Pautas | Burson-Marsteller | 15/06/2016 14:54:30 | 605 Acessos
Brasileiros vencem prêmio internacional de sustentabilidade com aplicativo que incentiva uso consciente de recursos

PepsiCo América Latina, juntamente com Young Americas Business Trust e a Organização dos Estados Americanos (OEA), premiaram jovens do México, Bolívia e Brasil que apresentaram soluções a desafios ambientais.

País, junho de 2016. Com objetivo de se aproximar dos jovens latino-americanos e caribenhos, a PepsiCo, juntamente ao YABT e a OEA, lançaram, pelo sétimo ano consecutivo, o Eco-Desafio, uma plataforma de apoio que busca incentivar jovens dessas regiões a criar consciência sobre temas de sustentabilidade ambiental para as futuras gerações. As etapas finais e a cerimônia de premiação do Eco-Desafio 7.0 foram realizadas nesta semana, em Santo Domingo, República Dominicana, durante a sétima edição da TICAmericas, que apoia o desenvolvimento de soluções ambientais e negócios sustentáveis. Os vencedores receberam um prêmio em dinheiro de US$5.000 cada um, para a execução de seus projetos, assim como assessoria para o desenvolvimento dos projetos e acesso a uma ampla rede de troca de conhecimentos.

O projeto, que teve um time brasileiro vencedor, está inserido na temática ambiental da Competência de Talento e Inovação das Américas (TIC Americas), voltada para a jovens empreendedores entre 18 e 34 anos de idade para proporem soluções a negócios inovadores e viáveis, alinhados aos objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas, que promovam o desenvolvimento da região. Nesta edição, foram recebidas 1693 propostas, entre as quais houve doze finalistas para o Eco-Desafio do continente, sendo três finalistas na categoria Eco-Desafio Colômbia, patrocinada pela Postobón, e três finalistas na categoria Eco-Desafio América Central, apoiadas pela CBC.

Os 18 finalistas apresentaram seus projetos a Luis Almagro, Secretário Geral da OEA, e aos assistentes da 46º Assembleia Geral da OEA. Nesta edição do programa foram premiadas, nos quatro desafios ambientais as seguintes equipes:

• Sumet Lum óleos - México - Eco-Desafio 1: Categoria de Agricultura sustentável;
• Green Blocks - México - Eco-Desafio 2: Categoria de Reciclagem de PET;
• Regare - Bolívia - Eco-Reto 3: Categoria de Acesso à água;
• Pague Verde - Brasil - Eco-Reto 4: Categoria de Aplicativo ecoamigável;
• Menos resíduos, mais alimentos - Eco-Reto Colômbia;
• Reciklos - El Salvador - Eco-Reto América Central.

Além disso, a PepsiCo e o YABT também elegeram a Mulher Empreendedora das Américas, com uma premiação de $2.000 (dois mil dólares). O valor foi entregue a Lucitania Castillo, representante do projeto “Jompeame”, com o objetivo de permitir às mulheres jovens, o acesso a mais oportunidades de desenvolvimento, motivá-las a ter um papel ativo na sociedade por meio do empreendimento, e conquistar, desta forma, um crescimento econômico mais equitativo.

“Um dos maiores valores da TIC Américas e do Eco-Desafio não é somente ganhar um prêmio, e sim as oportunidades que esta plataforma oferece aos jovens para criar redes, para conhecer potenciais sócios ou investidores, e colocar suas ideias em prática ou expandi-las. Então, aproveitem esta oportunidade!”, disse, dirigindo-se aos jovens participantes, Gabriela de la Garza, Diretora de Sustentabilidade para América Latina da PepsiCo.

Liderado pela PepsiCo, junto com suas sócias, as engarrafadoras CBC e Postobón, o Eco-Desafio é desenvolvido anualmente com o objetivo de impulsionar e oferecer oportunidades a jovens da América Latina e o Caribe para desenvolverem soluções que ajudem a conservar os recursos naturais e minimizar o impacto no meio ambiente, assim como incentivar a inovação e o espírito empreendedor entre os jovens da região. Na edição de 2016, a iniciativa conta também com o apoio do Banco Interamericano de Desenvolvimento e do BanReservas.

A PepsiCo é guiada por sua visão de negócios de ‘Performance com Propósito’, que significa entregar ótimo desempenho, fazendo as coisas certas para as pessoas e para as comunidades ao redor do mundo. “O desenvolvimento da juventude está alinhado a nossa visão de sustentabilidade de ‘Perfprmance com Propósito’. É por isso que, nesta edição do Eco-Desafio, propomos aos jovens alguns desafios ligados a problemas ambientais relacionados ao nosso negócio; dessa forma, mostramos, na prática, a importância de aproximar a sociedade e a iniciativa privada na busca de soluções inovadoras”, disse Leonel Ruiz, Gerente Geral da PepsiCo Bebidas América Central e Caribe.

Os 18 finalistas do Eco-Reto tiveram a oportunidade de apresentar seus projetos a Luis Almagro, Secretário Geral da OEA, e aos assistentes da 46º Assembleia Geral da OEA. “Os projetos apresentados este ano são, sem dúvida, soluções inovadoras. Convido vocês a aproveitarem as oportunidades de aprendizado e relacionamento que este evento oferece. Acreditem, este é um dos maiores benefícios que este programa tem”, finalizou Ruíz.

Conheça os Vencedores

• Eco-Desafio 1: Agricultura sustentável
Sumet Lum Óleos Essenciais - México

Sumet Lum Óleos Essenciais reutiliza os resíduos frutais gerados por mercados públicos, quitandas, grupos de produtores agrícolas, entre outros, para fabricar óleos essenciais e outros compostos biológicos de interesse industrial. Os óleos essenciais Sumet Lum promovem também o turismo em Chiapas, criando embalagens que incorporam elementos próprios da região.
Membros da equipe:
Adriel Alejandro Aguilar Morgan / Claudia Alejandra Morgan López / Eder Caballero Moreno

• Eco-Desafio 2: Reciclagem de PET
Greenblocks - México
Greenblocks fabrica insumos sustentáveis para a construção, a partir da reciclagem de resíduos plásticos, e oferece oportunidades de trabalho formal para pessoas em condições de pobreza em Chiapas. Os plásticos reciclados são triturados e incorporados em materiais de construção, como ecoblocos, ecopaineis e ecotetos.
Membros da equipe:
Eder Armando Caballero / Gabriel Castañeda Nolasco / Marco Antonio Jiménez Escobar
• Eco-Desafio 3: Acesso à água
Regare - Bolívia

REGARE oferece uma solução tecnológica para a coleta, armazenamento e distribuição de água durante a época de chuvas.
Esse sistema se torna inovador, rentável e amigável com o meio ambiente e é apresentado como uma estratégia de adaptação à mudança climática, permitindo um aproveitamento adequado da água.
Membros da equipe:
Gloria Ordóñez Valenzuela / Winny Sejas Lazarte / Sergio Vargas Aranda / Sergio Rossales Vargas Maya Vargas Villaroel

• Eco-Desafio 4: Aplicativo ecoamigável
Pague Verde - Brasil
Pague Verde é um aplicativo web e para celular que educa, motiva e empodera as pessoas para consumirem água e eletricidade com responsabilidade. O aplicativo facilita ao usuário monitorar seu consumo e dá recursos para melhorar essa economia.
Marcelo Andriolli / Heider Berlin / Alexandre Vieira / Diogo Ferreira Alvos

• Eco-Desafio Colômbia - Menos resíduos, mais alimentos
“Menos resíduos, mais alimentos” reincorpora os resíduos agroindustriais (vegetais ou do amido) ao processo produtivo, mediante a produção de xaropes naturais açucarados utilizados como adoçantes que aportam baixas calorias no produto final. Graças a esse processo inovador, é possível recuperar entre 70% e 90% dos resíduos de frutas e vegetais.
Membros da equipe:
Karen Alejandra Bueno Zabala/ Angela Adriana Ruiz Colorado / Paola Cristina Giraldo / Lida Isabel Tamayo

• Eco-Desafio América Central – Reciklos - El Salvador
Reciklos é um dispositivo tecnológico que promove uma nova cultura de reciclagem PET em El Salvador, procurando mudar a maneira tradicional de reciclar e incentivando os cidadãos, de forma lúdica, a reciclarem massivamente.
Caleb Padilla / Ernesto Fuentes / David Fuentes

Sobre Eco-Reto
Em 2009, a PepsiCo e o YABT se associaram para criar o Eco-Desafio, uma categoria de prêmios dentro da TIC Américas focada em projetos inovadores que oferecem soluções criativas aos problemas ambientais de nosso hemisfério. Em 2013, a CBC e o YABT se associaram para criar o Eco-Desafio América Central e, em 2014, a Postobón se uniu com o objetivo de juntar forças na Colômbia.
SOBRE A PEPSICO

Os produtos da PepsiCo são apreciados pelos consumidores mais de um bilhão de vezes por dia em mais de 200 países e territórios ao redor do mundo. Com receita líquida de mais de US$ 63 bilhões em 2015, impulsionada por um portfólio complementar de alimentos e bebidas, que inclui as marcas FRITO – LAY®, GATORADE®, PEPSI-COLA®, QUAKER® e TROPICANA®, a companhia possui 22 marcas que geram mais de US$ 1 bilhão cada em vendas estimadas anualmente no varejo.

No Brasil desde 1953, a PepsiCo é uma das principais empresas de alimentos e bebidas do país e atua no mercado por meio de marcas preferidas e reconhecidas como QUAKER® (cereais, barras de cereais e biscoitos), TODDY® (achocolatado em pó, achocolatado pronto para beber e biscoitos), MÁGICO® (achocolatado em pó), TODDYNHO® (achocolatado pronto para beber),ELMA CHIPS® (pipoca, amendoins, snacks a base de trigo), LUCKY®, TORCIDA®, RUFFLES®, DORITOS®, CHEETOS®, FANDANGOS®e FOFURA®(snacks), EQLIBRI™ e MABEL® (biscoitos), GATORADE® (bebidas esportivas), LIPTON® Ice Tea (chá pronto, em parceria com a Unilever), KERO COCO® e TROP COCO® (água de coco), H2OH!®, MOUNTAIN DEW® e PEPSI-COLA® (bebidas com gás), e DRINKFINITY® (sistema de bebidas portátil e pessoal).

A companhia conta com 15 plantas e cerca de 100 filiais de vendas localizadas em todo território brasileiro e com o talento de mais de 13 mil funcionários. Desde 1997, a empresa mantém estreita parceria com a Ambev – Companhia de Bebidas das Américas – para a produção, comercialização e distribuição de PEPSI®, H2OH!®, GATORADE®, LIPTON® Ice Tea e MOUNTAIN DEW®, aos mais de um milhão de pontos de venda pelo país.

No coração da PepsiCo está a Performance com Propósito - nosso objetivo de entregar uma performance financeira ainda melhor e, ao mesmo tempo, criar um crescimento sustentável e valor para os acionistas. Na prática, a Performance com Propósito significa fornecer uma ampla gama de alimentos e bebidas que vão desde os produtos mais saborosos até os mais saudáveis; encontrar formas inovadoras para minimizar nosso impacto no meio ambiente e reduzir os custos operacionais; proporcionar um ambiente de trabalho seguro e inclusivo para nossos funcionários a nível mundial; e respeitar, apoiar e investir nas comunidades onde atuamos.

Para saber mais sobre a PepsiCo Brasil, acesse www.pepsico.com.br ou acompanhe:
• Twitter | @PepsicoBrasil
• Facebook | http://www.facebook.com/PepsiCoBrasil
• PepsiCo Press Releases | http://www.pepsico.com.br/releases/
• PepsiCo Vídeos | http://www.youtube.com/user/pepsicobr

Para saber mais sobre a PepsiCo no mundo, acesse www.pepsico.com ou acompanhe:
• Twitter | @PepsiCo
• Facebook | http://www.facebook.com/PepsiCo
• PepsiCo Blogs | http://pepsicoblogs.com/
• PepsiCo Press Releases | http://www.pepsico.com/Media/Press-Releases.html
• PepsiCo Multimedia | http://multimedia.pepsico.com/
• PepsiCo Videos | http://www.youtube.com/user/PepsiCoVideo

Relações com a Imprensa - PepsiCo:
Corporativo – Burson-Marsteller
Gabriel Guimarães – 11 3094-2295 // gabriel.guimaraes@bm.com
Leonardo Guariso – 11 3094-2290 // leonardo.guariso@bm.com

Marcas alimentos – Burson-Marsteller
Leonardo Sola – 11 3094-2269 // leonardo.sola@bm.com
Rafael Medeiros – 11 3094-2249 // rafael.medeiros@bm.com

Marcas Pepsi, H2OH!, Lipton Ice Tea, Kero Coco, Drinkfinity e Mountain Dew – In Press
Izabella Marconi – 11 3323-3778 // izabella.marconi@inpresspni.com.br
Danielle Júlio – 11 3323-1596 // danielle.julio@inpresspni.com.br
Beto Camargo – 11 3323-1648 // beto.camargo@inpresspni.com.br

Reaproveitamento de Coco
Por último, na categoria Agricultura Sustentável, o projeto Reaproveitamento de Coco, de Tamires Barreto e equipe, busca propor uma alternativa para o resíduo do coco verde, tornando sua fibra e pó em matéria prima rentável. A produção baseia-se na captação, seleção, extração da fibra, peneiramento, tratamento e prensagem. Ao fim, é gerado um subproduto, o pó, que após tratamento já está pronto para ser utilizado na agricultura e jardinagem. Além disso, através da formulação de placas da fibra é possível desenvolver divisórias e revestimentos para construção civil, caixas para embalagens ecológicas, entre outras aplicações.

O concurso é patrocinado pela PepsiCo LAB desde 2010, e é realizado em parceria com a Young Americas Business Trust (YABT), como parte da Competição de Talento e Inovação das Américas. A avaliação dos projetos foi feita por ambas as organizações, PepsiCo LAB e YABT.

Sobre o Eco Desafio
O Eco Desafio é uma competição realizada nos países da América Latina e nos Estados Unidos pela PepsiCo LAB e pela Young American Business Trust (YABT) e faz parte da competição Talento e Inovação das Américas, da TIC Américas. A iniciativa recebe ideias ou projetos empreendedores que proponham soluções para desafios ambientais.

Em 2013, o Eco Desafio premiou a equipe brasileira Courrieros com a proposta de oferecer um serviço de entrega utilizando bicicletas na cidade de São Paulo. O Ecolivery Courrieros, como foi chamado o projeto, é uma forma alternativa que não utiliza combustível fóssil e não emite CO2 na atmosfera.

Sobre Young Américas Business Trust
A Young Americas Business Trust (YABT) é uma organização sem fins lucrativos que trabalha em cooperação com a Secretária Geral da Organização dos Estados Americanos (OEA) para promover o desenvolvimento econômico e social dos jovens no hemisfério ocidental e em todo o mundo. A YABT executa uma série de atividades voltadas para o empreendedorismo, tendo a TIC Americas como seu principal programa. Para saber mais sobre o YABT, acesse o site www.yabt.net.

SOBRE A PEPSICO

Para saber mais sobre a PepsiCo Brasil, acesse www.pepsico.com.br ou acompanhe:
• Twitter | @PepsicoBrasil
• Facebook | http://www.facebook.com/PepsiCoBrasil
• PepsiCo Press Releases | http://www.pepsico.com.br/releases/
• PepsiCo Vídeos | http://www.youtube.com/user/pepsicobr

Para saber mais sobre a PepsiCo no mundo, acesse www.pepsico.com ou acompanhe:
• Twitter | @PepsiCo
• Facebook | http://www.facebook.com/PepsiCo
• PepsiCo Blogs | http://pepsicoblogs.com/
• PepsiCo Press Releases | http://www.pepsico.com/Media/Press-Releases.html
• PepsiCo Multimedia | http://multimedia.pepsico.com/