Home Institucional Produtos e Serviços Estatísticas Newsletter Fale Conosco
Central de Atendimento: (11) 3341-2800
Login
Senha
Esqueci minha senha
Leitura de conteúdo
Pautas | JM - Assessoria de Imprensa & Comunicação | 03/09/2014 11:25:44 | 1324 Acessos
Nutrição e consciência abre o X Congresso Internacional de Nutrição Funcional com o pesquisador Dr. Marcelo Csermak
Visualizar imagem
Como técnicas meditativas podem auxiliar no controle da compulsão alimentar-uma abordagem da mente sobre corpo

A palestra acontece dia 11 de setembro das 8h30 às 9h30  e  é tama da Conferência de Abertura do X Congresso Internacional de Nutrição Funcional que acontece de 11 a 13 de setembro no Centro de Convenções Frei Caneca/SP.

 Os critérios que caracterizam a compulsão alimentar
De acordo com o Dr. Marcelo Csermak, os episódios de compulsão alimentar estão associados a três (ou mais) critérios:
Comer muito e mais rapidamente do que o normal;
Comer até sentir-se incomodamente repleto;
Comer grandes quantidades de alimentos, quando não está fisicamente faminto;
Comer sozinho por embaraço devido à quantidade de alimentos que consome;
Sentir repulsa por si mesmo, depressão ou demasiada culpa após comer excessivamente.

Para Marcelo Csermak existe uma escala para diagnosticar esse transtorno, que foi traduzida e validada para o Brasil em 2002 com o nome de Escala de Compulsão Alimentar Periódica, e que pode ser usada como instrumento auxiliar, mas o diagnóstico é preferencialmente clínico, por meio de anamnese específica.

Estudos epidemiológicos descrevem uma prevalência de CAP em 2% da população geral e cerca de 30% de obesos que procuram serviços especializados para tratamento de obesidade.

No Brasil cerca de 15% dos obesos mórbidos e 49% dos obesos que procuram tratamento para emagrecer possuem esse transtorno(1). No mundo, a prevalência estimada de CAP na população geral pode variar de 1,5 a 5% e em amostras clínicas de pacientes obesos encontra-se em torno de 7,5 a 30%. (2)
1. Brito, CLS; Mombach, KD; Stenzel, L. Transtorno de Compulsão Alimentar em Obesos Mórbidos. Centro da Obesidade Mórbida da PUCRS (COMPUCRS).
2. Stunkard AJ. Eating patterns and obesity. Psychiatr Q. 1959;33:284-95.

Como as técnicas meditativas podem auxiliar no controle dessa compulsão?
Para o Prof. Csermak as práticas meditativas, onde a mais estudada é chamada de mindfulness ou plena atenção, podem fornecer um caminho para a tomada de consciência em relação ao padrão destrutivo dos pensamentos e atitudes compulsivas e de ansiedade que são expostos na alimentação.”Você cria a possibilidade de ser o observador da sua experiência onde você se torna capaz de sair do piloto automático do seu comportamento para identificar a possibilidade de novas escolhas conscientes, que te levam a um equilíbrio maior. As técnicas de Mindfulness ajudam a criar uma tolerância e conforto para aqueles sentimentos e emoções que são o padrão ansioso de comportamento. Ao aprender a verdadeira natureza das emoções, começamos a ter uma consciência mais profunda de nossas necessidades e assim nos tornamos mais compassivos conosco , aumentamos a autoestima e criando um novo e melhor relacionamento interno,” completa o especialista.

Para o pesquisador estas práticas têm o cunho essencialmente terapêutico sem qualquer vínculo com processos religiosos.

Para tratamento destes distúrbios, a meditação neste caso diz Marcelo, teria um efeito significativamente maior se fosse administrado por profissional com conhecimento prático da técnica, como uma espécie de coaching, customizando a sua aplicação, sempre em conjunto com os demais tratamentos já consagrados, para este tipo de paciente.

“A ideia é que possamos treinar, com programas específicos de meditação, médicos, nutricionistas e psicólogos que atuam nesta área, afim de que eles possam administrar esta técnica de forma complementar ao seu tratamento. Na impossibilidade, pacientes por conta própria podem realizar as práticas diárias de 10 minutos, se possível 2x/dia, sentado em uma cadeira, observando sua respiração e depois as sensações corporais, se possível com o uso de áudios guiados com a técnica já gravada, pois isto ajuda no processo, diz”.

Saúde integral: mente-corpo-espírito
Cada vez mais torna-se um consenso de que a saúde integral passa necessariamente pela manutenção correta e equilibrada da tríade mente, corpo, alma. “Estudos em neuroteologia mostram que pessoas com valores espirituais evidentes e que praticam a sua comunhão com estes valores, tem maiores índices de cura e tem mais probabilidade de enfrentar as doenças com resiliência”.

De acordo com Marcelo Csermak “ter uma alimentação com maior nível de consciência ajuda demais a nos equilibramos e não cedermos tanto aos desejos sensoriais desenfreados que aniquilam a nossa saúde. Sabemos que não podemos comer tudo que queremos, sempre, para o resto da vida. Não ceder aos comportamentos compulsivos, gerar equilíbrio emocional e autocontrole pode ser a chave do sucesso para auxiliar este tipo de transtorno”.

“Cada vez mais a ciência vem estudando as técnicas meditativas e descobrindo-as como importantes aliadas no tratamento deste tipo de transtorno alimentar, pois a meditação nos proporciona um aumento do foco atencional e de nossa consciência sobre o que ocorre em nossa mente, aumentando a nossa capacidade de perceber nossos erros, ao mesmo tempo em que trabalha o controle da ansiedade, de reações exacerbadas no nosso cotidiano. A meditação especificamente focada para isto, também promove um novo encontro com a atenção e o prazer de comer um alimento com calma, pausadamente, respirando e prestando atenção na sua refeição, percebendo os níveis de saciedade, de ansiedade, trabalhando para uma melhora integral do nosso comportamento potencialmente desequilibrado em relação à alimentação.”

“Fisiologicamente a meditação libera neurotransmissores como dopamina e serotonina responsáveis por sensações de prazer e felicidade que podem ajudar e muito em uma dieta e no tratamento destes distúrbios alimentares,” completa o pesquisador.

Dr. Marcelo Csermak
É pesquisador, mestre e doutorando em Ciências pelo Departamento de Psicobiologia da UNIFESP, é praticante, especialista e professor de técnicas meditativas (mindfulness) há mais de 18 anos, professor no Brasil do Tergar Meditation Community, finalista nacional do Prêmio Saúde da Editora Abril (2013), Membro da Sociedade Brasileira de Neurociências e Comportamento, Diretor Clínico da Metta Leaders & Health, gestão e consultoria em saúde integral, atua em empresas promovendo cursos e palestras na área de gerenciamento de stress, ansiedade e qualidade de vida. Realiza workshops e treinamentos em mind coaching (treinamento personalizado em técnicas de neurociência e meditação), autor de artigos científicos em revistas nacionais e internacionais, sendo convidado para entrevistas em veículos como Jovem Pan on line, rádio Bandeirantes, TV Record e Rede Glo bo.

Serviço
X Congresso Internacional de Nutrição Cínica Funcional
Congresso Internacional de Nutrição Esportiva Funcional
Congresso Internacional de Fitoterapia Funcional

Período: de 11 a 13 de Setembro de 2014
Horário: das 8h às 19h
Local: Centro de Convenções Frei Caneca SP (Shopping Frei Caneca)
Endereço: Rua Frei caneca, 569 Consolação - São Paulo/SP
***Inscrições encerradas
Informações: www.vponline.com.br/congresso
Telefone: (11) 3582-5600
Divulgação: Revista Brasileira de Nutrição Funcional- Brazillian Journal of Functional Nutrition
Apoios: IBNF – Instituto Brasileiro de Nutrição Funcional, SINESP Sindicato dos Nutricionistas do Estado de São Paulo, ASBRAN- Associação Brasileira de Nutrição- APAN- Associação Paulista de Nutrição.
Realização: VP Consultoria Nutricional www.vponline.com.br
O credenciamento de Imprensa poderá ser feito pelos canais abaixo.

Mais informações e solicitação de entrevista podem ser obtidas pelos canais abaixo.

JM-Assessoria de Imprensa & Comunicação
José Maria Filho: josemaria.jornalista@ig.com.br
(11) 2866-2346/ 9 9804-1112
Márcia Britto: marciadebritto@gmail.com
(11) 2227-0188/ 99963.7025


 

Compartilhar
Sala de imprensa JM - Assessoria de Imprensa & Comunicação
Empresa JOSE MARIA MANOEL FILHO
Contato José Maria
E-mail josemaria.jornalista@ig.com.br Fone (11) 28662346
Editoria (s) Comportamento, Alimentação, Saúde
"A Maxpress publica pautas e notas de clientes a quem cabe toda e qualquer responsabilidade pelas informações nelas contidas, e pelos direitos eventuais de autoria e de imagem."
Não há Conteúdos relacionados.
Não há Tag's relacionadas.
busca avançada
Banner Jornal da Usp
MAXPRESS
MAXETRON
Serviços de Tecnologia
e Informações LTDA
Copyright© 2010 Maxetron.
Todos os direitos reservados.
All rights reserved
Política de Privacidade
Portal Maxpress
Grupos editoriais
Arte e Lazer
Feminino e Masculino
Ciência e Ambiente
Geral
Comunicação
Nacional e Mundo
Economia e Finanças
Saúde
Empresas
Transportes
Esportes
Turismo
Portais
Institucional
Produtos e Serviços
Anúncio de banner
Contato
Fale conosco
MaxPR
Públicos
Imprensa Brasil
Corporativo
Governo Brasil
Imprensa latina
Vip
Ferramentas
Distribuidor
Monitor
Prêmios
Serviços
Mailing avulso
Job
Facilidades
Saídas
Minha conta