Eventos | Rosa Arrais | 19/06/2015 18:32:01 | 1129 Acessos
Casa Mega 2015 confirma vocação para decoração sustentável, consciente, criativa e econômica
Em ano de crise econômica, visitar a Casa Mega é ainda mais inspirador para quem quer mudar a decoração de sua própria casa ou para quem quer abrir um negócio. A Casa Mega é uma das atrações da Mega Artesanal, feira que acontece de 30 de junho a 5 de julho, em São Paulo

Desde 2011 a Casa Mega é uma das grandes atrações da Mega Artesanal. Montada no meio da feira, a casa ocupa cerca de 300 m2 do São Paulo Expo (antigo Imigrantes) e chama atenção por ser decorada praticamente com peças reaproveitadas ou que ganharam uma nova utilidade e com produtos feitos à mão. Tudo na Casa Mega tem um toque pessoal e inspirador. Esse ano, a Casa Mega pretende estimular ainda mais o lado artístico ou empreendedor de seus visitantes. "Em períodos de crise econômica e de preocupação com o consumo consciente, precisamos ainda mais de soluções criativas para usar em casa ou, quem sabe, para começar um negócio e aumentar a renda", diz Rita Mazzotti, diretora da WR São Paulo, organizadora da Mega Artesanal.

O conceito da Casa Mega 2015 é o mesmo de suas quatro edições anteriores: cada cômodo é assinado por um artista, que pode contar com a ajuda de outros profissionais para mostrar que o artesanato criativo e de qualidade contribui para o meio ambiente, dá personalidade e alegra desde um cantinho até o cômodo principal da casa. Esse ano, com o tema "A Vida em Cores", os artesãos tiveram um desafio a mais, já que precisaram seguir a cor estipulada para o seu ambiente, abusando de seus diferentes tons para criar um espaço confortável e harmonioso.

Mas isso não é problema para os artistas e artesão convidados para a Casa Mega 2015. Marcos Novak, curador do Clube de Artesanato, por exemplo, promete surpreender com um aconchegante quarto de casal na cor verde, todo projetado e feito em fita têxtil, que deixa de ser coadjuvante e é a grande estrela da decoração. Diferentes tipos e tamanhos de fitas compõem o lustre, as almofadas, os pufes, a colcha, enfim, o artista, arquiteto, designer e curador do Clube de Artesanato mostra mais uma vez que a fita pode fazer toda diferença, seja num pacote ou num quarto de casal.

Já no quarto da jovem, são as matizes da cor rosa que pautaram Ângela Ferraz, do Ateliê A Designer, e Vera Brugin, do Atelier Vera Brugin. Elas criaram um ambiente para uma garota despojada, criativa, que gosta de moda, não se prende a um único estilo e, moderna que é, já adotou o movimento DIY (Do It Yourself ou faça você mesmo). Assim, o quarto "combina descombinando". A cama provençal de ferro, por exemplo, é decorada com almofadas de feltro, enquanto a mesa de cabeceira e a cadeira são revestidas manualmente com tramas de jornal. O tapete é feito à mão, a cortina é arrematada com correntes de pedras, a parede é decorada com um patchwork quitado, e os acessórios incluem maletas de cartonagem, caixas organizadoras forradas com tecido, velas artesanais, garrafas enfeitadas com fitas e rendas e flores, manequim personalisado (v fot o), entre outros produtos manuais, máquinas e ferramentas para a futura estilista.

Quem também promete inspirar os visitantes da Mega Artesanal é a dupla
Amanda Pin e Sheila Abreu. Responsáveis pelo espaço de lazer, elas preparam um ambiente lúdico, vibrante e cheio de cores, bem no espírito do tema da edição de 2015 da Casa Mega. "Vamos resgatar o cubo mágico, a pipa e a amarelinha e mostrar que peças incríveis podem ser criadas com materiais simples como E.V.A, isopor e até meias ", diz Amanda.

Outro ambiente colorido será a sala de jantar, este ano a cargo de Ana Morelli e Rita Paiva. Incansável e iluminada, Rita Paiva ainda assina outro ambiente com o igualmente incansável e contagiante Peter Paiva. Os dois vão mostrar porque estão entre os mais reconhecidos - e queridos - artesãos brasileiros, apresentando dois ambientes: o hall de entrada e a varanda. Rita e Peter mantêm em segredo o que estão preparando, mas quem conhece o trabalho de ambos já sabe que pode esperar ideias incríveis e inspiradoras.

Na Casa Mega, claro, não podia faltar um ateliê. Nas mãos dos artesãos Davi Jansen e Vitória Pericci, será um ambiente para aguçar os sentidos e despertar o artista que existe em cada um. Com o amarelo como base, os dois vão mostrar como as técnicas artesanais e os produtos de artesanato podem inovar a pintura e a decoração do ambiente. "Vamos ter muitas peças prontas, de vários estilos e técnicas. Queremos que só de olhar o público já tenha vontade de pintar, de criar algo", diz Davi. Aguçar a criatividade também é o objetivo de Janaina Suconic e das Confeiteiras Arteiras, que assinarão a cozinha da Casa Mega 2015. "Por enquanto, só podemos adiantar que a cozinha será vermelha, cor que estimula os sentidos e o apetite", diz a chef pâtissier, Janaina.
Quanto à sala de estar da Casa Mega 2015 será assinada por Dina Rocha, o banheiro será decorado pela dupla Flavia Terzi e Dany Bion, o quarto de criança pela equipe da Feltros Santa Fé e a lavanderia por Camila Camargo.

No primeiro ano da Casa Mega, em 2011, o home office ficou no centro das atenções com um lustr e feito com embalagens usadas e cheias de líquidos coloridos. Na cozinha, uma bacia antiga virou a cuba da pia de lavar louças.

2012 foi o segundo ano da Casa Mega e surpreendeu os visitantes com ideias criativas: a cômoda virou floreira e um tijolo foi transformado em vaso e porta-v elas.

Uma casa urbana, decorada com produtos feitos à mão, reaproveitados, reciclados ou sustentáveis. Essa foi a Casa da Mega 2013. O escorredor de macarrão, por exemplo, virou lustre de cozinha.

Em 2014, o tema da Casa Mega foi "Doce Vida'. Para inspirar o público a usar a criatividade e reaproveitar peças que seriam descartadas, os artistas usaram, por exemplo, xícaras para montar um relógio e colheres amarradas como lustre.

Serviço: Mega Artesanal 2015
Dia e hora:
30 de junho (apenas para imprensa e lojistas) das 11h às 19h
01 a 04 de julho (aberto ao público) das 11h às 19h
05 de julho ((aberto ao público) das 11h às 17h
Local: São Paulo Expo (antigo Imigrantes)
Endereço: Rodovia dos Imigrantes, Km. 1,5
Ingresso: R$ 20,00 inteira e R$ 10,00 meia entrada
Proibida a entrada de menores de 12 anos
Organização: WR São Paulo Feiras e Congressos

Mais informações: www.wrsaopaulo.com.br

Sobre a WR São Paulo - Especializada na promoção e organização de feiras e congressos, nacionais e internacionais, iniciou suas atividades em 1992, com a realização de eventos para o setor florestal. Em 2003, entrou no setor de arte, artesanato e artes manuais e, desde então, responde pela realização das principais feiras da área, como Mega Artesanal, Brazil Scrapbooking Show, Brazil Patchwork Show, Scrap & Arte Brasília, Artes nas Gerais, Artesanal Porto Alegre e Patch & Arte. Em 2014, organizou a Artesanal Confeitaria & Festa, que teve sua segunda edição em 2015, mesmo ano em que, em parceria com a Burda Brasil, realizou a Burda Expo, primeira feira de costura doméstica do Brasil.

Data 30/06/2015
Endereço Rodovia dos Imigrantes, Km. 1,5