Pautas | Secco Consultoria | 06/07/2015 17:35:49 | 645 Acessos
Dana reconhecida no Prêmio Benchmarking Brasil 2015 com case de reciclagem de borracha

A Dana, uma dos principais empresas do setor automotivo brasileiro e com 68 anos de atividades, acaba de ser reconhecida, pela segunda vez, no Prêmio Benchmarking Brasil 2015. A fabricante ficou entre os projetos Top 10 com o case de Reciclagem de Borracha.

“É motivo de orgulho ter o nosso case de reciclagem de borracha entre os Top 10 do Benchmarking Brasil e ver o nome da Dana tão bem representado entre outras grandes organizações do nosso País é uma manifestação da força dos nossos valores corporativos e prova da dedicação dos nossos times. Mesmo sem a existência de uma cadeia de suprimento desenvolvida como a de pneus para reciclar a borracha, os profissionais da Dana buscaram por anos uma solução que nos permitisse chegar mais perto dos nossos objetivos. Isto nos inspira e fortalece em nosso caminho”, enfatiza e comemora Raul Germany, country manager da Dana para o Brasil.

Sheila Castro, gerente de Gestão Ambiental e Risco da Dana, considera que o prêmio destaca, em especial, a dedicação e empenho dos colaboradores. “Valorizamos a resiliência do nosso time na busca por uma alternativa que aplicasse o triângulo da sustentabilidade: ecologicamente correto, socialmente justo e economicamente viável. Este case contempla os três”, explica.

Esta foi a 13ª edição do Prêmio Benchmarking Brasil e a segunda vez que a Dana participa. Foram apresentados 58 cases, dos quais 28 classificados. O case vencedor foi o Mais Peixes, da Itaipu Binacional, seguido pela Cargill, com o case Pomarola. A diferença de pontuação entre os dez primeiros foi mínima, de apenas 0,63 pontos, o que demonstra o equilíbrio da disputa.

Reciclagem de Borracha na Dana

Desde agosto de 2011, a operação de produtos para vedação do Complexo Industrial da Dana em Gravataí, no RS, passou a reciclar cerca de 50% de todo resíduo de borracha gerado na fábrica. Uma iniciativa colocada em prática graças à persistência de uma equipe determinada e consciente de seu papel na preservação do meio ambiente.

A legislação permite que os resíduos de borracha sejam enviados para um aterro homologado. Apesar disto, a empresa sempre buscou alternativas mais eficazes e que causassem o menor impacto ambiental possível. A solução foi encontrada na prática dos 3Rs: reduzir, reutilizar e reciclar.

Tudo começou há mais de 10 anos, quando, alinhada com a sua Política Ambiental, e empresa buscou reduzir o impacto ambiental de suas operações e começou a desenvolver alternativas para reciclar as peças sucateadas e os resíduos de borracha. Em 2010, fechou parceria com a empresa Batistela, situada em Nova Santa Rita, RS, e atuante no segmento de reciclagem de pneus com mais de 40 anos de atividades, para o desenvolvimento de uma solução que permite reciclar os resíduos de borracha oriundos do processo produtivo da Dana.

Hoje, mais de 50% dos resíduos de borracha gerados na operação são enviados para reciclagem, volume em permanente processo de ampliação. Na outra ponta, a Batistella também está se preparando para receber maior carga.

Sala de imprensa Secco Consultoria
Empresa SECCO CONSULTORIA DE COMUNICAÇÃO
Contato Maristela Secco
E-mail marisec@secco.com.br Fone (11) 56417407