Home Institucional Produtos e Serviços Estatísticas Newsletter Fale Conosco
Central de Atendimento: (11) 3341-2800
Login
Senha
Esqueci minha senha
Leitura de conteúdo
Pautas | Plano A Comunicação e Eventos | 30/04/2015 16:27:17 | 478 Acessos
Higienização das mãos pode diminuir em 40% casos de infecção em ambiente hospitalar
Visualizar áudio
Associação médica realiza ações de conscientização com a população visitante de hospitais em 15 cidades

A higienização das mãos é a principal medida de prevenção de infecções relacionadas aos cuidados de saúde. Estima-se que a correta lavagem das mãos de profissionais e visitantes de pacientes internados pode diminuir em, pelo menos, 40% os casos de infecções. Os dados são da Organização Mundial de Saúde que, desde 2009, instituiu 5 de Maio como o Dia Mundial da Higienização das Mãos. A Associação de Medicina Intensiva Brasileira (AMIB) promoverá na terça-feira (5.5) ações em 15 cidades para conscientizar os visitantes de hospitais. A atividade marca a primeira “blitz” da Campanha de Prevenção da Infecção na UTI, promovida pela entidade. Em São Paulo, a ação ocorrerá no Hospital São Paulo (Unifesp), localizado na Rua Napoleão de Barros, 715 - Vila Clementino (SP).

Todos os visitantes serão abordados por profissionais que explicarão a importância da lavagem das mãos antes de visitar o paciente e ao sair do hospital. Na ocasião, todos receberão um material ilustrado com os 9 passos para a higienização das mãos. (em anexo)
“Embora seja uma medida extremamente simples, as taxas de adesão a essa medida são muito baixas, chegando a apenas 70% nos centros que apresentam os menores índices de infecção”, diz o médico intensivista Dr. Thiago Lisboa, coordenador da Campanha.

Sobre Infecções em ambiente hospitalar - os índices de infecção nos hospitais brasileiros são preocupantes e se agravam quando os pacientes estão internados nas unidades de terapia intensiva. Os dados nacionais indicam que cerca de 60% dos pacientes em ambiente de cuidados intensivos têm infecção e 70% recebem tratamento com antibióticos em algum momento de sua permanência. A mortalidade global dos pacientes que desenvolvem infecções nas UTIs brasileiras é de 40%.

A mortalidade associada à infecção no ambiente de cuidados intensivos é bastante variável, mudando de acordo com o tipo de UTI (geral, cirúrgica, de trauma, por exemplo), tipo de hospital (terciário, universitário e de baixa ou alta complexidade) e diferentes regiões do Brasil. Porém, o que se devem verificar nos diferentes cenários é um risco maior em pacientes que desenvolvem infecções adquiridas nos hospitais ou UTIs, em comparação aos pacientes sem essa complicação. O impacto desse aumento pode ser na ordem de duas ou três vezes mais.
A preocupação maior está nas bactérias Gram-Negativas, que correspondem, nos estudos, pelo menos a 50% dos episódios de infecções adquiridas nas UTIs, principalmente aquelas que expressam mecanismos de resistência aos antibióticos disponíveis.

Diante desse cenário, a Associação de Medicina Intensiva Brasileira (AMIB) promoverá de abril a novembro de 2015, a Campanha Nacional “Prevenção da Infecção na UTI”. A entidade elencou sete pontos importantes que devem ser observados no combate: Higienização das Mãos; o Uso Racional de Antimicrobianos; o Uso Adequado das Precauções de Contato; o Rastreio e Medidas de Isolamento dos Casos; a Vigilância Epidemiológica; a Limpeza Adequada do Ambiente; e a Educação Continuada dos Profissionais de Saúde.

Como será a Campanha - Para sustentar as ações de conscientização, a AMIB desenvolveu alguns materiais. Serão três cartilhas distribuídas em todas as UTIs do Brasil: do Médico, que trará o conteúdo técnico da abordagem dos 7 Pontos Chaves da Prevenção da Infecção; do Profissional de UTI – Equipe Multidisciplinar, que apresentará como aplicar os 7 Pontos Chaves; e a do Familiar, que também terá a abordagem técnica, porém enfatizando a importância da higienização das mãos e outras formas de prevenir a infecção na visita ao familiar internado.
Estão programadas quatro “Blitz”. A primeira delas acontece terça-feira (5.5), com foco no Dia Internacional da Higienização das Mãos. Em 13 de setembro, as ações serão voltadas para o Dia Mundial da Sepse; 15 de outubro, o Dia Mundial da Lavagem das Mãos; e 10 de novembro, quando se comemora o Dia do Intensivista.

Contato com a Imprensa
Teca Pereira – Assessora de Comunicação/Imprensa
Fone: 11.5098.1111 – Celular/WhatsApp: 11.97603.8715 – Celular: 11.99114.3724
E-mails: teca@planoapp.com.br / tecapereira.jornalista@gmail.com
Skype: tecamucci

Compartilhar
Sala de imprensa Plano A Comunicação e Eventos
Empresa ANDRADE & PASCHOAL COMUNICACAO E EVENTOS LTDA - ME
Contato Teca Pereira
E-mail teca@planoapp.com.br Fone (11) 50981111
Editoria (s) Saúde
"A Maxpress publica pautas e notas de clientes a quem cabe toda e qualquer responsabilidade pelas informações nelas contidas, e pelos direitos eventuais de autoria e de imagem."
vítimas PAUTA FIT SEGURANÇA HUMANAS PROMOVE
crianças CAPACITA MODALIDADE GESTÃO FALTA HCOR
região CIRURGIA VIANNA DANCE CONGRESSO MÉDICA
COMEMORA GRANJA DUAS HORIZONTE MINAS COMBATER
PACIENTES DATA PAIVA BURSITE MATA MANEJO
INAUGURA RAIVA PINDAMONHANGABA PEDALAR APRESENTA DICAS
ÁREA PERGUNTAS DIAGNÓSTICO FUNGO MARKETING SAÚDE
AULA RESPOSTAS NEWTON FITOPATOLOGIA ENSINA SHOPPING
BELO ENDOMETRIOSE METROPOLITANA ANIMAIS ABERTA NUTRICIONISTA
COMUNIDADE CLÍNICAS BRASILEIRO AFIRMA CARDIOVASCULARES JORNADA
AUMENTA AGRICULTORES OFERECENDO HOSPITALAR INFARTO OBESIDADE
ESPECIALISTA FAMILIARES ADULTOS LUIZ PROJETO INFANTIL
GOIÂNIA FMC SOLUÇÕES SERVIÇOS CURSO PSICOLOGIA
INSTITUIÇÕES TRATAR TENDINITE MULHERES MÊS DOENÇAS
GRATUITOS PREVENIR CONSOLIDA LOGÍSTICA Bodytech APM
HOSPITAL LABORATÓRIOS LANÇA MORTALIDADE Abor-GO
busca avançada
MAXPRESS
MAXETRON
Serviços de Tecnologia
e Informações LTDA
Copyright© 2010 Maxetron.
Todos os direitos reservados.
All rights reserved
Política de Privacidade
Portal Maxpress
Grupos editoriais
Arte e Lazer
Feminino e Masculino
Ciência e Ambiente
Geral
Comunicação
Nacional e Mundo
Economia e Finanças
Saúde
Empresas
Transportes
Esportes
Turismo
Portais
Institucional
Produtos e Serviços
Anúncio de banner
Contato
Fale conosco
MaxPR
Públicos
Imprensa Brasil
Corporativo
Governo Brasil
Imprensa latina
Vip
Ferramentas
Distribuidor
Monitor
Prêmios
Serviços
Mailing avulso
Job
Facilidades
Saídas
Minha conta