Pautas | AttitudeRP | 24/08/2015 13:24:16 | 2567 Acessos
UNIGEL anuncia reestruturação na gestão e balanço semestral favorável

Pronta para o futuro: margem Ebitda de R$ 244 milhões é 86% maior que a do 1º semestre do ano passado; 82% da dívida passam a ser de longo prazo. Segunda maior petroquímica de capital exclusivamente nacional contrata CEO de mercado e fundador Henri Slezynger assume como chairman do novo Conselho

Ao mesmo tempo em que anuncia a chegada de presidente contratado no mercado e a criação de um conselho, com seu fundador na presidência, a Unigel divulga balanço na direção contrária ao do mercado. O Ebitda (resultado antes de juros, impostos, depreciação e amortização, na sigla em inglês) atingiu R$ 244 milhões e foi 86% maior que o obtido no mesmo período do ano passado, de R$ 131 milhões. Em 2014, a segunda maior petroquímica de capital nacional equalizou a questão do seu endividamento: 82% da dívida passaram a ser de longo prazo.

O bom desempenho da margem Ebitda, que passou de 9% para 17% na comparação semestral, reflete principalmente a melhora operacional da companhia, recuperação do spread (diferença de preço entre matéria-prima e produto final) dos petroquímicos no mercado internacional, incremento nas margens de exportação e desvalorização do real. A receita líquida da companhia foi de R$ 1,4 bilhão, resultado muito próximo ao obtido nos seis primeiros meses de 2014, mesmo com o cenário adverso na economia brasileira.

A melhoria da alavancagem financeira é outro indicador positivo da companhia. Em dólares, a medição da relação entre dívida líquida e Ebitda aponta queda de cinco vezes em dezembro de 2014 para quatro vezes em junho deste ano. A dívida bruta de curto prazo, que em junho de 2014 representava 73% das obrigações totais da empresa, teve seu perfil renegociado. O cronograma de amortização foi alongado e apenas 18% do saldo atual resta no curto prazo.

“O foco da gestão é o crescimento sustentável, combinando investimentos, disciplina financeira e governança. Comercialmente, uma das primeiras medidas que tomamos foi construir uma equipe mais estratégica e qualificada”, diz Reinaldo Kröger, o novo CEO profissional, há 100 dias no comando da companhia.

Kröger anuncia mudanças na operação de distribuição para melhorar a margem do negócio. “Vamos trabalhar com os nossos parceiros distribuidores de forma ainda mais intensa, para alcançar o cliente onde ele estiver e, adicionalmente, estamos criando uma estrutura de escritórios internacionais, de forma a capturar todo o potencial do mercado”, afirma o CEO.

Em 2006, em um movimento de internacionalização dos negócios, a Unigel fez a aquisição de quatro plantas de produção no México, garantindo à companhia acesso privilegiado aos mercados americano e canadense.

Governança – Perto de completar 50 anos, o que acontece em abril de 2016, a Unigel vive um momento importante de renovação com a recém-constituição de seu Conselho. “Considero o desempenho da empresa muito bom, sobretudo quando se leva em conta a atual situação econômica do país”, diz o chairman Henri Slezynger, sócio e fundador do Grupo Unigel. “Pela primeira em sua história, a empresa contratou um CEO, Reinaldo Kröger, que tem aperfeiçoado nossas diretrizes de governança corporativa”, destaca o fundador.
Além de Henri Slezynger, o Conselho da Unigel é formado por seu filho Marc Slezynger e por três membros independentes: Franklin Feder, Pedro Wongtschowski e Ricardo Weiss.

Sobre a Unigel

A Unigel é uma das maiores empresas privadas do setor petroquímico do país. Fundada em 1966, atua nos segmentos de especialidades químicas, acrílicos, fertilizantes, mineração, estirênicos e embalagens. É formada por 15 empresas com unidades no Brasil e México. Seus produtos são utilizados na agricultura, construção civil, mineração e nas indústrias de especialidades químicas, automobilística, têxtil, eletroeletrônicos, utilidades domésticas, alimentos, bebidas e embalagens. Para mais informações sobre nós, acesse www.unigel.com.br.

RICARDO DITCHUN
ricardo.ditchun@attituderp.com
ATTITUDE RP | Atendimento
+55 11 3529-3473 | +55 11 99643-4001
www.attituderp.com

Sala de imprensa AttitudeRP
Empresa MVL COMUNICAÇÃO S/C LTDA.
Contato Ricardo Ditchun
E-mail ricardo@mvl.com.br Fone (11) 30490333