Eventos | Jo Ribes Comunicação | 02/04/2015 10:13:47 | 792 Acessos
Brasil realiza evento em prol da liberdade religiosa

A "1ª Celebração da Liberdade Religiosa: Brasil uma voz para o mundo" acontece na Mesquita Brasil, em 29 de abril

A Mesquita Brasil (SBM), A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, a Associação pela Liberdade Religiosa e Negócios (ALRN) e a OAB-SP, em cooperação com diversas entidades religiosas e empresariais promovem, em 29 de abril, a "1ª Celebração da Liberdade Religiosa: Brasil uma voz para o mundo".

Primeira iniciativa em conjunto entre diversas religiões, a celebração reunirá lideranças religiosas, civis e autoridades, além da comunidade em geral pelo fomento da liberdade religiosa. O objetivo é compartilhar o tema e reiterar a posição do país como um dos mais tolerantes no mundo para a divulgação da fé.

De acordo com a Declaração Universal dos Direitos Humanos, adotada pelos 58 estados membros das Nações Unidas, "todo homem tem direito à liberdade de pensamento, consciência e religião; este direito inclui a liberdade de mudar de religião ou crença e a liberdade de manifestar essa religião ou crença pelo ensino, pela prática, pelo culto e pela observância, isolada ou coletivamente, em público ou em particular".

Com base nesta premissa, o encontro visa a sensibilizar a opinião pública em torno do diálogo inter-religioso entre as mais diversas manifestações de fé. "Este será o primeiro de muitos outros encontros", adianta o Sheik Abdel Hammed Metwally, líder religioso da Mesquita Brasil, que acrescenta ainda: "dada a relevância do assunto queremos dividí-lo com o maior número de pessoas e mostrar ao mundo como o Brasil se destaca, em posição de vanguarda, ao tolerar e abrigar pacificamente os mais diversos credos".

Presenças ilustres

Além dos representantes das igrejas Adventista, Católica e Evangélica, entre outras, o evento contará ainda com a participação internacional do Élder D. Todd Christofferson, um dos Doze Apóstolos da liderança mundial de "A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias", além de autoridades municipais, estaduais e federais.

"Este evento é de suma importância, pois demonstra que somos todos irmãos e que celebramos a benção de sermos livres, para seguir a religião que escolhemos", comenta Cláudio R. M. Costa, presidente de "A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias", no Brasil. "É também nosso 'Viva o Brasil' por acolher todas as religiões.

"Para nós da SBM é uma honra recepcionar um grupo tão eclético em uma celebração cuja importância destacará o Brasil como uma nação agregadora", diz o presidente da entidade, Nasser Fares. Dra. Damaris Dias Moura Kuo, presidente da Comissão de Direito e Liberdade Religiosa da OAB/SP, complementa: "Este encontro marcará o início de uma nova etapa tanto no cenário nacional quanto internacional. A partir dele, abriremos espaço para a troca de informações e consolidação da liberdade religiosa".

Dr. Ricardo Cerqueira Leite, presidente da Associação pela Liberdade Religiosa e Negócios (ALRN) lembra ainda que o Brasil está à frente de diversos países ao manifestar apoio e respeito às religiões. "Somos essencialmente uma nação com vocação natural para lidar com as diferenças religiosas e, ao nos organizarmos para demonstrar esses valores daremos um exemplo ao mundo", arremata.

1ª. Celebração da Liberdade Religiosa: Brasil uma voz para o mundo
29 de abril de 2015
Às 19h30
Salão Nobre da SBM