Home Institucional Produtos e Serviços Estatísticas Newsletter Fale Conosco
Central de Atendimento: (11) 3341-2800
Login
Senha
Esqueci minha senha
Leitura de conteúdo
Pautas | SG Comunicação & Imagem | 16/08/2016 09:28:24 | 1058 Acessos
"Portinari Para Crianças" chega ao mercado brasileiro
Visualizar imagem
TSP Editorial lança coleção em homenagem ao pintor modernista

Já se disse que a arte é uma mentira que nos permite conhecer a verdade. Se a arte for a obra de Portinari (1903-1962), um dos maiores pintores do Brasil e do mundo, que verdades e valores não revelaria? Pensando na intertextualidade entre arte e educação, a TSP Editorial, depois de 3 anos e meio de pesquisas e revisões, lança a coleção paradidática “Portinari Para Crianças”. Inspirada na obra do pintor paulista, a coleção é composta por 7 livros de leitura (que abrangem do ensino infantil ao fundamental, do 1º ao 5º ano), 6 livros do professor, 125 pranchas com telas do artista e 1 DVD com 125 imagens para imprimir de todas as obras que ilustram os livros.

A coleção teve o apoio de João Candido Portinari, filho único do pintor e diretor-presidente do Projeto Portinari, no Rio de Janeiro, e supervisão da arte-educadora e coordenadora do Núcleo de Arte-Educação e Inclusão Social do Projeto Portinari, Suely Avellar. Ela é coautora dos livros do professor. Os textos são das escritoras Maria Lucia Lima, Fátima Miguez e Lucia Fidalgo e o projeto gráfico, da designer Julia Lima. Direcionada aos estudantes e professores das redes pública e privada, a coleção “Portinari Para Crianças” custa R$ 69 por aluno. Cada livro é destinado a um ano letivo.

A partir de telas e gravuras de Portinari, foram criados poemas e textos em forma de narrativas, que dialogam com as imagens por ele criadas. Portinari foi um dos pioneiros, no Brasil, a retratar o negro e o índio. Dedicou-se a retratar os trabalhadores e figuras populares em suas diversas atividades (o lavrador de café, a lavadeira, o seringueiro, o garimpeiro, o músico, o jangadeiro, o operário, o estivador, o cangaceiro, a baiana). Eles aparecem em diferentes contextos, na sua cidade natal, na favela, como migrantes ou retirantes. Portinari é considerado o principal pintor modernista a tratar questões de identidade e etnia e, por consequência, das raízes do Brasil.

Mais do que linhas e cores, a obra de Portinari revela valores fundamentais para crianças e jovens em formação. A coleção propõe uma conexão entre as telas e temas do Brasil, do mundo e de formação de crianças e jovens nessa faixa etária, dos 04 a 10 anos. Os títulos se dividem em: Educação Infantil – “Os Meninas” e “As Meninas”; 1º ano – “Jogos e Brincadeiras”, 2º ano – “Brasil Festeiro”, 3º ano – “Festa na Floresta Brasileira”, 4º ano – “Riquezas do Brasil” e 5º ano – “História do Brasil em Traços e Cores”, cada qual prestando uma homenagem ao pintor e chamando a atenção para fatos e experiências educacionais. “A proposta é o ensino da arte de maneira muito agradável e intuitiva, com o uso de diversas outras disciplinas, como História, Economia, Sociologia, Antropologia e Biologia. A infância é um tema fundamental na obra de Portinari. Nosso trabalho foi apenas o de explorar as potencialidades desse tema e apontar caminhos de aprendizado para pais, professores e alunos”, explica Luiz Fabricio Argentieri, sócio-fundador da TSP Editorial e idealizador da coleção. 

Na coleção de nível infantil, dirigida a crianças de 04 a 06 anos, frases poéticas, escritas por Maria Lucia Lima, falam de ações, preferências e comportamentos de meninos e meninas, conduzindo os pequenos leitores ao acervo da obra de Portinari. Os temas remetem à infância do artista em Brodowski, sua cidade natal, no interior do Estado de São Paulo. A tela “Meninos Brincando”, de 1958, ilustra a capa do livro, que conta a vida do menino Candinho. Crianças engajadas em brincadeiras de cor e forma e em retratos de cenas do interior. Obras como “Plantando Bananeira” (1956), “Menino com Pipa” (1954), “Menino com Passarinho e Arapuca” (1959), “Menina das Trancinhas” (1958), “Denise com Pássaro” (1960), “Menina com Cabrito” (1954), “Grupo de Meninas” (1940), “As Moças de Arcozelo” (1940) são reproduzidas nos livros e servem de inspiração para pais e professores instigarem os pequenos leitores. Lá estão retratos sobre a relação das crianças com os animais, com os amigos, com a vida, brincando no quintal, entre estrelas e balões, e entre frutas tropicais, como goiabeira, mangueira e bananeira.

Tropical e popular, Portinari é um dos mais importantes artistas brasileiros do século 20. A colona, a baiana, a mulata, a índia, o cangaceiro, o mestiço, o intelectual, todos são retratados em suas obras. A História do Brasil aparece em traços e cores na coleção “Portinari Para Crianças”. Uma forma divertida e lúdica de aprendizado. Obra que merece ser revisitada, revista e, agora, também vista em DVD, com novas tintas e cores.

Ficha técnica:

Título: Portinari Para Crianças

Autoras: Fátima Miguez, Lucia Fidalgo e Maria Lucia Lima

Coordenação: Suely Avellar / Projeto Portinari

Ilustrações: Julia Lima

TSP Editorial, São Paulo, 2016.

Formatos: 18 cm x 19 cm (livros de educação infantil) e 22 cm x 15,5 cm (ensino fundamental)

Páginas: 40 páginas (educação infantil) e ensino fundamental (60 páginas, em média).

Preço: R$ 59 por livro

Vendas on-line: www.tspeditorial.com.br

Contato: 19 3878-3746

 

Sobre a TSP Editorial:

 

Unindo tecnologia e conteúdo, a TSP (Total Solution Provider) foi criada, em 2004, em São Paulo, pelo empresário Luiz Fabrício Argentieri. A empresa  nasceu com o objetivo de criar ferramentas criativas para auxiliar o desenvolvimento de professores e alunos. Inicialmente, a editora distribui vídeos educativos no segmento de vendas “porta a porta”, com destaque para os títulos da TV Cultura, BBC e History, que juntos somaram mais de 500 mil DVDs comercializados. A partir de 2009, a TSP Editorial inova ao criar coleções educacionais, unindo recursos audiovisuais (vídeos) com o suporte de livros. Hoje, a empresa tem um portfólio de 182 títulos, entre livros e DVDs, distribuídos para diversas instituições de ensino públicas e privadas do país. Dentre os recordes de venda, destaca-se a coleção “Quem Ama, Educa!”, do psiquiatra Içami Tiba, com mais de 10 mil coleções comercializadas. A empresa só trabalha com conteúdos exclusivos, como a coleção “Portinari Para Crianças” e “Discovery Channel”. A parceria com o canal americano National Geographic trouxe um projeto único na educação ao país, contribuindo para diminuir a evasão escolar com vídeos de alta definição gráfica. Mostra de que a tecnologia, mais do que uma tendência, é uma necessidade.

 

Serviço:

www.tspeditorial.com.br

Tel. 19 3878-3746

Instagram: @tspeditorial

Facebook: /TSPEditorial

Twitter: @tspeditorial

Informações à imprensa:

SG Comunicação & Imagem

www.sheilagrecco.com

Josi Kersul / producao@sheilagrecco.com

Júlia Galhardo / jornalismo@sheilagrecco.com

Sheila Grecco / sheila@sheilagrecco.com

Tel.: 11 3284-6074 / 9 9944-9497

Facebook: /sgcomunicacaoeimagem

Instagram: @sgcomunicacao

Twitter: @sg_comunicacao

 

 

 

 

 

 

 

Compartilhar
Sala de imprensa SG Comunicação & Imagem
Empresa S. GRECCO COMUNICAÇÃO & IMAGEM LTDA
Contato Jornalismo
E-mail jornalismo@sheilagrecco.com Fone (11) 32846074
Editoria (s) Cultura, Lançamentos
"A Maxpress publica pautas e notas de clientes a quem cabe toda e qualquer responsabilidade pelas informações nelas contidas, e pelos direitos eventuais de autoria e de imagem."
CÁPSULA COSMÉTICOS GRATUITAMENTE CONSUMO CONTRACEPTIVO retornáveis
OFERECE SOFRE IMPLANTE PRECISA PORTO Mobly
PRODUTOS PERGUNTAS ACABAR TENDÊNCIA LUXO Pirarucu
ÁREA DÚVIDAS SPFW DAY SABER microagulhamento
ENTREGA PETS ASSUNTO PELE GORDURA Extracts
GREEN COLOCA NATUREZA CALVÍCIE DENTAL TRATAR
PALCO PREVENIR CELULITE MULHERES PROJETO MORANGO
CREME QUEDA SURFISTA OLHOS HOMENS SHAKE
ALCANÇA COMBATER VELHO ESTRELA TEMPORADA BANANA
PAUTA CÂNCER CONHEÇA GUSMÃO Roxy COCO
BLACK TRANSFORMAÇÃO NATURAL CIRÚRGICAS Timberland LEITE
INCENTIVO ESTUFA LANÇA COLEÇÃO flacidez VERÃO
EMBALAGENS APLICATIVO ALEXANDRE PET vulneráveis DESCONTO
OPÇÕES FINA PRAÇA SUSTENTÁVEL nutracêuticos Copra
CAPILAR BEBIDAS COLGATE BRASILEIRA
busca avançada
Banner Jornal da Usp
MAXPRESS
MAXETRON
Serviços de Tecnologia
e Informações LTDA
Copyright© 2010 Maxetron.
Todos os direitos reservados.
All rights reserved
Política de Privacidade
Portal Maxpress
Grupos editoriais
Arte e Lazer
Feminino e Masculino
Ciência e Ambiente
Geral
Comunicação
Nacional e Mundo
Economia e Finanças
Saúde
Empresas
Transportes
Esportes
Turismo
Portais
Institucional
Produtos e Serviços
Anúncio de banner
Contato
Fale conosco
MaxPR
Públicos
Imprensa Brasil
Corporativo
Governo Brasil
Imprensa latina
Vip
Ferramentas
Distribuidor
Monitor
Prêmios
Serviços
Mailing avulso
Job
Facilidades
Saídas
Minha conta