Home Institucional Produtos e Serviços Estatísticas Newsletter Fale Conosco
Central de Atendimento: (11) 3341-2800
Login
Senha
Esqueci minha senha
Leitura de conteúdo
Pautas | UNESP | 06/04/2016 10:57:24 | 470 Acessos
Melhor previsão de tempo e clima
Novo sistema meteorológico tem participação de professor da Unesp

 Para os meteorologistas preverem diariamente o tempo, eles utilizam alguns modelos operacionais, entre eles, o Brams - sigla em inglês para Desenvolvimento Brasileiro sobre o Sistema Brasileiro Regional de Modelagem Atmosférica (http://brams.cptec.inpe.br). O Brams é um software que pode prever se irá chover, fazer calor ou frio. Agora, o Brams foi atualizado pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) e sua nova versão permite mais acurácia na previsão de tempo e nos estudos climáticos.

Entre os pesquisadores que desenvolveram a nova versão do programa está o professor da Unesp, Demerval Moreira, do departamento de Física, da Unesp de Bauru. Segundo ele, “o Brams passou a ser uma poderosa ferramenta para diversas pesquisas futuras na área de modelagem atmosférica”. O novo modelo faz previsões simultâneas de tempo e qualidade do ar para a América do Sul.

O professor conta que sua contribuição para o projeto Brams foi por meio do ajuste do modelo de superfície Jules (que atualmente é considerado o nível mais alto em modelagem de superfície), para a região da América do Sul, e o acoplamento deste ao modelo Brams. ”Desta forma, foi possível tornar o modelo atmosférico mais eficiente, mais moderno e com novas funcionalidades”, comenta.

Para ele, o modelo original do Brams não contempla uma infinidade de processos que ocorrem em superfície e que, atualmente, já são bem representado em modelos mais modernos. Por exemplo, não trabalha com a fotossíntese e respiração das plantas - processos importantes que estão relacionados à quantidade de água que a vegetação fornece de volta para a atmosfera (transpiração); ao controle da temperatura da superfície; à emissão ou absorção do dióxido de carbono da atmosfera; entre vários outros efeitos.

“Mesmo os processos que o modelo original do Brams resolve como, o fluxo de calor sensível, pode-se dizer que já não resolve tão bem quanto os modelos de superfície modernos. As formulações foram desenvolvidas em uma época em que o poder computacional era muito inferior ao atual, logo os artifícios de truncamento das expressões matemáticas, para acelerar o código, eram muito mais necessários do que hoje”, explica.

Ao longo do trabalho, o professor introduziu no Brams, o modelo de superfície Jules, que embora seja um modelo desenvolvido no Reino Unido, ele possui inúmeros parâmetros que podem ser ajustados para representar melhor a região de interesse. “Durante o meu doutorado eu fiz inúmeros ajustes no Jules como forma de fazer uma melhor representação dos processos que ocorrem na América do Sul”, diz.

“Atualmente a modelagem numérica é a principal ferramenta do meteorologista previsor. Então, uma melhor previsão numérica implica diretamente numa melhor previsão de tempo e clima, divulgada para a população, defesa civil, agricultores, entre outros”, finaliza.

Maristela Garmes

Compartilhar
Sala de imprensa UNESP
Empresa UNESP - UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA
Contato Fabiana Manfrim
E-mail pautas@unesp.br Fone (11) 56270429
Editoria (s) Ecol./Meio Ambiente
"A Maxpress publica pautas e notas de clientes a quem cabe toda e qualquer responsabilidade pelas informações nelas contidas, e pelos direitos eventuais de autoria e de imagem."
Não há Conteúdos relacionados.
PROTEÇÃO INDICADO PLATAFORMAS ONLINE INSIGHTS wearables
COMEMORA SOS ALERTA IMPACTA BRASIL quatix
INAUGURA ATLÂNTICA PLATINUM ESPANHA MATA incrustada
BUSCAM LAB CONSTATA ENCONTRO LINHA Peer
MELHORA GRATUITAS ADULTERADO KASPERSKY MARCA PRODUTOS
ÁREA CONDIÇÕES DIRETAMENTE DIA ENDPOINTS CARGO
REDUZ INOVADORA CUSTOMER AMBIENTAIS BOMBA OLIVEIRA
ATIVIDADES KINGSTON SEMENTE GERAÇÃO GARMIN RONALDO
CURSOS PRODUTOR DESTAQUES TECNOLÓGICAS SELEÇÃO TECNOLOGIA
ALUNOS CELEBRA OFERECENDO MUNDO EXPERIENCE SAMSUNG
CONSUMIDORES VOGUE SOLUÇÕES QUÍMICA QUALIDADE DIRETOR
PROMOVERÁ AWARDS VIDA ESTILO EX REGIONAL
VOLUME ÁUDIO PRESENÇA FAZENDA SAUDÁVEL SUL
ANUAL GARTNER FORMAÇÃO UNIDADE PROTESTE anos
RECURSOS CHOICE PROFISSÕES PRÊMIO custo LATAM
GRATUITOS COMBUSTÍVEL SONY CASA pasto PTC
UNESP INSTITUTO PRODUÇÃO ESPECIAIS UBE ANUNCIA
busca avançada
MAXPRESS
MAXETRON
Serviços de Tecnologia
e Informações LTDA
Copyright© 2010 Maxetron.
Todos os direitos reservados.
All rights reserved
Política de Privacidade
Portal Maxpress
Grupos editoriais
Arte e Lazer
Feminino e Masculino
Ciência e Ambiente
Geral
Comunicação
Nacional e Mundo
Economia e Finanças
Saúde
Empresas
Transportes
Esportes
Turismo
Portais
Institucional
Produtos e Serviços
Anúncio de banner
Contato
Fale conosco
MaxPR
Públicos
Imprensa Brasil
Corporativo
Governo Brasil
Imprensa latina
Vip
Ferramentas
Distribuidor
Monitor
Prêmios
Serviços
Mailing avulso
Job
Facilidades
Saídas
Minha conta