Pautas | Secretaria Geral da Presidência da República | 22/04/2016 09:40:48 | 409 Acessos
Mostra exibirá filmes de países lusófonos

O cinema brasileiro será o principal protagonista da 7ª edição do Festival de Cinema Itinerante da Língua Portuguesa (FESTin), que será realizado de 4 a 11 de maio, em Lisboa, Portugal. Durante oito dias, serão exibidos cerca de 80 filmes, entre longas, curtas e documentários de oito países-membros da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP), que completa 20 anos em 2016. Desse total, cerca de 50 são brasileiros. O Brasil contará com duas mostras exclusivas, uma de longas outra de curtas. O evento tem apoio institucional do Ministério da Cultura (MinC).

Além de filmes brasileiros, serão exibidas produções de Portugal, Angola, Moçambique, Cabo Verde, São Tome e Príncipe, Guiné-Bissau e Timor-Leste. A abertura do festival ficará por conta do longa-metragem Cartas de Amor são Ridículas, da diretora goiana Alvarina Souza Silva.

O festival contará com três mostras competitivas – de longas-metragens, com 11 filmes, de documentários, com seis produções, e de curtas-metragens, com 20 inscritos. Além disso, o evento contará com o FestinArte, seção dedicada a obras que fogem do convencional; a Festinha, com filmes e animações dedicadas à criançada; e uma mostra com filmes que abordam a inclusão social.

Além da exibição de filmes, o festival contará, ainda, com sessão de leitura de contos tradicionais e uma visita didática para crianças à sede da CPLP. Para os adultos, o festival também será a oportunidade de participar de mesas de debates e oficinas.

"O objetivo é promover o cinema em língua portuguesa. Há uma dificuldade de divulgar e estabelecer esse idioma. Faltam filmes e incentivos", afirma a diretora-geral do evento, Léa Teixeira. "Desde a segunda edição, o Brasil é o país com maior número de inscrições. Dos 534 filmes inscritos, cerca de 70% são brasileiros", informa.

O FESTin é organizado pela Associação Cultura e Cidadania da Língua Portuguesa (Asculp), em coprodução com o Cinema São Jorge. Tem parceria estratégica da Empresa de Gestão de Equipamentos e Animação Cultural (Egaec) e apoio financeiro da Câmara Municipal de Lisboa (CML).

Os bilhetes para o festival estarão à venda na Ticketline e na bilheteira do Cinema São Jorge, em Lisboa, a partir desta quarta-feira (20), a 3€ (bilhete normal); 2,50 € (até 25 anos e maiores de 65 anos:); 1,50 € (estudantes e grupos de mais de 10 pessoas/por pessoa); 1,50 € (Mostra CPLP de Documentários/por sessão); Sessões Festinha: 2€ (adultos) e 1€ (crianças até 12 anos).

Cecilia Coelho
Assessoria de imprensa