Home Institucional Produtos e Serviços Estatísticas Newsletter Fale Conosco
Central de Atendimento: (11) 3341-2800
Login
Senha
Esqueci minha senha
Leitura de conteúdo
Pautas | Ageimagem | 30/04/2015 13:59:49 | 420 Acessos
Brasil é referência em câncer de olho

Especialistas do Memorial Sloan Kettering Cancer Center de Nova York vêm a São Paulo discutir procedimento inovador que permite
salvar o olho da criança com retinoblastoma (câncer no olho)


Tratamento oferecido no Hospital Santa Marcelina em parceria com a Associação TUCCA, para o câncer ocular mais comum na infância, é tema de Simpósio Internacional realizado em São Paulo


Oferecer um tratamento de ponta contra o câncer de olho mais comum na infância e salvar a visão da criança, esse é um dos objetivos da TUCCA (Associação para Crianças e Adolescentes com Câncer), que alerta a população a ficar atenta aos olhos dos filhos na faixa etária de 0 a 4 anos, quando o retinoblastoma (câncer no olho), tem maiores chances de aparecer. No Brasil cerca de 400 crianças por ano sofrem com a doença e podem ficar cegas ou até morrer se não forem tratadas e diagnosticadas precocemente.
Uma mancha branca nos olhos é o sinal mais comum da doença e a família deve buscar um especialista, pois com o diagnóstico precoce e a evolução dos tratamentos, a criança pode ser curada e ter seu olho salvo em 100% dos casos.


O oftalmologista americano do Memorial Sloan Kettering Cancer Center de Nova York, Dr. Brian Marr, um dos maiores especialistas no assunto, esteve em São Paulo, a convite do departamento de Oncologia Pediátrica do Hospital Santa Marcelina para participar do Simpósio Internacional de Atenção Integral à Criança com Retinoblastoma. Além da mancha branca nos olhos, Dr. Marr apontou outros sinais que levam os pais a procurarem um especialista: “quando os pais observam que os filhos estão com a visão prejudicada, apresentam algum sinal de estrabismo ou inflamação dos olhos, ao realizar o, eles procuram o especialista e muitas vezes o retinoblastoma é diagnosticado”, revela o especialista.


O oncologista pediátrico e presidente da TUCCA, Dr. Sidnei Epelman, explica que o tratamento do retinoblastoma evoluiu muito nos últimos anos.


Atualmente é utilizada uma técnica chamada de quimioterapia intra-arterial (dentro do globo ocular) feita na artéria oftálmica, onde é utilizado um cateter, que vai da artéria femoral até o olho da criança. A dose de quimioterapia usada é menor que a usada quando se utiliza por via sistêmica.


"É um privilégio ter a possibilidade de conseguir não só curar, mas salvar o olho da criança. O tratamento padrão é a enucleação (retirada do olho), mas com a quimioterapia intra-arterial podemos salvar o olho e a visão da criança.
O tratamento que a TUCCA oferece, em parceria com o Hospital Santa Marcelina, é comparado ao oferecido nos Estados Unidos e em algumas cidades da Europa. A observação foi feita por um dos maiores oncologistas pediátricos do mundo, Dr. Ira Dunkel, do Memorial Sloan Kettering Cancer Center, durante o simpósio. em visita em Brasil. “Estive no Hospital Santa Marcelina em 2011, quando foi inaugurado o primeiro centro especializado em tratamento do retinoblastoma do Brasil. O nível de tratamento oferecido aqui é altíssimo. O nível equipe de oncologia pediátrica, a tecnologia e a abordagem multidisciplinar são fundamentais para o sucesso no tratamento da doença e é comparado ao que nós vemos, diariamente, nos grandes centros de oncologia pediátrica de Nova York, por exemplo”, revela o médico que também esteve no Brasil para o evento promovido pela TUCCA e Hospital Santa Marcelina.


A Irmã Monique Bourget, diretora médica do Hospital Santa Marcelina, ressalta a importância desse trabalho que vem sendo realizado no tratamento do retinoblastoma.


“O Hospital Santa Marcelina em parceria com a TUCCA oferece um tratamento que busca resgatar a autoestima da criança, principalmente porque consegue preservar o olho dela e dá a possibilidade para que ela não seja prejudicada no futuro, com uma possível perda da visão. O tratamento visa um restauro total da saúde e é de primeiro mundo”.
Além da cura do paciente, outro foco da TUCCA é garantir a qualidade de vida das crianças. Para isso, é oferecido a elas um tratamento multidisciplinar, como explica a vice-presidente da TUCCA, Dra. Claudia Epelman. “O diagnóstico do câncer afeta cada família de uma maneira. É necessário olhar o paciente de seu viés psicológico, social, cultural e econômico. Nós cuidamos do indivíduo e não da doença. Por isso, na abordagem multidisciplinar, o assistente social, o psicólogo, o oncologista, o oftalmologista... Todos tem papel fundamental na melhoria da qualidade de vida do paciente”.


O Departamento de Oncologia Pediátrica do Hospital Santa Marcelina é referência no mundo, e um dos poucos no país que realizam a técnica. Além disso, o Hospital em parceria com a TUCCA oferece o tratamento sem qualquer custo para o paciente e a família, atendendo todas as necessidades que compreendem o diagnóstico, tratamento e reabilitação.
Em outubro, na África do Sul, vai ocorrer o congresso da International Society of Paediatric Oncology SIOP, o mais importante na área de oncologia pediátrica e os resultados alcançados pela oncopediatria do Hospital Santa Marcelina em parceria com a TUCCA serão apresentados.

Sobre a TUCCA
A TUCCA – Associação para Crianças e Adolescentes com Câncer é uma organização não governamental, sem fins lucrativos, que oferece tratamento multidisciplinar de excelência a crianças e adolescentes carentes com câncer, sem custos ao paciente ou à família.
Em 16 anos de atividade, já assistiu mais de 2.300 pacientes, atingindo taxas de cura próximas a 80%, índice 60% acima da média brasileira, igualado somente aos da Europa e dos Estados Unidos. Para otimizar recursos, a TUCCA mantém parceria com o Hospital Santa Marcelina e aplica os valores arrecadados direta e exclusivamente no tratamento, pesquisa, diagnóstico precoce e capacitação de profissionais. Também conta com uma equipe multidisciplinar que assiste o paciente e sua família até que fiquem completamente bem.
Conheça mais em: www.tucca.org.br
Visite a página no Facebook: www.facebok.com/tuccainstitucional

www.ageimagem.com.br
Com. 2985-9823 / 2985-9824
Nextel: (11) 7702.8234 / (11) 7937.7005 / (11) 7806-0413
ID: 55*7*930373/ 55*7*931819/ 55*7*15341
Carolina Klautau
Atendimento
carolina@ageimagem.com.br
Maurício Moura
Coordenador de Jornalismo
mauricio.moura @ageimagem.com.br
Patricia Limeira
Diretora Geral – Jornalismo
patricia.limeira@ageimagem.com.br

Compartilhar
Sala de imprensa Ageimagem
Empresa AGÊNCIA AGEIMAGEM COMUNICAÇÃO CORPORATIVA LTDA
Contato Patricia Limeira
E-mail patricia.limeira@ageimagem.com.br Fone (11) 29859823
Editoria (s) Saúde
"A Maxpress publica pautas e notas de clientes a quem cabe toda e qualquer responsabilidade pelas informações nelas contidas, e pelos direitos eventuais de autoria e de imagem."
vítimas PAUTA FIT SEGURANÇA HUMANAS PROMOVE
crianças CAPACITA MODALIDADE GESTÃO FALTA HCOR
região CIRURGIA VIANNA DANCE CONGRESSO MÉDICA
COMEMORA GRANJA DUAS HORIZONTE MINAS COMBATER
PACIENTES DATA PAIVA BURSITE MATA MANEJO
INAUGURA RAIVA PINDAMONHANGABA PEDALAR APRESENTA DICAS
ÁREA PERGUNTAS DIAGNÓSTICO FUNGO MARKETING SAÚDE
AULA RESPOSTAS NEWTON FITOPATOLOGIA ENSINA SHOPPING
BELO ENDOMETRIOSE METROPOLITANA ANIMAIS ABERTA NUTRICIONISTA
COMUNIDADE CLÍNICAS BRASILEIRO AFIRMA CARDIOVASCULARES JORNADA
AUMENTA AGRICULTORES OFERECENDO HOSPITALAR INFARTO OBESIDADE
ESPECIALISTA FAMILIARES ADULTOS LUIZ PROJETO INFANTIL
GOIÂNIA FMC SOLUÇÕES SERVIÇOS CURSO PSICOLOGIA
INSTITUIÇÕES TRATAR TENDINITE MULHERES MÊS DOENÇAS
GRATUITOS PREVENIR CONSOLIDA LOGÍSTICA Bodytech APM
HOSPITAL LABORATÓRIOS LANÇA MORTALIDADE Abor-GO
busca avançada
MAXPRESS
MAXETRON
Serviços de Tecnologia
e Informações LTDA
Copyright© 2010 Maxetron.
Todos os direitos reservados.
All rights reserved
Política de Privacidade
Portal Maxpress
Grupos editoriais
Arte e Lazer
Feminino e Masculino
Ciência e Ambiente
Geral
Comunicação
Nacional e Mundo
Economia e Finanças
Saúde
Empresas
Transportes
Esportes
Turismo
Portais
Institucional
Produtos e Serviços
Anúncio de banner
Contato
Fale conosco
MaxPR
Públicos
Imprensa Brasil
Corporativo
Governo Brasil
Imprensa latina
Vip
Ferramentas
Distribuidor
Monitor
Prêmios
Serviços
Mailing avulso
Job
Facilidades
Saídas
Minha conta