Pautas | Ceagesp | 29/04/2015 11:17:08 | 698 Acessos
Festival de Sopas CEAGESP começa dia 6 de maio
Evento que já entrou para o calendário gastronômico de inverno de São Paulo traz de volta a tradicional sopa de cebola e atrai milhares de pessoas ao maior entreposto do Brasil

O Festival de Sopas Ceagesp 2015 começa no próximo dia 6 de maio, quarta-feira, no Entreposto Terminal São Paulo (ETSP), na Vila Leopoldina, zona oeste da capital, e vai até 30 de agosto. Por um preço fixo de R$ 32,90, cada pessoa poderá servir-se à vontade de cinco opções de caldos, que incluem as tradicionais sopas de cebola, gratinada e sem gratinar.

O evento funcionará de quarta a domingo, sempre a partir das 18h. Às quartas, quintas e domingos, fecha à meia-noite. Às sextas e sábados, fica aberto até as 2h da manhã. A entrada e o estacionamento exclusivo são pelo Portão 4, na altura do número 1.946 da av. Dr. Gastão Vidigal.

O cardápio muda semanalmente, permanecendo os dois tipos de sopa de cebola até o final da temporada de inverno. Para esta primeira semana (de 6 a 10 de maio), o Festival de Sopas Ceagesp servirá, junto com as sopas de cebola, creme de couve-flor com roquefort, sopa de rabada, sopa de galinha com legumes e uma sopa verde detox.

Reforma
O espaço onde se realizam os Festivais Gastronômicos CEAGESP passou por uma grande reforma para melhorar a infraestrutura e o conforto dos usuários. Todas as áreas de produção, apoio e distribuição foram totalmente modernizadas, e o salão onde são servidas as sopas ficou ainda mais amplo e confortável. Entre as novidades, haverá até uma cozinha gourmet, onde poderão ser testadas receitas dos Festivais Gastronômicos Ceagesp e, até mesmo, pratos de outros chefs convidados.

Além das sopas e seus complementos, os frequentadores terão também à disposição uma farta mesa de antepastos (cobrados à parte), além de extensa carta de vinhos de várias nacionalidades. Haverá ainda refrigerantes, sucos e opções de sobremesas, entre as quais o famoso merengue de morango e o popular cafezinho. Para mais detalhes sobre o evento, basta entrar no www.festivaldesopasceagesp.com.br

Tradição
Realizado desde 2009, durante as comemorações dos 40 anos da CEAGESP, o Festival já caiu no gosto dos paulistanos. O evento também faz parte do calendário gastronômico de inverno da cidade de São Paulo. No ano passado, milhares de pessoas experimentaram os mais de 40 tipos diferentes de sopas servidas junto com as tradicionais sopas de cebola. E neste ano, a expectativa é de mais sucesso.

História da Sopa de Cebola
Ícone da Ceagesp, a sopa de cebola fez muito sucesso no final da década de 1960 e começo de 1970, no período da construção do ETSP, na Vila Leopoldina. Naquela época, o prato era servido para os comerciantes atacadistas no antigo restaurante Ceasa. A iguaria repercutiu tanto entre os comerciantes, e depois entre os compradores que madrugavam no antigo entreposto, que acabou fazendo fama na cidade, muito carente, à época, de locais que servissem comida na madrugada.
Desde o fechamento do antigo restaurante, em meados da década de 1980, o sabor daquele prato que aquecia as madrugadas frias da então “terra da garoa”, como São Paulo era conhecida, permanece até hoje na memória dos paulistanos. Quando foi realizada a primeira edição do Festival de Sopas, na programação dos 40 anos da Ceagesp, o sucesso e a aprovação foram tão grandes que o evento passou a ser anual. Por isso, durante o período de inverno, a Ceagesp prestigia todos os amantes da sopa, e até quem ainda não conhece, mas ouve falar muito do prato, com a realização do Festival, que chega neste ano à sua sétima edição.

Festival de Sopas CEAGESP 2015
Quando: De 6 de maio a 30 de agosto
Horário: Quarta, quinta e domingo, das 18h à meia-noite; sexta e sábado, das 18h às 2h da manhã
Preço: R$ 32,90 por pessoa pelo buffet self service de sopas (à vontade). Os itens da mesa de antepastos são cobrados à parte. Criança até cinco anos não paga; de seis a dez anos, paga metade do valor do buffet. A partir dos 11 anos, é cobrado o valor total do buffet