Pautas | G&A | 18/03/2016 09:42:56 | 798 Acessos
Inscrições gratuitas para o Super Sacada já estão abertas
Maior evento de vôlei do mundo chega a Salvador em comemoração ao aniversário da cidade

No próximo dia 2 de abril, Salvador receberá como parte da programação do Festival que comemora o aniversário da Cidade a 1ª edição do Super Sacada, evento de voleibol idealizado e organizado pelo Instituto Vencer.

Tendo como inspiração o torneio holandês Hajraa Buitentoernooi, o Super Sacada contará com 100 redes dispostas na praia do Jardim de Alah para um dia inteiro dedicado à prática amadora de vôlei. Uma área exclusiva para a prática do voleibol sentado, inédito em eventos esportivos no estado da Bahia, também está planejada para a atividade que pretende reunir mais de quatro mil pessoas, a partir de 12 anos e sem limite de idade, e contará com a presença dos ex-campeões Montanaro e Nalbert, padrinhos do evento.

O Super Sacada, patrocinado com exclusividade pelo SporTV através da Lei Federal de Incentivo ao Esporte, é o único evento esportivo em toda a programação cultural de aniversário da cidade. O projeto conta também com a cooperação internacional do torneio Hajraa e com o apoio institucional da Federação Internacional de Voleibol (FIVB), da Confederação Brasileira de Vôlei (CBV), da Federação Baiana de Voleibol (FBV), da Prefeitura de Salvador e da Muzy Corp, responsável pela captação de recursos.

A escolha por Salvador faz parte da estratégia em considerar o Nordeste como um novo vetor de investimento da Lei Federal de Incentivo ao Esporte, uma vez que os investimentos são geralmente concentrados no Rio de Janeiro e São Paulo. No estado do Rio de Janeiro, por exemplo, houve captação de recursos de quase R$ 90 milhões no ano passado. Já no estado de São Paulo foram mais de R$ 105 milhões, ao passo que na Bahia apenas R$ 800 mil foram captados por meio de Salvador. Dessa forma, o Super Sacada triplica todo o valor arrecadado na Bahia em 2015.

Para Jorge Muzy, diretor-geral do Super Sacada, a realização de um evento dessa magnitude no Nordeste amplia tanto os desafios como oportunidades. “A região recebe uma quantidade quase irrisória de investimento incentivado em esporte, e quando recebe é quase sempre para o futebol. É preciso considerar que outras práticas importantes de desporto também atraem jovens e estimulam bons hábitos”, afirma Muzy.

Para participar, os interessados deverão preencher o formulário de inscrições disponível no site do evento (www.supersacada.org.br) e trocar 2kg de alimento não-perecível pelo kit de participação do Super Sacada (gratuito para as 4.000 primeiras inscrições). Todo o alimento arrecadado será doado para a Igreja Presbiteriana da Aliança que distribuirá para os projetos sociais selecionados.

Crianças e jovens entre 12 e 16 anos poderão participar da Escolinha de Vôlei SporTV, onde uma equipe treinada especialmente para o Super Sacada oferecerá aulas sobre os fundamentos do vôlei. Essa atividade contará com a presença do campeão olímpico e mundial Nalbert.

O evento tem ainda o importante apoio técnico do Centro Universitário Jorge Amado – UNIJORGE. A partir dessa parceria, mais de 500 alunos e professores voluntários dos cursos de educação física, nutrição e enfermagem da universidade estão sendo treinados pela equipe da FBV e trabalharão no evento oferecendo orientações sobre os fundamentos do vôlei em todas as redes, atendimentos fisioterápicos para dores e lesões, e atividades voltadas para a saúde e o bem-estar.

Além de proporcionar um dia inteiro de celebração do esporte e do bem-estar, o Super Sacada estará deixando também um importante legado para a formação esportiva de crianças e jovens de todo o estado da Bahia. Após o evento, todos os materiais e equipamentos serão doados para escolas públicas da Prefeitura de Salvador e para escolinhas e projetos da Federação Baiana de Voleibol.

Jorge Muzy está confiante no sucesso do projeto e no legado que o evento deixará para a cidade de Salvador: “Mais do que bater o recorde de participantes, nossa principal meta é deixar um legado para as crianças e jovens de Salvador, pois com a doação de 100% dos equipamentos adquiridos, será possível incrementar a prática do voleibol em escolas e projetos sociais e, quem sabe, descobrir novos talentos para a seleção brasileira”.

SUPER SACADA

Data: sábado, 2 de abril

Horário: Das 08h30 às 16h30

Local: praia do Jardim de Alah, Salvador – BA