Pautas | CDN São Paulo | 17/03/2015 11:41:02 | 791 Acessos
Nutricionista dá dicas de alimentação para abandonar o sedentarismo
A falta de disposição para praticar exercícios físicos pode estar relacionada à alimentação incorreta

Não se identificar com determinadas práticas esportivas, tempo escasso e falta de dinheiro são algumas justificativas usadas por quem está longe de abandonar o sedentarismo. No entanto, a nutricionista Tamara Ferreira, do Hapvida Saúde, alerta que a falta de disposição pode ser, na verdade, um problema relacionado a uma alimentação incorreta e dá dicas de alimentos que ajudam a espantar o cansaço.

Banana – É rica em triptofano, aminoácido que ajuda na formação da serotonina no organismo, neurotransmissor responsável pela sensação de bem-estar, bom humor e disposição. É fonte de potássio, que se estiver em baixa no organismo, causa fadiga, cãibra e fraqueza muscular. A banana, de quebra, possui carboidrato, outro nutriente energético. Para as mulheres, mais um benefício: a fruta reduz os sintomas pré-menstruais.

Ovo - Estudos da Escola de Saúde Pública de Harvard, nos Estados Unidos, mostram que o ovo não é vilão do colesterol: ele tem em média 70 calorias. “Este alimento é nutritivo, rico em proteína, colina e vitamina B12, que ajudam na saúde cognitiva contribuindo para uma noite de sono melhor, resultando em mais energia”, explica Tamara.

Alimentos integrais – Arroz e farinha de trigo integral, açúcar mascavo, cevada em grão, quinoa e linhaça são exemplos de alimentos integrais que potencializam a disposição. “Isso acontece porque alimentos integrais levam mais tempo para serem absorvidos pelo corpo durante o processo digestivo, gerando mais energia para quem os consome”, esclarece.
Vegetal verde escuro, feijão, leite e lentilha – Possuem vitamina B9 que, em baixas quantidades no organismo, provocam fadiga crônica. “Também conhecida como ácido fólico, a vitamina B9 contribui na produção de glóbulos vermelhos e garante a manutenção dos sistemas circulatório, nervoso e imunológico. Quando está em falta no organismo pode causar anemia, dificuldade de memorização, insuficiência respiratória e sinais de fraqueza”, alerta Tamara.

Kiwi, laranja, acerola, morango – Ricos em vitamina C, têm alto poder antioxidante e aumentam a absorção de ferro promovendo mais energia. “Você pode consumir por meio de suco, vitaminas ou mesmo as frutas in natura que, aliás, são ótimas opções de lanchinhos para o dia a dia”, finaliza a nutricionista.

Sobre o Hapvida
Com 3 milhões de usuários, o Hapvida é a maior operadora do Norte e Nordeste em número de clientes, a segunda maior em rede própria, além de ocupar a terceira posição no ranking das maiores empresas de planos de saúde do País, segundo dados da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS). Os números superlativos mostram o sucesso de uma estratégia baseada na gestão direta genuinamente nacional: são 15 mil colaboradores diretos envolvidos na operação de 210 unidades próprias, sendo 21 hospitais, 72 Hapclínicas, 13 prontos atendimentos, 55 centros de diagnóstico por imagem e 49 laboratórios com diversos postos de coleta distribuídos nos 11 estados onde a operadora atua.

Informações para a imprensa:
CDN – Comunicação Corporativa
Éder Rezende / Treicy Keller