Home Institucional Produtos e Serviços Estatísticas Newsletter Fale Conosco
Central de Atendimento: (11) 3341-2800
Login
Senha
Esqueci minha senha
Leitura de conteúdo
Pautas | Em Pauta Comunicação | 03/07/2014 17:27:05 | 975 Acessos
Coaching esportivo x coaching empresarial: você conhece as semelhanças?
Quais as semelhanças e diferenças entre coaching esportivo e coaching empresarial?

Em tempos de Copa do Mundo, o esporte parece poder ensinar muitas lições às pessoas, tanto do ponto de vista pessoal quanto profissional. A figura do técnico, por exemplo, tem sido cada vez mais valorizada e pode ser uma forma interessante de abordar temas ligados à liderança e coaching. Mas, cada um desses universos, o esportivo e o empresarial, tem suas peculiaridades e é preciso levá-las em conta para avaliar corretamente cada ensinamento.


“A principal diferença entre o coaching esportivo e empresarial é a experiência. Na área esportiva, é fundamental que o coach tenha uma experiência pregressa naquele esporte e na função. Já na área empresarial, apesar de haver o mito de que o coach precisa ter experiência na área na qual ele está dando consultoria, isso não é necessariamente verdade”, exemplifica Alfredo Castro, sócio-diretor da MOT.

Outra diferença importante, segundo o especialista, é o resultado que se busca. No esporte, ele é muito específico; já na área empresarial, o resultado esperado é mais genérico. “Uma equipe pode ter como objetivo vencer uma ou duas partidas, um campeonato inteiro, ou apenas participar para ganhar experiência. Já no coaching empresarial, o resultado que se busca é que o líder ou o vendedor seja melhor do que ele já é; que desenvolva suas habilidades, mas não que seja ‘o’ melhor. Em uma empresa, não há títulos nem medalhas em disputa”, esclarece Castro.

O coaching esportivo, segundo Castro, tem ainda uma característica mais imperativa que na realidade empresarial. Ou seja, o coach esportivo é aquele que define quem joga, quem entra e quem sai do time. Já no universo corporativo, o papel do coach é desenvolver habilidades do executivo para que ele encontre recursos próprios para evoluir. O processo para atingir os objetivos propostos é bastante diferente, na avaliação do especialista.

Mas há uma semelhança que Castro ilustra com uma imagem muito interessante. “O treinador fica olhando o desempenho dos jogadores na beira do campo, do lado de fora, o que lhe permite antecipar problemas e soluções. Isso também acontece com o processo de coaching empresarial. O coach tem uma visão panorâmica da situação, olha para aquilo pelo que o coachee está passando como se olhasse de uma janela. Por isso, ele tem mais isenção e tranquilidade para avaliar o contexto”, explica.

Uma característica importante, tanto no mundo esportivo quanto no corporativo, de acordo com Castro, é que o coach não se sinta mais importante que o coachee. Ao contrário, o profissional de coaching deve sempre estar atento ao conjunto de valores do coachee, a fim de poder tirar dele o melhor que ele puder oferecer.

“Jogar para o craque” – Ainda que nem todas as pessoas saibam, é possível fazer coaching empresarial em grupos. O formato individual é mais comum, mas atuar em grupos também pode trazer excelentes resultados. “Neste caso, as técnicas e metodologias são semelhantes às do coaching esportivo”, afirma Castro. Inclusive, ressalta, é possível “trocar de técnico durante o campeonato”. Ou seja, mudar de coach durante o processo de coaching empresarial pode trazer vantagens aos coachees.

Uma das diferenças fundamentais entre o coaching esportivo e o empresarial está no fato de que, no primeiro caso, existe a possibilidade de montar um time em função da forma de jogar da estrela do grupo. Já no universo empresarial, isso não é recomendável. “Um dos erros de um líder é fazer a equipe trabalhar em prol dos objetivos apenas dele”, alerta o especialista. “O propósito, quanto mais coletivo, melhor”, conclui.

Sobre a MOT


A MOT – Treinamento e Desenvolvimento Gerencial – é uma empresa de soluções em treinamento, desenvolvimento e gestão de pessoas. Desenvolve programas, palestras, projetos e processos de mudança para levar seus clientes – empresas dos mais variados segmentos – a conquistar competitividade e excelência de desempenho
em seus mercados. Formada por uma equipe de cerca de dez profissionais, a MOT é liderada pelos diretores-sócios Alfredo Castro e Valéria José Maria.

Sobre Alfredo Castro


Um especialista em gestão, consultor, autor e palestrante internacional. Assim pode ser definido Alfredo Castro, profissional com formação multidisciplinar (Finanças, Recursos Humanos, Marketing e Liderança), com uma trajetória profissional em vários países e em segmentos diferenciados.


Castro é Presidente da MOT Training and Development (USA) e membro do Advisory Committee da ASTD (American Society for Training and Development), em Washington, e atua como conselheiro no Brasil e no exterior. É também diretor técnico da ABTD – Associação Brasileira de Treinamento e Desenvolvimento - e membro de comissões do IBGC – Instituto Brasileiro de Governança Corporativa. Além de realizar palestras sobre Liderança, Storytelling, Novas Gerações e Gestão Empresarial (em três idiomas), atua também como professor de cursos de MBA da FIA/USP, além de prestar consultoria pela MOT – Treinamento e Desenvolvimento Gerencial , da qual é diretor-sócio.

Informações para a imprensa


Em Pauta Comunicação



(11) 3451-3258/ 3567-7854 / 3567-7855



Simone Valente – (11) 97666-7022 - simone@empautacomunicacao.com.br



Cristina Thomaz – (11) (11) 99666-5932 / 94730-6616 – ID 35*2*86267 – cristina@empautacomunicacao.com.br


 

Compartilhar
Sala de imprensa Em Pauta Comunicação
Empresa EM PAUTA COMUNICAÇAO ASSESSORIA E PUBLICIDADE LTDA
Contato Simone Valente
E-mail empauta@empautacomunicacao.com.br Fone (11) 35677854
Editoria (s) Empresas, Esportes
"A Maxpress publica pautas e notas de clientes a quem cabe toda e qualquer responsabilidade pelas informações nelas contidas, e pelos direitos eventuais de autoria e de imagem."
Não há Conteúdos relacionados.
PAN-AMERICANO FATOR SELEÇÕES KART POSITIVA Hóquei
USAR TRADICIONAL VÔLEI DIETER ATLETAS Bahamas
EDUARDO MOTORSPORT MELHORES CAMPANHA REPRESENTOU engajadas
SURPREENDER MULHER MUNDO EDIÇÃO ONU Finals
SSL CLUBES NESTLÉ CASA EQUIPES DTR
PRETENDEM REFORÇOS VIOLÊNCIA BRASIL Skusa Proeiros
busca avançada
MAXPRESS
MAXETRON
Serviços de Tecnologia
e Informações LTDA
Copyright© 2010 Maxetron.
Todos os direitos reservados.
All rights reserved
Política de Privacidade
Portal Maxpress
Grupos editoriais
Arte e Lazer
Feminino e Masculino
Ciência e Ambiente
Geral
Comunicação
Nacional e Mundo
Economia e Finanças
Saúde
Empresas
Transportes
Esportes
Turismo
Portais
Institucional
Produtos e Serviços
Anúncio de banner
Contato
Fale conosco
MaxPR
Públicos
Imprensa Brasil
Corporativo
Governo Brasil
Imprensa latina
Vip
Ferramentas
Distribuidor
Monitor
Prêmios
Serviços
Mailing avulso
Job
Facilidades
Saídas
Minha conta