Home Institucional Produtos e Serviços Estatísticas Newsletter Fale Conosco
Central de Atendimento: (11) 3341-2800
Login
Senha
Esqueci minha senha
Leitura de conteúdo
Pautas | Em Pauta Comunicação | 01/07/2015 10:24:59 | 296 Acessos
Alfredo Castro faz um balanço do ATD 2015, maior evento do mundo na área de Treinamento e Desenvolvimento de talentos
Conforme as tendências mostradas no evento, o desenvolvimento de talento dependerá mais, a cada dia, do próprio profissional

A MOT, empresa especialista no desenvolvimento de talentos, esteve presente no ATD 2015 – International Conference & Exposition, mais importante evento de T&D do mundo. Durante quatro dias, reuniram-se em Orlando (Flórida / EUA) profissionais de 92 países. Foram 9.600 participantes, sendo 24% deles (ou 2.300 pessoas) de fora dos Estados Unidos. Os países que mais levaram profissionais foram Coréia, Canadá, Japão, China e Brasil. A delegação brasileira, com 146 pessoas, era composta por 40% de profissionais que trabalham em desenvolvimento de talentos, fornecendo solução (como a MOT) e 60% dos q ue atuam em empresas.

Para que se entenda a importância deste evento, aconteceram 327 palestras simultâneas e a feira reuniu cerca de 400 expositores, que levaram soluções em desenvolvimento de talentos. Também ocorreram reuniões paralelas, como a realizada pela ABTD (Associação Brasileira de Treinamento e Desenvolvimento), coordenadora da delegação brasileira, com todo o grupo do Brasil, no intuito de discutir as melhores soluções em desenvolvimento de talentos, retenção de profissionais competentes na empresa e preparação de líderes para os desafios de uma sociedade cada vez mais interativa, tecnológica e conectada.

Alfredo Castro, sócio-diretor da MOT, é membro da ATD e palestrou sobre Storytelling, juntamente com um case do banco Bradesco. Ele conta um pouco de sua experiência no evento e das tendências apresentadas lá:

O desenvolvimento do talento depende, cada vez mais, do próprio profissional – “O congresso da ATD em 2015 foi o primeiro no qual a própria associação se autodenominou ‘desenvolvimento de talentos’. Este fato não é apenas uma mudança de nome ou logo, é a grande tendência dos nossos tempos: cada vez menos pensamos em programas muito estruturados para treinar executivos, pois mais e mais o desenvolvimento depende de cada um. O ‘MOT’ principal é a capacidade em desenvolver talentos, talentos que fiquem na empresa, que gerem resultados, que sejam criativos.

Isto foi amplamente discutido na palestra magna proferida pelo premiado professor e pesquisador da Newcastle University (Inglaterra), Sugata Mitra. Ele também é professor visitante do MIT e ficou muito conhecido no mundo empresarial depois de sua pesquisa ‘O buraco na parede’. O título se refere à experiência de colocar um computador preso dentro de um ‘buraco’ na parede em um povoado pobre da Índia, sua terra natal.

Durante a sua palestra na ATD, ele impactou a todos os participantes quando destacou determinados aspectos de sua tese: ‘resolvi testar a reação das crianças no processo de aprendizagem sem a ajuda de professores. Não havia ninguém para ajudar no uso, mas a máquina tinha monitoramento remoto e estava equipada com teclado e mouse. Crianças que não sabiam inglês estavam surfando na web, ensinando umas às outras logo depois de um tempo curto. Ao repetir a mesma experiência em uma comunidade ainda mais isolada, os resultados mostraram o que já sabemos: o ser humano se desenvolve cada vez mais com autonomia e por meio de atividades interativas.’

Isto é, segundo Sugata Mitra, ‘o futuro da educação está na autoeducação’. Por isso, mesmo que ele seja um especialista em educação de crianças, a sua palestra faz muito sentido num congresso como o da ATD: o papel do consultor/facilitador em programas de desenvolvimento de talentos vai mudar radicalmente. Cada profissional deve buscar responder as questões que instigam sua curiosidade e os ambientes de ‘treinamento’ serão cada vez mais participativos, abertos ao conhecimento. Ele chegou a dizer: ‘O emprego dos treinadores não está ameaçado. Será diferente num futuro próximo’.”

O mundo todo tem interesse em Storytelling – “Minha palestra no evento foi uma das quais senti maior interatividade do público! Apresentei os princípios do Storytelling e mostrei como os líderes podem gerar maiores impactos no ambiente de trabalho utilizando estes princípios. Fui convidado para apresentar esta mesma palestra no Summit do Japão (que ocorrerá em outubro) e, uma semana depois, realizar um seminário/workshop sobre storytelling para líderes e executivos na Cidade do México. Isto mostra que não apenas os americanos estão interessados no tema, mas também os asiáticos e latino americanos. A presença de brasileiros na palestra foi grande, em parte porque nos estamos cada vez mais interessados em contar melhor nossas histórias, mas também porque havia uma expectativa sobre a apresentação, pela primeira vez, do caso Bradesco (e da UNIBRAD, Universidade Corporativa) na ATD.

Como somos fornecedores do Bradesco há 20 anos, tendo realizado muitos trabalhos em varias áreas (liderança, técnicas de apresentação, negociação, vendas etc.) conseguimos criar uma palestra na qual os princípios do storytelling puderam servir de ancora para o grande caso (uma história real) na qual o Bradesco, por meio de sua diretora de RH, Glaucimar Peticov, pode mostrar a força de uma universidade corporativa desenvolvendo talentos em uma estrutura que congrega 110 mil funcionários!

Os números são impressionantes, como por exemplo, o investimento de 54 milhões de dólares em treinamento, a estruturação de nove escolas, os programas de treinamento de 12 competências-chave para o banco, e por aí vai.”

O conteúdo do evento impactará as empresas brasileiras nos próximos anos – “O congresso é o maior do mundo neste segmento e possui uma dinâmica muito bem balanceada, já que alinha muito bem o lado Tech e o lado Touch. Os mais de 140 brasileiros trarão para casa soluções, reflexões, novas técnicas e teorias que impactarão o cenário brasileiro nos próximos anos, já que o evento mostra o que há de conteúdo mais moderno para treinar e desenvolver talentos como Coach, Mentoring e Liderança. Ao mesmo tempo, mostra que o lado Tech é fundamental, ou seja, como entregar esse conteúdo, quais são as tendências em plataformas de EAD LMS, XAPI, métodos, desi gn instrucional, aprendizado Mobile etc. São mais de 300 palestras em quatro dias de evento!
Entre elas, há três palestras principais, chamadas de General Sessions. Além disso, há uma super feira, na qual universidades e empresas fornecedoras de tecnologia e métodos para educação apresentam seus cardápios, soluções e técnicas.

A MOT, como sempre, não apenas pesquisou o que há de mais moderno, como palestrou juntamente com o Bradesco e mostrou o que já vem fazendo e o que pretende fazer para seus clientes em programas de T&D, de desenvolvimento de talentos.”

Sobre a MOT

A MOT – Treinamento e Desenvolvimento Gerencial – é uma empresa de soluções em treinamento, desenvolvimento e gestão de pessoas, especialista em desenvolver talentos. Desenvolve programas, palestras, projetos e processos de mudança para levar seus clientes – empresas dos mais variados segmentos – a conquistar competitividade e excelência de desempenho em seus mercados. Formada por uma equipe de cerca de dez profissionais, a MOT é liderada pelos diretores-sócios Alfredo Castro e Valéria José Maria.

Sobre Alfredo Castro

Um especialista em gestão, consultor, autor e palestrante internacional. Assim pode ser definido Alfredo Castro, profissional com formação multidisciplinar (Finanças, Recursos Humanos, Marketing e Liderança), com uma trajetória profissional em vários países e em segmentos diferenciados.

Castro é Presidente da MOT Training and Development (USA) e membro do AdvisoryCommittee da ASTD (American Society for Training and Development), em Washington, e atua como conselheiro no Brasil e no exterior. É também diretor técnico da ABTD – Associação Brasileira de Treinamento e Desenvolvimento - e membro de comissões do IBGC – Instituto Brasileiro de Governança Corporativa. Além de realizar palestras sobre Liderança, Storytelling, Novas Gerações e Gestão Empresarial (em três idiomas), atua também como professor de cursos de MBA da FIA/USP, além de prestar consultoria pela MOT – Treinamento e Desenvolvimento Gerencial, da qual é diretor-sócio.

Informações para a imprensa

Em Pauta Comunicação

(11) 3567-7854 / 3567-7855

Simone Valente – (11) 97666-7022 - simone@empautacomunicacao.com.br

Cristina Thomaz – (11) 99666-5932 / 94730-6616 – ID 35*2*86267 –cristina@empautacomunicacao.com.br

Compartilhar
Sala de imprensa Em Pauta Comunicação
Empresa EM PAUTA COMUNICAÇAO ASSESSORIA E PUBLICIDADE LTDA
Contato Simone Valente
E-mail empauta@empautacomunicacao.com.br Fone (11) 35677854
Editoria (s) Empresas, Recursos Humanos
"A Maxpress publica pautas e notas de clientes a quem cabe toda e qualquer responsabilidade pelas informações nelas contidas, e pelos direitos eventuais de autoria e de imagem."
realiza PISO SANTISTA PARQUE CONCESSIONÁRIA ENERGIA
Salvador FINANCEIRO ONLINE AMÉRICA EMBALAGENS SEGURO
Sodexo SALARIAL ARENA DEBATE REMUNERAÇÃO JURÍDICO
FGTS ESTABILIDADE CLT TEMÁTICO INDENIZAÇÃO USO
ACONTECE INSTITUTO PLASTICS LATINA DIANTE VENDAS
APOIO VAREJO PROJETOS QUALIDADE JORNAIS ATLETA
FUNDAÇÃO GARRAFAS GERAÇÃO APONTA SETOR PRESO
BAIXADA DOAÇÕES SUSTENTÁVEL SOCIAIS RECEBIDO imagem
REUNIRÁ GIFE SETEMBRO FecomercioSP VÔLEI ACIDENTE
IMPORTÂNCIA PAULISTA GRANDE slipper CONTRATO indenizará
ESPECIALISTAS TERCEIROS BRASIL copoliéster TV ex-assessor
EMPREGOS DESENVOLVIMENTO EVENTO Eastar VIÚVA abatido
PREMIAÇÃO APERFEIÇOA APRESENTA Dumbbell AQUECE VIDA
TRATAR MELHORES AMBIENTE Sudeep ANO PAULO
SELECIONARÁ GESTÃO FORMAIS Imagica VINCULADA TRABALHO
ONGS
busca avançada
MAXPRESS
MAXETRON
Serviços de Tecnologia
e Informações LTDA
Copyright© 2010 Maxetron.
Todos os direitos reservados.
All rights reserved
Política de Privacidade
Portal Maxpress
Grupos editoriais
Arte e Lazer
Feminino e Masculino
Ciência e Ambiente
Geral
Comunicação
Nacional e Mundo
Economia e Finanças
Saúde
Empresas
Transportes
Esportes
Turismo
Portais
Institucional
Produtos e Serviços
Anúncio de banner
Contato
Fale conosco
MaxPR
Públicos
Imprensa Brasil
Corporativo
Governo Brasil
Imprensa latina
Vip
Ferramentas
Distribuidor
Monitor
Prêmios
Serviços
Mailing avulso
Job
Facilidades
Saídas
Minha conta