Pautas | Floter & Schauff Assessoria de Comunicação | 13/03/2015 12:22:46 | 663 Acessos
Controle total do ponto de venda
Com tecnologia, a IPDV traz a gestão dos produtos até o ponto final do varejo: as prateleiras

Gerenciar estoques, controlar a fabricação de produtos, liberar caminhões, traçar rotas, incluir lojistas e distribuidores em sua rede de vendas: tudo isso faz parte do dia a dia das marcas, que controlam, por meio de avançados softwares, todo o caminho de seus produtos até as lojas e supermercados.

Mas e depois?
Como gerenciar o que os promotores de vendas estão fazendo em cada corredor, em cada prateleira? Como explicar para esses profissionais – um a um – quais são os roteiros mais eficientes? Em relação a ações promocionais, há os mesmos questionamentos: como gerenciar e monitorar ações de degustação, totens ou promoções relâmpago?
Foi com essa premissa que, há seis anos, surgiu no mercado a IPDV, empresa de sistemas móveis para a gestão de todos os pontos de venda, utilizando todas as ferramentas disponíveis em celulares e tablets, como vídeos, áudios e fotos, para colocar nas mãos dos promotores todo o conhecimento estratégico necessário para que os produtos sejam distribuídos nas lojas com a maior eficácia possível. E tudo isso sob o controle do backoffice das marcas, ou seja, as áreas de Trade Marketing, Marketing e Gestão de Categoria conseguem monitorar todas essas atividades em tempo real. As agências de promoção e merchandising, também conseguem controlar a efetividade de campanhas de incentivo, assiduidade de promotores em campo, roteirização e indicadores de performance no ponto de venda.

“As áreas de Trade Marketing das empresas de consumo tinham necessidade de obter informações online do pontodevenda, mapeando os principais indicadores como preço, rupturas, cobertura de lojas,roteiro de atendimento e relatórios gerenciais para tomada de decisões”, diz Rogério Lima, diretor de Marketing da IPDV. “Além disso, as agências de marketing promocional que atendiam a indústria e operacionalizam as atividades promocionais e de merchandising nas lojas precisavam melhorar a eficiência da operação. As soluções customizadas da IPDV resolvem essas questões”.
Não à toa, a IPDV cresce exponencialmente, atendendo agências de promoção e merchandising, indústrias e também os distribuidores e atacadistas. São três frentes de trabalho para as quais a IPDV se apresenta como inédita e rara solução. “Era preciso reduzir o esforço manual na captação e controle de informação dos pontos de venda. Já é humanamente impossível reunir dados precisos de todos os lugares onde as indústrias vendem seus produtos. Daí nasceu a IPDV e suas soluções integradas de Trade Intelligence”, garante Rogério.

As soluções da IPDV levam o gestor de trade marketing das marcas quase que pessoalmente até o chão de cada loja do país inteiro. É uma proximidade que só um sistema bem montado e a tecnologia mobile podem proporcionar.

Soluções
Aplicativos para iOS e Android com dicas de exposição, perfil do shopper, vídeos orientando planogramas e áreasquentes das lojas; softwares de gestão de budget de trade para controle de ações e investimento no ponto de venda - com integração total com SAP, catálogo digital de produtos, hotsites para gestão de campanhas de incentivo, floorshare, casting, demonstração de produtos e dashboards.

“As soluções são totalmente customizáveis. Para diversos clientes, criamos plataformas completamente desenhadas para suas específicas necessidades”, conta Rogério. “Em alguns casos, a solução ficou tão personalizada que seria impossível replicá-la para outras empresas, uma vez que cada marca tem demandas únicas”. Atualmente, a IPDV atende empresas como Whirlpool (Consul e Brastemp), PremieR Pet, Nasha Cosméticos, Grupo Sanofi e General Mills (Yoki).

Sala de imprensa Floter & Schauff Assessoria de Comunicação
Empresa FLÖTER&SCHAUFF ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO