Home Institucional Produtos e Serviços Estatísticas Newsletter Fale Conosco
Central de Atendimento: (11) 3341-2800
Login
Senha
Esqueci minha senha
Leitura de conteúdo
Pautas | UNESP | 06/04/2016 10:57:24 | 444 Acessos
Melhor previsão de tempo e clima
Novo sistema meteorológico tem participação de professor da Unesp

 Para os meteorologistas preverem diariamente o tempo, eles utilizam alguns modelos operacionais, entre eles, o Brams - sigla em inglês para Desenvolvimento Brasileiro sobre o Sistema Brasileiro Regional de Modelagem Atmosférica (http://brams.cptec.inpe.br). O Brams é um software que pode prever se irá chover, fazer calor ou frio. Agora, o Brams foi atualizado pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) e sua nova versão permite mais acurácia na previsão de tempo e nos estudos climáticos.

Entre os pesquisadores que desenvolveram a nova versão do programa está o professor da Unesp, Demerval Moreira, do departamento de Física, da Unesp de Bauru. Segundo ele, “o Brams passou a ser uma poderosa ferramenta para diversas pesquisas futuras na área de modelagem atmosférica”. O novo modelo faz previsões simultâneas de tempo e qualidade do ar para a América do Sul.

O professor conta que sua contribuição para o projeto Brams foi por meio do ajuste do modelo de superfície Jules (que atualmente é considerado o nível mais alto em modelagem de superfície), para a região da América do Sul, e o acoplamento deste ao modelo Brams. ”Desta forma, foi possível tornar o modelo atmosférico mais eficiente, mais moderno e com novas funcionalidades”, comenta.

Para ele, o modelo original do Brams não contempla uma infinidade de processos que ocorrem em superfície e que, atualmente, já são bem representado em modelos mais modernos. Por exemplo, não trabalha com a fotossíntese e respiração das plantas - processos importantes que estão relacionados à quantidade de água que a vegetação fornece de volta para a atmosfera (transpiração); ao controle da temperatura da superfície; à emissão ou absorção do dióxido de carbono da atmosfera; entre vários outros efeitos.

“Mesmo os processos que o modelo original do Brams resolve como, o fluxo de calor sensível, pode-se dizer que já não resolve tão bem quanto os modelos de superfície modernos. As formulações foram desenvolvidas em uma época em que o poder computacional era muito inferior ao atual, logo os artifícios de truncamento das expressões matemáticas, para acelerar o código, eram muito mais necessários do que hoje”, explica.

Ao longo do trabalho, o professor introduziu no Brams, o modelo de superfície Jules, que embora seja um modelo desenvolvido no Reino Unido, ele possui inúmeros parâmetros que podem ser ajustados para representar melhor a região de interesse. “Durante o meu doutorado eu fiz inúmeros ajustes no Jules como forma de fazer uma melhor representação dos processos que ocorrem na América do Sul”, diz.

“Atualmente a modelagem numérica é a principal ferramenta do meteorologista previsor. Então, uma melhor previsão numérica implica diretamente numa melhor previsão de tempo e clima, divulgada para a população, defesa civil, agricultores, entre outros”, finaliza.

Maristela Garmes

Compartilhar
Sala de imprensa UNESP
Empresa UNESP - UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA
Contato Fabiana Manfrim
E-mail pautas@unesp.br Fone (11) 56270429
Editoria (s) Ecol./Meio Ambiente
"A Maxpress publica pautas e notas de clientes a quem cabe toda e qualquer responsabilidade pelas informações nelas contidas, e pelos direitos eventuais de autoria e de imagem."
Não há Conteúdos relacionados.
Não há Tag's relacionadas.
busca avançada
MAXPRESS
MAXETRON
Serviços de Tecnologia
e Informações LTDA
Copyright© 2010 Maxetron.
Todos os direitos reservados.
All rights reserved
Política de Privacidade
Portal Maxpress
Grupos editoriais
Arte e Lazer
Feminino e Masculino
Ciência e Ambiente
Geral
Comunicação
Nacional e Mundo
Economia e Finanças
Saúde
Empresas
Transportes
Esportes
Turismo
Portais
Institucional
Produtos e Serviços
Anúncio de banner
Contato
Fale conosco
MaxPR
Públicos
Imprensa Brasil
Corporativo
Governo Brasil
Imprensa latina
Vip
Ferramentas
Distribuidor
Monitor
Prêmios
Serviços
Mailing avulso
Job
Facilidades
Saídas
Minha conta