Pautas | EdelmanSignifica | 13/11/2014 17:55:01 | 1118 Acessos
Aegea e TaKaDu expandem parceria no Brasil

Para potencializar a eficiência operacional de suas concessionárias, a Aegea, holding brasileira de saneamento básico, amplia sua parceria com a Takadu, empresa israelense especializada em soluções de gestão da água. A Prolagos, concessionária de serviços públicos de água e esgoto, que opera na Região dos Lagos, no Estado do Rio de Janeiro, passará a contar a “Gestão Integrada da Rede de Água”, solução da TaKaDu. A decisão foi validada a partir do bem-sucedido projeto-piloto instalado na concessionária Águas Guariroba, concessionária da Aegea, que atende o município de Campo Grande, capital do estado do Mato Grosso do Sul.

Por meio da adoção de tecnologias inovadoras que minimizam perdas de água e aumentam a eficiência operacional, o grupo Aegea espera que as soluções promovidas pela TaKaDu possam contribuir com o seu Centro de Controle Operacional e melhorar os serviços já prestados aos cidadãos. A Aegea reconhece o cenário desafiador que o setor de saneamento básico apresenta para o país e está fazendo investimentos importantes em tecnologia, sinalizando que a parceria com a TaKaDu pode avançar para as demais concessões da empresa. A implantação da solução continuará a ser apoiada pela parceira de tecnologia da empresa israelense no Brasil, a Optimale, e também pela GSS, unidade de negócios da Aegea.

"A TaKaDu tem contribuído para tornar a rede de serviços da Águas Guariroba ainda mais eficiente em termos de operação e gestão e queremos ampliar isso para as demais concessionárias, começando agora por Prolagos", diz Hamilton Amadeo, CEO da Aegea. "TaKaDu aumentou significativamente a nossa capacidade de enxergar a rede, o que nos permite entender melhor os problemas que teriam sido difíceis de identificar manualmente. A solução nos ajuda a melhorar o nosso serviço aos cidadãos em um esforço contínuo", aponta Radamés Casseb, Diretor Operacional da Aegea.

"Em parceria estratégica com a Aegea, esperamos otimizar as operações de rede e de gestão por meio da inovação", diz o fundador e CEO da TaKaDu, Amir Peleg. "Estamos satisfeitos com os resultados do nosso projeto-piloto implementado na Águas Guariroba e estamos orgulhosos de trabalhar com a Aegea e colaborar, por meio de novas abordagens de gestão. Estou ansioso para ver o progresso gradativo à medida que trabalhamos juntos."

Sobre a Aegea

A Aegea é uma empresa brasileira que desenvolve atividades no setor de saneamento básico, atendendo a 3,6 milhões de pessoas em 34 cidades distibuídas em seis estados brasileiros. A empresa foi criada em 2010 como holding de saneamento do Grupo Equipav, que tem mais de 50 anos de experiência no setor de infraestrutura e quase 10 anos na área de saneamento.

As operações da Aegea são construídas de forma sustentável e têm firmado uma linha aberta de comunicação e cooperação com as comunidades. A qualidade de vida da população tem melhorado como resultado de operações da empresa nos municípios. Além da excelência de seus projetos, as concessionárias da Aegea incorporaram questões sociais e ambientais em suas principais estratégias, uma prática voltada à oferta de informações, à prestação de serviços e também de programas culturais e educacionais direcionados ao bem-estar da comunidade.

Sobre a TaKaDu

A TaKaDu é uma empresa líder na “Gestão Integrada de Redes de Água” e capacita concessionárias de saneamento a gerenciar suas redes de forma eficiente, otimizando suas decisões táticas e estratégicas. A tecnologia patenteada pela TaKaDu utiliza dados brutos de várias fontes, analisando-os de maneira a produzir e priorizar soluções de rede que permitem uma tomada de decisão assertiva em toda cadeia administrativa das concessionárias. A solução transforma a maneira como as redes de água operam, o que ajuda as empresas a reduzirem perdas de água e ciclos de reparação, além de melhorar os serviços prestados ao cliente.

A solução baseada na tecnologia da nuvem (“cloud-computing”) da TaKaDu é operacional em serviços públicos de água em todo o mundo. Sua abordagem inovadora recebeu importantes premiações, incluindo o Prêmio do Fórum Econômico Mundial de Tecnologia Pioneira de 2011 e o Prêmio Sustainia de 2013. A TaKaDu é um membro fundador do Fórum de Redes Inteligentes de Água (SWAN).

Sobre a Optimale:

Optimale é uma empresa brasileira de tecnologia limpa e que fabrica coletores de dados e desenvolve e fornece soluções de TI para o monitoramento ambiental em tempo real, com o objetivo de garantir recursos naturais para as gerações futuras. Em 2013, Optimale foi finalista do Prêmio Code_n da CeBIT (Hannover) e finalista na Câmara de Comércio de Inovação Alemanha-Brasil. Além disso, a Optimale já realizou diversos serviços de consultoria de engenharia hidráulica em todo o Brasil, sobre temas como perdas de água, eficiência energética, gestão de ativos e regulação.

Atendimento à imprensa:
Edelman Significa