Home Institucional Produtos e Serviços Estatísticas Newsletter Fale Conosco
Central de Atendimento: (11) 3341-2800
Login
Senha
Esqueci minha senha
Leitura de conteúdo
Pautas | JeffreyGroup | 04/12/2014 11:29:07 | 572 Acessos
85% das Operadoras Planejam Investir em Wi-Fi até 2016
Pesquisa encomendada pela Amdocs revela que novas redes e ferramentas de gestão são cruciais para permitir a monetização do Wi-Fi de grande porte

A Amdocs, líder no fornecimento de soluções de experiência do cliente, anuncia hoje os resultados de uma nova pesquisa independente explorando a transição de redes Wi-Fi de “melhor esforço” para as de “grande porte” entre Operadoras de Múltiplos Serviços (MSOs) e Operadoras de Redes Móveis (MNOs). Essa transição acontece em resposta às expectativas dos usuários finais quanto a melhor capacidade e qualidade para conteúdo móvel, além da necessidade de apoiar novos fluxos de receita.

A pesquisa, encomendada pela Amdocs e realizada pela Real Wireless e pela Rethink Technology Research, revela planos de forte crescimento no Wi-Fi de grande porte, as diferentes estratégias que as operadoras pretendem implantar e as barreiras técnicas a serem superadas. De acordo com a pesquisa, prestadores de serviço percebem que o Wi-Fi de “melhor esforço” está se tornando menos lucrativo e que novas fontes de receita só podem ser construídas assim que uma maior qualidade de experiência (QoE) for garantida. Essa QoE mais alta é necessária para serviços como TV móvel, monitoramento de saúde, voz corporativa, jogos online, transmissão de mídia e serviços de Voz sobre Protocolo Internet (VoIP). A pesquisa também destaca a importância de ferramentas para planejamento de redes de grande porte e gestão de desempenho, cobrindo redes celulares e Wi-Fi, permitindo um salto em novos serviços sem fio.

Os principais dados da pesquisa incluem:

- Hotspots Wi-Fi de grande porte passarão dos atuais 14% para 72% dos hotspots Wi-Fi gerais em 2018

- Como parte de sua estratégia de rede Wi-Fi para permitir cobertura Wi-Fi em movimento, até 2016, 77% dos prestadores de serviço planejam usar “homespots” (onde o usuário aceita deixar o hotspot aberto para uso de transeuntes), um expressivo crescimento em relação aos atuais 30%

- Quase todas as operadoras (85%) planejam investir em Wi-Fi de grande porte até 2016. MSOs consideram que o Wi-Fi de grande porte oferece melhor posicionamento em acordos de operadoras de rede móvel virtual (MVNO), apoiando ofertas quad-play e serviços wireless, enquanto MNOs planejam usar o Wi-Fi de grande porte para ampliar suas redes e reduzir o tráfego da rede de acesso via rádio (RAN)

- Até o final de 2016, 61% dos hotspots Wi-Fi de MSOs e 70% dos hotspots de MNOs virão de terceiros, para aproveitar as economias de custo compartilhadas e o desenvolvimento acelerado, contra os atuais 45%

- Dois terços (65%) dos participantes da pesquisa colocaram a falta de forte planejamento de rede e ferramentas de gestão entre seus três principais fatores de risco para investir em Wi-Fi de grande porte, com 65% deles declarando que suas ferramentas atuais não se estenderão bem para Wi-Fi sem investimento adicional

“Prestadores de serviço estão começando a ver o Wi-Fi como uma oferta estrategicamente importante que pode melhorar ou prejudicar suas reputações e que precisa apoiar uma experiência de usuário comparável à de redes celulares”, afirma Oliver Bosshard, gerente de consultoria da Real Wireless. “Redes de Wi-Fi de ‘melhor esforço’ não são controladas a partir da rede central de ferramentas de sistema de apoio operacional das operadoras, e com frequência os pontos de acesso não embasam qualquer forma de gestão ou priorização de tráfego. Como resultado, as operadoras não conseguem monitorar ou abordar questões de desempenho como congestionamento, o que significa que não podem garantir QoE – propriedades como velocidade de conexão, latência ou priorização, que são cruciais para permitir as opções de monetização para Wi-Fi”.

“Como a qualidade da experiência é essencial para estratégias de monetização de rede atual e futura, as operadoras precisam ter as ferramentas certas de planejamento e gestão em vigor. Essas são áreas cruciais para os negócios – para garantir implantações ideais com custo eficiente e oferecer uma análise detalhada do comportamento de rede e do uso pelo cliente, o que pode se converter em maior qualidade de experiência”, diz Rebecca Prudhomme, vice-presidente de marketing de produtos e soluções da Amdocs. “As soluções de rede da Amdocs permitem que prestadoras de serviço maximizem a capacidade da rede e ofereçam qualidade de serviço com base em visões de clientes em tempo real ao mesmo tempo em que possibilitam maior eficiência de custo”.

A pesquisa foi realizada entre agosto e outubro de 2014, com gerentes de Wi-Fi de 40 prestadores de serviço na Ásia-Pacífico, Europa, América Latina e América do Norte.

Recursos de apoio

- Baixe o white paper da pesquisa “The leap to carrier-grade Wi-Fi and its monetization potential”

- Saiba mais sobre o portfólio de CES da Amdocs, incluindo as soluções de rede da Amdocs

- Acompanhe as notícias da Amdocs visitando o website da empresa

- Assine o RSS Feed da Amdocs e nos siga no Twitter, Facebook, Google+, LinkedIn e YouTube

 

Sobre a Amdocs

Por mais de 30 anos, a Amdocs tem garantido o sucesso das operadoras e assumido os seus maiores desafios. Para vencer no mundo conectado, as operadoras confiam na Amdocs para simplificar a experiência do cliente, explorar a explosão de dados, ficar à frente com novos serviços e melhorar a eficiência operacional. A empresa global combina, de forma única, um portfólio de produtos líderes de BSS, OSS e controle de redes com serviços profissionais voltados à geração de valor e operações de serviços gerenciados. Com faturamento de US$ 3,3 bilhões de dólares no ano fiscal de 2013, a Amdocs e seus 22.000 funcionários atendem às necessidades de clientes em mais de 80 países.
Amdocs: Embrace Challenge, Experience Success.
Para mais informações, visite a Amdocs em www.amdocs.com

Informações para a Imprensa:
Jeffrey Group Brasil

Danilo Ramos – dramos@jeffreygroup.com +55 11 3185-0848
Lilian Cunha - lcunha@jeffreygroup.com +55 11 3185 0815
Rafael Ryuiti Akao – rryuiti@jeffreygroup.com +55 11 3185-0846

Compartilhar
Sala de imprensa JeffreyGroup
Empresa THE JEFFREY GROUP BRASIL S/C LTDA
Contato Lilian Cunha
E-mail lcunha@jeffreygroup.com Fone (11) 31850815
Editoria (s) Ciência/Tecnologia
"A Maxpress publica pautas e notas de clientes a quem cabe toda e qualquer responsabilidade pelas informações nelas contidas, e pelos direitos eventuais de autoria e de imagem."
PROTEÇÃO INDICADO PLATAFORMAS ONLINE INSIGHTS wearables
COMEMORA SOS ALERTA IMPACTA BRASIL quatix
INAUGURA ATLÂNTICA PLATINUM ESPANHA MATA incrustada
BUSCAM LAB CONSTATA ENCONTRO LINHA Peer
MELHORA GRATUITAS ADULTERADO KASPERSKY MARCA PRODUTOS
ÁREA CONDIÇÕES DIRETAMENTE DIA ENDPOINTS CARGO
REDUZ INOVADORA CUSTOMER AMBIENTAIS BOMBA OLIVEIRA
ATIVIDADES KINGSTON SEMENTE GERAÇÃO GARMIN RONALDO
CURSOS PRODUTOR DESTAQUES TECNOLÓGICAS SELEÇÃO TECNOLOGIA
ALUNOS CELEBRA OFERECENDO MUNDO EXPERIENCE SAMSUNG
CONSUMIDORES VOGUE SOLUÇÕES QUÍMICA QUALIDADE DIRETOR
PROMOVERÁ AWARDS VIDA ESTILO EX REGIONAL
VOLUME ÁUDIO PRESENÇA FAZENDA SAUDÁVEL SUL
ANUAL GARTNER FORMAÇÃO UNIDADE PROTESTE anos
RECURSOS CHOICE PROFISSÕES PRÊMIO custo LATAM
GRATUITOS COMBUSTÍVEL SONY CASA pasto PTC
UNESP INSTITUTO PRODUÇÃO ESPECIAIS UBE ANUNCIA
busca avançada
MAXPRESS
MAXETRON
Serviços de Tecnologia
e Informações LTDA
Copyright© 2010 Maxetron.
Todos os direitos reservados.
All rights reserved
Política de Privacidade
Portal Maxpress
Grupos editoriais
Arte e Lazer
Feminino e Masculino
Ciência e Ambiente
Geral
Comunicação
Nacional e Mundo
Economia e Finanças
Saúde
Empresas
Transportes
Esportes
Turismo
Portais
Institucional
Produtos e Serviços
Anúncio de banner
Contato
Fale conosco
MaxPR
Públicos
Imprensa Brasil
Corporativo
Governo Brasil
Imprensa latina
Vip
Ferramentas
Distribuidor
Monitor
Prêmios
Serviços
Mailing avulso
Job
Facilidades
Saídas
Minha conta