Eventos | S2Publicom | 19/11/2014 18:47:58 | 286 Acessos
Brasília recebe exposição de fotografias tiradas por pacientes em tratamento do câncer
Retrato de Superação é o mais novo projeto da Abrale, em parceria com o Senac

A Abrale (Associação Brasileira de Linfoma e Leucemia), em parceria com o Senac, apresenta seu mais novo projeto, intitulado “Retrato de Superação”. Com foco cultural, seu objetivo é produzir e expor fotos referentes ao tema superação, além de criar um livro contando histórias de pacientes que venceram a luta contra o câncer por meio de imagens. A exposição retrata a luta de pacientes e todos os envolvidos contra o câncer, principalmente a leucemia. O resultado pode ser visto em fotos belas e expressivas escolhidas por um conselho curador, liderado por João Kulcsar, renomado fotógrafo e coordenador do SENAC.

Entre os dias 9 e 11 de dezembro, a capital federal será palco da mostra fotográfica na Câmara dos Deputados. A exposição será diferente e muito especial, pois trará fotografias de pacientes com Leucemia Linfoide Crônica (LLC), doença que acomete mais comumente idosos. Esta ação faz parte da campanha “LLC – Cada Vida, Uma História”.

“Esperamos como resultado a participação das pessoas, estimulando a todos, em especial pessoas em tratamento do câncer ou em fase de recuperação, a estarem envolvidos em uma atividade cultural. Sem sombra de dúvidas será inspirador ver tantas histórias de superação em forma de arte”, declara Merula Steagall, presidente da Abrale.

Anote em sua agenda:
Exposição Retrato de Superação
Dia: 9 a 11 de dezembro
Horário: 9h às 17h.
Local: Câmara dos Deputados – Espaço Mário Covas, Anexo II

Retratos de Superação
A fotografia, por estar inserida totalmente no nosso cotidiano, é tida como a mais democrática das artes. Por isso, pode ser utilizada como uma importante ferramenta no processo de compreensão da realidade, das experiências vividas, e muitas vezes, pode ajudar na recuperação de pacientes, como uma forma de terapia.

As fotografias desta exposição são resultado do curso realizado pele ABRALE, para pacientes, profissionais da saúde, interessados e familiares, pelo prof. Antônio Carlos Cardoso, durante o mês de setembro e de 10 fotógrafos profissionais. O objetivo foi discutir, divulgar e refletir sobre o tema “SUPERAÇÃO”. Nas imagens encontraremos retratos, paisagens e pessoas, mas, principalmente, a sensibilidade e a percepção dos fotógrafos que puderam contribuir imageticamente para conscientização e divulgação da causa da ABRALE/ABRASTA.

Sobre a LLC – Leucemia Linfoide Crônica

Mais frequente em pessoas com mais de 50 anos de idade, a LLC é causada por uma lesão no DNA dos linfócitos B, células que normalmente atuam no combate a infecções. Ocorre um aumento descontrolado no número desses glóbulos brancos na medula óssea e no sangue e eles deixam de funcionar como deveriam. A LLC pode ser assintomática em muitos casos, além de evoluir lentamente, o que atrasa tanto o diagnóstico quanto o tratamento. Quando presentes, os sintomas podem se confundir com outras doenças. Os sintomas mais comuns são: cansaço e falta de ar (relacionados à diminuição na produção de glóbulos vermelhos), febre vespertina, sudorese noturna, infecções recorrentes de pele, pulmões, rins e o aumento dos gânglios linfáticos, do fígado e baço.

Roberta Bernardo
Av. Eng. Luiz Carlos Berrini, 1297 - 3º andar