Pautas | WN & P Comunicação | 25/05/2015 10:06:02 | 737 Acessos
Pesquisa aponta engajamento profissional na área da saúde
Governança clínica e boas práticas de gestão são ferramentas fundamentais para a produtividade e a qualidade dos colaboradores

A Associação Nacional de Hospitais Privados (Anahp) concluiu uma pesquisa inédita no segmento hospitais sobre clima organizacional entre seus associados, em parceria com a consultoria de gestão de negócios Hay Group. O objetivo é trazer ao centro das discussões temas que dizem respeito à gestão das lideranças, a partir de uma agenda de práticas que são pouco exercitadas nos hospitais, como relacionamento, reconhecimento e trabalho em equipe.

As empresas, de um modo geral, têm cada vez mais desafios quando se fala em gestão de Recursos Humanos, mas há setores que podem apresentar dificuldades ainda maiores. No caso da área da saúde, que na última década vem passando por forte processo de profissionalização, a gestão de pessoas pode se tornar um obstáculo ainda maior, por se tratar de uma atividade altamente complexa.

O estudo focou em dois grandes pilares: engajamento e suporte organizacional. E, nesse sentido, a parceria com o Hay Group foi fundamental para o setor, que não costuma trabalhar com essa ferramenta para identificar se estão no caminho certo. A pesquisa, que contou com respostas de mais de sete mil profissionais atuantes em centros hospitalares privados, referências em saúde no território nacional e membros da Anahp, apresentou resultados abaixo das práticas de mercado em relação ao clima organizacional.

Aproximadamente 61% dos colaboradores do setor percebem um clima favorável no ambiente de trabalho, no mercado geral esse número é de 64%. Levando em conta que os hospitais participantes são reconhecidos como os melhores do país, a expectativa era de um desempenho semelhante aos das empresas com as melhores práticas, que apresentam clima favorável para 75% dos respondentes. “Sabemos que existe um grande desafio de liderança em nossos hospitais e os problemas são comuns entre as instituições. Ainda temos uma gestão pouco amadurecida, que não utiliza ferramentas disponíveis. Precisamos de uma gestão menos técnica, do ponto de vista assistencial”, afirma Fábio Patrus, superintendente de Recursos Humanos do Hospital Sírio-Libanês e coordenador do Grupo de Trabalho Gestão de Pessoas (GTGP) da Anahp.

Entre os aspectos que desafiam a gestão hospitalar, tendo em vista o perfil técnico do setor de saúde, continua sendo desenvolver planos de ação capazes de reverter os problemas e as falhas detectados. O estudo também traz à tona o cuidado para que os processos e estrutura de trabalho sejam eficientes, sempre buscando o que há de novo na área, e enfatiza a importância da cooperação entre os colaboradores e equipes. Para Eliana Guglielmoni, Gerente do Hay Group, o desenvolvimento e retenção de equipes eficazes de lideranças deve ser o principal foco de atuação dos hospitais associados à Anahp.

“Com as ferramentas de gestão adequadas é possível fazer um benchmark das melhores práticas para desenvolver e reter líderes, equipes de liderança e outros talentos estratégicos que sejam fundamentais para sustentar o sucesso”, conclui Eliana.

Os hospitais privados têm destaques positivos que elevam a efetividade dos suas equipes. Os colaboradores do setor reconhecem, de forma positiva, a clareza existente em relação aos seus objetivos e ao alto nível de desempenho esperado deles. Além disso, é perceptível um cuidado para que os processos e estrutura de trabalho sejam eficientes, sempre buscando o que há de novo no setor. Porém, o desafio é se aproximar cada vez mais dos resultados do mercado de alto desempenho. Para isso, é fundamental desenvolver líderes com perfis em gestão de pessoas, para que conduzam suas equipes a um novo patamar de clima organizacional, com colaboradores mais efetivos e preparados para as batalhas do dia a dia de trabalho.

Sobre a Anahp:
A Associação Nacional de Hospitais Privados (Anahp) é a entidade representativa dos principais hospitais privados de excelência do País. Criada em 11 de maio de 2001, surgiu para defender os interesses e necessidades do setor e expandir as melhorias alcançadas pelas instituições privadas para além das fronteiras da Saúde Suplementar, favorecendo a todos os brasileiros. Representante de hospitais reconhecidos pela certificação de qualidade e segurança no atendimento hospitalar, a entidade ocupa uma função de estratégica no desdobramento de temas fundamentais para a sustentabilidade do sistema, além de promover ações que transcendem os interesses das instituições associadas, a fim de contribuir para a reflexão sobre o papel da saúde privada no Brasil. Desde a sua fundação, a Anahp é reconhecida também pelos amplos estudos e análises inéditas que vem realizando para o setor e que se tornaram benchmark no mercado hospitalar brasileiro. Conheça a Anahp em www.anahp.com.br.

Sobre o Hay Group:
É uma empresa global de consultoria que trabalha com líderes para transformar estratégia em realidade. Com grande experiência em gestão empresarial e de pessoas, o Hay Group conta com equipe de consultores de excelência e está sempre na vanguarda, investindo fortemente em pesquisas. Hoje a consultoria tem 2.600 funcionários, distribuídos por 85 escritórios em 48 países e atendem mais de sete mil clientes. Além do trabalho de consultoria desenvolvido há quase 70 anos, desde o início de 2012, também tem uma nova área de atuação que oferece ferramentas online relacionadas para apoiar as principais atividades recorrentes de recursos humanos. Essas soluções trazem a expertise do Hay Group, com preço competitivo e produtos de fácil utilização através de plataformas eletrônicas. Para informações adicionais e para conhecer os produtos e serviços, acesse o site www.haygroup.com/br ou as redes sociais: Facebook: Hay Group Brasil e Twitter: @haygroupbrasil

Informações à imprensa:

Anahp – WN&P Comunicação
Nara Bueno: nara.bueno@wnp.com.br
Paulo Augusto: paulo.augusto@wnp.com.br

Hay Group - GWA Comunicação Integrada
Caroline Mártire caroline@gwa.com.br
Tel.: (11) 3030-3000 – ramal 236 / (11) 963966222

Sala de imprensa WN & P Comunicação
Empresa WN & P COMUNICAÇÃO LTDA.
Contato WN&P Comunicação
E-mail wn.p@wnp.com.br Fone (11) 50952660