trará boas consequências financeiras para a organização. Segundo o advogado Mauro Scheer Luís, do Scheer Advogados & Associados, o planejamento tributário não pode ser interpretado como sonegação fiscal ou tentativa ilícita de pagar menos impostos que o devido. Pelo contrário, é um instrumento legal, admitido pela legislação.


“A adoção do planejamento tributário de forma legal leva a empresa contribuinte a economizar, o que poderá possibilitar menores preços em seus produtos, gerando maiores vendas e, por consequência, maiores lucros e, ainda, a geração de empregos”, explica Scheer. Para analisar qual a melhor forma de tributação de uma empresa, diversas variáveis devem ser consideradas. Algumas delas são: o porte da empresa, atividade, tipo e volume de despesas e receitas, localidade onde está sediada e presta serviços ou comercializa seus produtos, entre outras.


Há vários tipos de tributação, como por exemplo: lucro presumido, lucro real, lucro arbitrado, simples nacional, além de existirem alguns incentivos fiscais — para algumas regiões e atividades. Todavia, há um grande volume de regras que devem ser observadas no planejamento tributário, uma vez que nem todas as atividades, assim como nem todos os portes e tipos de empresas podem escolher qualquer regime tributário.


“Vejo que muitas empresas acabam sendo assessoradas apenas por um profissional de contabilidade por anos a fio, deixando de refazer, anualmente, seu planejamento tributário, o que muitas vezes significa pagar mais tributos. Por isso, é necessário ter também a assessoria de um advogado especializado, que juntamente com o contador da organização elaborará o planejamento tributário, que terá por finalidade diminuir a carga tributária da empresa dentro da legalidade das leis brasileiras”, diz o especialista.


Um dos fatores agravantes é a elaboração de um planejamento tributário de forma precipitada, sem envolver o planejamento de alguns anos, cujo resultado poderá ser o pagamento de mais tributos. Por outro lado, se o planejamento tributário acabar por suprimir tributos devidos, ou causar um arranjo societário que fraude a lei, pode ser configurada a prática de vários crimes, tais como: sonegação fiscal e previdenciária e formação de quadrilha, entre outros crimes que violam a lei vigente.


“Portanto, o planejamento tributário tornou-se uma questão de sobrevivência empresarial e é um meio viável e lícito para permitir a redução da carga tributária nas empresas, garantindo maior competitividade e grande economia financeira, capaz de dar fôlego e impulsionar as atividades”, finaliza o advogado.


Sobre o Scheer Advogados Associados


O escritório Scheer Advogados Associados (www.sadv.com.br), criado há 10 anos, conta com sede em São Paulo e opera nas principais capitais do País e em outras localidades por meio de filiais e escritórios associados. Atua na defesa de interesse de companhias de portes variados, tendo como foco o direito trabalhista, empresarial, societário, tributários e contratos, entre outros. O trabalho desenvolvido se dá na área consultiva e litigiosa, assegurando o desenvolvimento dos negócios de companhias de diver sos ramos, como agronegócios, construção civil, cooperativas, indústria, educacional, instituições de saúde, entre outros.

MAIS INFORMAÇÕES
g6 Comunicação Corporativa
Sandra Polo
sandra@g6comunicacao.com.br
Fones: (11) 2971-1995 e 9.9404-2070
www.g6comunicacao.com
www.facebook.com/g6comunicacaocorporativa
www.twitter.com/g6comunicacao

Junho de 2014

 

Compartilhar
Sala de imprensa g6 Comunicação Corporativa
Empresa EDUARDO CAMARGO SANCHES
Contato Sandra Polo
E-mail sandra@g6comunicacao.com.br Fone (11) 29711995
Editoria (s) Empresas
"A Maxpress publica pautas e notas de clientes a quem cabe toda e qualquer responsabilidade pelas informações nelas contidas, e pelos direitos eventuais de autoria e de imagem."
Não há Conteúdos relacionados.
realiza SELECIONARÁ GESTÃO AMBIENTE DIANTE JURÍDICO
Salvador ONGS SANTISTA FORMAIS JORNAIS USO
Sodexo PISO ONLINE AMÉRICA SETOR VENDAS
FGTS FINANCEIRO ARENA DEBATE RECEBIDO ATLETA
ACONTECE SALARIAL CLT LATINA VÔLEI PRESO
APOIO ESTABILIDADE PROJETOS QUALIDADE CONTRATO imagem
FUNDAÇÃO INSTITUTO GERAÇÃO APONTA TV ACIDENTE
BAIXADA VAREJO SUSTENTÁVEL SOCIAIS VIÚVA indenizará
REUNIRÁ DOAÇÕES SETEMBRO FecomercioSP AQUECE ex-assessor
IMPORTÂNCIA GIFE GRANDE CONCESSIONÁRIA ANO abatido
ESPECIALISTAS PAULISTA BRASIL EMBALAGENS VINCULADA VIDA
EMPREGOS TERCEIROS EVENTO REMUNERAÇÃO ENERGIA PAULO
PREMIAÇÃO DESENVOLVIMENTO APRESENTA INDENIZAÇÃO SEGURO TRABALHO
TRATAR MELHORES
busca avançada
MAXPRESS
MAXETRON
Serviços de Tecnologia
e Informações LTDA
Copyright© 2010 Maxetron.
Todos os direitos reservados.
All rights reserved
Política de Privacidade
Portal Maxpress
Grupos editoriais
Arte e Lazer
Feminino e Masculino
Ciência e Ambiente
Geral
Comunicação
Nacional e Mundo
Economia e Finanças
Saúde
Empresas
Transportes
Esportes
Turismo
Portais
Institucional
Produtos e Serviços
Anúncio de banner
Contato
Fale conosco
MaxPR
Públicos
Imprensa Brasil
Corporativo
Governo Brasil
Imprensa latina
Vip
Ferramentas
Distribuidor
Monitor
Prêmios
Serviços
Mailing avulso
Job
Facilidades
Saídas
Minha conta