Home Institucional Produtos e Serviços Estatísticas Newsletter Fale Conosco
Central de Atendimento: (11) 3341-2800
Login
Senha
Esqueci minha senha
Leitura de conteúdo
Coletivas | Anistia Internacional Brasil | 29/07/2016 13:09:14 | 662 Acessos
Rio 2016: Jogos Olímpicos marcados por remoções e alto número de homicídios cometidos pela polícia
Marque a data: COLETIVA DE IMPRENSA, 2 de agosto, RIO

Jovens vítimas de remoção e da violência das forças de segurança estarão disponíveis para entrevista

Sport and Rights Alliance discute recomendações apresentadas ao COI - Comitê Olímpico Internacional para garantir que violações de direitos humanos e a corrupção não ocorram nos próximos eventos esportivos.

A preparação para a realização dos megaeventos esportivos no Brasil foi marcada pela remoção forçada de milhares de moradores para dar lugar à infraestrutura do evento, além de um grande número de homicídios cometidos pela polícia. Esses temas serão a pauta do encontro entre a Anistia Internacional e a Terre des Hommes na coletiva de imprensa que ocorrerá três dias antes do início dos Jogos Olímpicos, no Rio de Janeiro.

Serão os porta-vozes de suas próprias histórias: uma jovem, que foi removida de sua casa para a construção do Parque Olímpico; um morador do Complexo da Maré e vítima da violência que foi atingindo durante a ocupação do Exército no contexto da segurança para a Copa do Mundo de 2014; o pai de um dos 5 jovens que foram mortos em Costa Barros em 2015.

A Sport and Rights Alliance (SRA), é uma coligação de grandes organizações de esportes e direitos humanos que apresentará ao Comitê Olímpico Internacional - COI um conjunto de novas recomendações com o objetivo de erradicar abusos de direitos humanos e corrupção ligados a grandes eventos esportivos.

A coletiva de imprensa será na próxima terça-Feira, 2 de agosto, às 10 horas, no Casarão Ameno Resedá:

Rua Pedro Américo, 277 – Catete
Estação de metrô mais próxima: Catete (500m)


Porta-vozes disponíveis:

Andrea Florence, especialista da organização Terre des Hommes no impacto das Olimpíadas em crianças que sofreram remoções forçadas ligados aos jogos.

Naomy Oliveira, jovem de 14 anos que vivia na Vila Autódromo, bairro destruído pelos por remoções para dar lugar ao Parque Olímpico de 2016.

Renata Neder, assessora de direitos humanos da Anistia Internacional Brasil que falará sobre os homicídios cometidos pela polícia e os resultados de um novo app para denunciar violência armada no Rio, criado um mês antes dos jogos.

Vitor Santiago, de 30 anos, morador da favela da Maré, que escapou por pouco de disparos feitos pelo exército em uma operação de segurança durante a Copa do Mundo, mas ficou paraplégico.

Carlos Henrique Souza, pai de Carlos Eduardo, um dos 5 jovens mortos por policiais com 111 disparos, em 2015.

Sylvia Schenk, da Transparency International Germany, que irá falar pela SRA sobre as recomendações encaminhadas para o COI.

Histórico

Depois que o Rio foi escolhido para sediar os Jogos, há sete anos, mais de 22 mil famílias foram desalojadas, segundo dados apresentados pela Prefeitura do Rio de Janeiro. A pesquisa realizada pela Terre des Hommes mostra como a dimensão do impacto sobre as crianças, quando essas remoções ocorrem sem o devido encaminhamento e indenizações. Depois da mudança de local, muitas crianças perdem direitos básicos, como escola, assistência médica especializada, transporte adequado e seguro, além da perda dos laços de família e com o bairro.

O Brasil é um dos países mais violentos do mundo, com cerca de 60 mil homicídios por ano. Muitas dessas mortes são cometidas pelas forças de segurança - no Rio, no ano passado, um em cada cinco assassinatos foi cometido pela polícia - e as vítimas são, em sua maioria, jovens negros moradores de favelas e periferias. Apesar da promessa de que o evento iria tornar a cidade mais segura quando o Rio foi escolhido como sede dos Jogos, o número de mortes causadas pela polícia aumentou nos meses que antecedem o evento. A Anistia registrou a mesma tendência no Rio de Janeiro e em São Paulo, duas cidades-sede, antes da Copa do Mundo de 2014.

Violações de Direitos Humanos ligadas a grandes eventos esportivos não são um fato isolado no Brasil, e sim mais um exemplo de que grandes eventos esportivos realizados em países com histórico grave de abusos tendem a exacerbar violações que já ocorrem. Outros exemplos incluem Beijing 2008, Sochi 2014, Baku 2015 e Qatar 2022.

A SRA - que compreende a Anistia Internacional, Football Supporters Europe, Human Rights Watch, a International Trade Union Confederation [Confederação Sindical Internacional], Terre des Hommes, a Transparency International Germany [Transparência Internacional na Alemanha] e UNI Global Union [Union Network International- Rede Internacional de Sindicatos] - vai distribuir um conjunto de novas recomendações de grande alcance ao COI para erradicar violações causadas ou agravadas por um grande evento esportivo. Estas recomendações serão discutidas na coletiva de imprensa, com foco na necessidade urgente do COI de incluir disposições sobre direitos humanos na próxima revisão do Contrato de Cidade Sede de 2024.

Notas ao Jornalista:

• Observe que o espaço reservado para a realização da coletiva de imprensa é limitado, por favor entre em contato para fazer seu credenciamento o quanto antes.
• Credenciamento obrigatório.
• Por favor informe veículo e quantas pessoas na equipe.


Informações para a Imprensa

Mariana Oliveira e Daiene Mendes
Tel: + 55 21 3174 8627
E-mail: imprensa@anistia.org.br
Twitter: @AInaRedacao
www.anistia.org.br

 

Data 02/08/2016
Endereço Rua Pedro Américo, 277 - Catete
Cidade RIO DE JANEIRO Estado RIO DE JANEIRO País BRASIL
Compartilhar
Sala de imprensa Anistia Internacional Brasil
Empresa ANISTIA INTERNACIONAL BRASIL
Contato Imprensa
E-mail imprensa@anistia.org.br Fone (21) 31748680
Editoria (s) Cidades, Polícia, Esportes
"A Maxpress publica pautas e notas de clientes a quem cabe toda e qualquer responsabilidade pelas informações nelas contidas, e pelos direitos eventuais de autoria e de imagem."
Não há Conteúdos relacionados.
Não há Tag's relacionadas.
busca avançada
Banner Jornal da Usp
MAXPRESS
MAXETRON
Serviços de Tecnologia
e Informações LTDA
Copyright© 2010 Maxetron.
Todos os direitos reservados.
All rights reserved
Política de Privacidade
Portal Maxpress
Grupos editoriais
Arte e Lazer
Feminino e Masculino
Ciência e Ambiente
Geral
Comunicação
Nacional e Mundo
Economia e Finanças
Saúde
Empresas
Transportes
Esportes
Turismo
Portais
Institucional
Produtos e Serviços
Anúncio de banner
Contato
Fale conosco
MaxPR
Públicos
Imprensa Brasil
Corporativo
Governo Brasil
Imprensa latina
Vip
Ferramentas
Distribuidor
Monitor
Prêmios
Serviços
Mailing avulso
Job
Facilidades
Saídas
Minha conta