Home Institucional Produtos e Serviços Estatísticas Newsletter Fale Conosco
Central de Atendimento: (11) 3341-2800
Login
Senha
Esqueci minha senha
Leitura de conteúdo
Pautas | Em Pauta Comunicação | 03/07/2014 17:27:05 | 1062 Acessos
Coaching esportivo x coaching empresarial: você conhece as semelhanças?
Quais as semelhanças e diferenças entre coaching esportivo e coaching empresarial?

Em tempos de Copa do Mundo, o esporte parece poder ensinar muitas lições às pessoas, tanto do ponto de vista pessoal quanto profissional. A figura do técnico, por exemplo, tem sido cada vez mais valorizada e pode ser uma forma interessante de abordar temas ligados à liderança e coaching. Mas, cada um desses universos, o esportivo e o empresarial, tem suas peculiaridades e é preciso levá-las em conta para avaliar corretamente cada ensinamento.


“A principal diferença entre o coaching esportivo e empresarial é a experiência. Na área esportiva, é fundamental que o coach tenha uma experiência pregressa naquele esporte e na função. Já na área empresarial, apesar de haver o mito de que o coach precisa ter experiência na área na qual ele está dando consultoria, isso não é necessariamente verdade”, exemplifica Alfredo Castro, sócio-diretor da MOT.

Outra diferença importante, segundo o especialista, é o resultado que se busca. No esporte, ele é muito específico; já na área empresarial, o resultado esperado é mais genérico. “Uma equipe pode ter como objetivo vencer uma ou duas partidas, um campeonato inteiro, ou apenas participar para ganhar experiência. Já no coaching empresarial, o resultado que se busca é que o líder ou o vendedor seja melhor do que ele já é; que desenvolva suas habilidades, mas não que seja ‘o’ melhor. Em uma empresa, não há títulos nem medalhas em disputa”, esclarece Castro.

O coaching esportivo, segundo Castro, tem ainda uma característica mais imperativa que na realidade empresarial. Ou seja, o coach esportivo é aquele que define quem joga, quem entra e quem sai do time. Já no universo corporativo, o papel do coach é desenvolver habilidades do executivo para que ele encontre recursos próprios para evoluir. O processo para atingir os objetivos propostos é bastante diferente, na avaliação do especialista.

Mas há uma semelhança que Castro ilustra com uma imagem muito interessante. “O treinador fica olhando o desempenho dos jogadores na beira do campo, do lado de fora, o que lhe permite antecipar problemas e soluções. Isso também acontece com o processo de coaching empresarial. O coach tem uma visão panorâmica da situação, olha para aquilo pelo que o coachee está passando como se olhasse de uma janela. Por isso, ele tem mais isenção e tranquilidade para avaliar o contexto”, explica.

Uma característica importante, tanto no mundo esportivo quanto no corporativo, de acordo com Castro, é que o coach não se sinta mais importante que o coachee. Ao contrário, o profissional de coaching deve sempre estar atento ao conjunto de valores do coachee, a fim de poder tirar dele o melhor que ele puder oferecer.

“Jogar para o craque” – Ainda que nem todas as pessoas saibam, é possível fazer coaching empresarial em grupos. O formato individual é mais comum, mas atuar em grupos também pode trazer excelentes resultados. “Neste caso, as técnicas e metodologias são semelhantes às do coaching esportivo”, afirma Castro. Inclusive, ressalta, é possível “trocar de técnico durante o campeonato”. Ou seja, mudar de coach durante o processo de coaching empresarial pode trazer vantagens aos coachees.

Uma das diferenças fundamentais entre o coaching esportivo e o empresarial está no fato de que, no primeiro caso, existe a possibilidade de montar um time em função da forma de jogar da estrela do grupo. Já no universo empresarial, isso não é recomendável. “Um dos erros de um líder é fazer a equipe trabalhar em prol dos objetivos apenas dele”, alerta o especialista. “O propósito, quanto mais coletivo, melhor”, conclui.

Sobre a MOT


A MOT – Treinamento e Desenvolvimento Gerencial – é uma empresa de soluções em treinamento, desenvolvimento e gestão de pessoas. Desenvolve programas, palestras, projetos e processos de mudança para levar seus clientes – empresas dos mais variados segmentos – a conquistar competitividade e excelência de desempenho
em seus mercados. Formada por uma equipe de cerca de dez profissionais, a MOT é liderada pelos diretores-sócios Alfredo Castro e Valéria José Maria.

Sobre Alfredo Castro


Um especialista em gestão, consultor, autor e palestrante internacional. Assim pode ser definido Alfredo Castro, profissional com formação multidisciplinar (Finanças, Recursos Humanos, Marketing e Liderança), com uma trajetória profissional em vários países e em segmentos diferenciados.


Castro é Presidente da MOT Training and Development (USA) e membro do Advisory Committee da ASTD (American Society for Training and Development), em Washington, e atua como conselheiro no Brasil e no exterior. É também diretor técnico da ABTD – Associação Brasileira de Treinamento e Desenvolvimento - e membro de comissões do IBGC – Instituto Brasileiro de Governança Corporativa. Além de realizar palestras sobre Liderança, Storytelling, Novas Gerações e Gestão Empresarial (em três idiomas), atua também como professor de cursos de MBA da FIA/USP, além de prestar consultoria pela MOT – Treinamento e Desenvolvimento Gerencial , da qual é diretor-sócio.

Informações para a imprensa


Em Pauta Comunicação



(11) 3451-3258/ 3567-7854 / 3567-7855



Simone Valente – (11) 97666-7022 - simone@empautacomunicacao.com.br



Cristina Thomaz – (11) (11) 99666-5932 / 94730-6616 – ID 35*2*86267 – cristina@empautacomunicacao.com.br


 

Compartilhar
Sala de imprensa Em Pauta Comunicação
Empresa EM PAUTA COMUNICAÇAO ASSESSORIA E PUBLICIDADE LTDA
Contato Simone Valente
E-mail empauta@empautacomunicacao.com.br Fone (11) 35677854
Editoria (s) Empresas, Esportes
"A Maxpress publica pautas e notas de clientes a quem cabe toda e qualquer responsabilidade pelas informações nelas contidas, e pelos direitos eventuais de autoria e de imagem."
Não há Conteúdos relacionados.
Não há Tag's relacionadas.
busca avançada
Banner Jornal da Usp
MAXPRESS
MAXETRON
Serviços de Tecnologia
e Informações LTDA
Copyright© 2010 Maxetron.
Todos os direitos reservados.
All rights reserved
Política de Privacidade
Portal Maxpress
Grupos editoriais
Arte e Lazer
Feminino e Masculino
Ciência e Ambiente
Geral
Comunicação
Nacional e Mundo
Economia e Finanças
Saúde
Empresas
Transportes
Esportes
Turismo
Portais
Institucional
Produtos e Serviços
Anúncio de banner
Contato
Fale conosco
MaxPR
Públicos
Imprensa Brasil
Corporativo
Governo Brasil
Imprensa latina
Vip
Ferramentas
Distribuidor
Monitor
Prêmios
Serviços
Mailing avulso
Job
Facilidades
Saídas
Minha conta