Pautas | Valor Agregado | 16/06/2015 14:10:17 | 1078 Acessos
Startup CaridadX é premiada por criar novo conceito para doações coletivas no Brasil
A iniciativa surgiu da ideia de buscar soluções tecnológicas na área social

O site CaridadX entrou no ar no começo de 2014, seus co-fundadores desenvolveram um site de crowdfunding de nicho, que tem como maior objetivo associar o uso de tecnologia a um fim social. A intenção é buscar doações para pessoas que possuem algum problema de saúde ou precisam de auxílio e que dependam disso para ter uma vida melhor e mais confortável.

A ideia de criar o site surgiu do fenômeno que vem repercutindo no mundo inteiro, o conceito de crowdfunding, ou seja, financiamento pelas multidões. Esse mercado já está bem desenvolvido nos Estados Unidos, que já começou a segmentá-lo, explorando seus diferentes nichos. No Brasil esse conceito é ainda novidade, onde é possível contar nos dedos o número de sites semelhantes com essa finalidade.

O CaridadX é um projeto que foi criado seguindo os conceitos de startup enxuta, que é cada vez mais comum no mundo de novos empreendedores. A startup surgiu da iniciativa de um dos co-fundadores, Sergio Mainetti Jr, atualmente empresário na área de software e que possui uma empresa física sediada no Parque de Software de Curitiba, ele idealizou o projeto há dois anos e reuniu os outros integrantes ao grupo com os ideais que buscava para a plataforma.

O grupo atualmente é formado por quatro co-fundadores, Sergio Mainetti Jr, Luma Bonette, formada há 3 anos em Publicidade e Propaganda pela PUCPR, José Carlos de Lara Jr, formado em Ciência da Computação há 1 ano pela PUCPR e pelo professor Glauco Fürstenberger, docente dos cursos de Administração e de Marketing e coordenador adjunto da Especialização em Gestão Empreendedora da Escola de Negócios da PUCPR.

Os fundadores viram uma oportunidade de usar a tecnologia para fazer o bem, de um lado muitas pessoas precisam de ajuda e não sabem por onde ou como começar a pedir, e de outro lado estão as pessoas dispostas a contribuir com elas, porém essa interação entre ambas as partes é limitada. A solução encontrada foi criar um canal, o CaridadX, aonde as pessoas podem pedir ajuda e serem auxiliadas por qualquer pessoa no mundo a partir de uma doação ou apenas divulgação das causas online no site. Com o comprometimento e envolvimento das pessoas é possivel arrecadar valores significativos para salvar muitas vivas.

Há 18 meses o site de crowdfunding está online, ao longo desse tempo o site já arrecadou 115 mil reais que beneficiaram mais de 200 famílias, através de 2.239 doações, com um ticket médio de 49,72. Atualmente o grupo reconhece que é um mercado que está em desenvolvimento, mas envolve a cultura de doação brasileira que vem acompanhada de muita desconfiança da população ao realizar transações online e a veracidade das causas.

A plataforma foi criada justamente para facilitar e aumentar as formas de doações, além de tornar possível o trabalho de curadoria em relação às causas submetidas. Cada campanha submetida é analisada e confirmada sua veracidade para ser publicada e ficar disponível para futuras doações.

O projeto pretende adicionar mais funcionalidades à plataforma além da opção de crowdfunding, como rifas, leilões e apadrinhamento, todas voltadas a reverter fundos para as campanhas e como resposta à exigência do mercado brasileiro que interage muito bem com essas funcionalidades.

Bebê Sofia

Uma das causa que gerou maior repercussão na plataforma é o caso do bebê Sofia. Ela nasceu com uma síndrome raríssima que impossibilita o funcionamento normal do intestino e precisa fazer uma cirurgia que é apenas realizada no exterior, para cobrir as despesas sua mãe buscou doações para poder realizar o transplante de intestino da filha. O custo do transplante é muito alto e no Brasil ainda não existe uma pessoa especializada no assunto, com experiência para fazer um transplante numa criança menor de 7 anos. A saída encontrada pela família foi buscar recursos através de doações, para isso procuraram fazer com que o caso da bebê fosse conhecido nacionalmente em todos os meios de comunicação.

Ao final da campanha pela plataforma foram arrecadados R$ 16.774 através de 406 doações. Além das doações no site foram feitas outras formas de arrecadação como rifas, pedágios nas ruas, leilão de artigos e depósitos diretos na conta. A família conseguiu juntar o total de 2,5 milhões de reais, necessários para o transplante e tratamento da Sofia nos Estados Unidos.

A bebê Sofia é apenas uma das muitas causas que são enviadas para site, muitas das causas são criadas por pessoas que já desistiram de recorrer ao governo. Por consequência recorrem a ajuda popular, de desconhecidos, como a única opção viável para salvar seus entes queridos que já não têm mais tempo para depender de justiça ou planos de saúde que não podem cobrir integralmente seus tratamentos.

Responsabilidade Social

No mês de maio de 2015, o grupo recebeu seu o primeiro prêmio na categoria Responsabilidade Social com o projeto CaridadX. A 10ª edição do prêmio Áster, realizado pela ESIC Business & Marketing School foi entregue à equipe, que concorreu com outras duas importantes empresas da região. O projeto espera ajudar o país a se desenvolver na área tecnológica e social, e mostrar que a população tem o poder de mudar parte de sua realidade.

Saiba mais em www.caridadx.com.br

Sala de imprensa Valor Agregado