Home Institucional Produtos e Serviços Estatísticas Newsletter Fale Conosco
Central de Atendimento: (11) 3341-2800
Login
Senha
Esqueci minha senha
Leitura de conteúdo
Pautas | Acontece Comunicação e Notícias | 16/08/2016 16:46:46 | 558 Acessos
Com prevenir lesões causadas por esforço repetitivo

As Lesões Causadas por Esforço Repetitivo (LER) ocorrem devido ao desempenho de atividades repetitivas e contínuas por longos períodos, resultando em um desgaste intensivo do corpo, além de provocar dores e desconfortos. Dra. Mariana Schamas, Cinesiologista e membro da Sociedade Brasileira para o Estudo da Dor (SBED), explica que a exigência por alta produtividade no trabalho é uma influência direta para o seu surgimento.

“Podemos explicar a grande prevalência de quadros de LER especialmente por conta das cobranças e pressões no local de trabalho, com metas exorbitantes que requer uma laboração, por vezes, excedente ao que o indivíduo pode suportar. O aumento da competitividade também contribui para isso, pois não considera os limites psicossociais e físicos. Trabalhadores são submetidos a jornadas longas, o que, consequentemente, acarreta em insatisfação no emprego – e o mais agravante, em lesões de todos os tipos”, conta dra. Mariana.

Entre os fatores que causam LER estão as repetições de movimentos, postura inadequada e expedientes profissionais prolongados, que geram desgastes físicos e emocionais. Sobre os profissionais mais atingidos pelas lesões, a especialista em Dor revela. “De maneira geral, os trabalhadores industriais são os mais afetados devido à alta repetitividade e força, juntas ou isoladamente, ainda que menos intensa, atreladas à sua rotina. Outras atividades de risco foram identificadas em áreas de atuação como teleatendimento, caixa, digitação, escrituração, montagem de pequenas peças e componentes, confecção de manufaturados (calçados), costura e embalagem”.

As lesões afetam a todos aqueles que vivenciam esforços exagerados. Aparecem inicialmente como dores de cabeça, insônia, formigamentos e fraquezas ao realizar tarefas simples e cotidianas. “O corpo e suas funções são sábias. Ele envia os sinais de que algo não está bem, no entanto, somos muito ruins em interpretá-los. Achamos que é frescura, algo temporário, ou até mesmo nada, porém os riscos são inúmeros, tanto de agravamento quanto de repercussão em outras regiões” explica dra. Mariana.

De modo geral, o tratamento consiste em acompanhamento médico, medicações e reabilitação. Entre os locais mais afetados estão o punho, cotovelo, ombro, mão e pescoço. Para a prevenção das lesões, dra. Schamas afirma: “A prevenção é multifatorial e exige uma série de intervenções. De forma geral, manter uma boa qualidade de vida e se manter saudável, com uma boa alimentação, manutenção do sono adequada, incluindo uma rotina para dormir e acordar, praticar atividade física e lúdica, além de estrutura familiar e vida social ativa, contribuem para minimizar ou evitar os riscos”.

Informações à imprensa
Acontece Comunicação e Notícias
Karina Morais ou Chico Damaso
(11) 3873.6083 / 3871.2331
acontececom6@uol.com.br
www.acontecenoticias.com.br

Compartilhar
Sala de imprensa Acontece Comunicação e Notícias
Empresa FRANCISCO DAMASO VASCONCELOS NETO PUBLIC
Contato chicoacontece@uol.com.br
E-mail chicoacontece@uol.com.br Fone (11) 38712331
Editoria (s) Saúde
"A Maxpress publica pautas e notas de clientes a quem cabe toda e qualquer responsabilidade pelas informações nelas contidas, e pelos direitos eventuais de autoria e de imagem."
Não há Conteúdos relacionados.
Vinicius SHAMPOO SINTOMAS PREOCUPA CHEGA TEMÁTICO
PROMOVE LBV FORTALECER PACIENTE MUNDIAL ALTA
ASSUME EPIDEMIA CÂNCER DERMATOLOGISTAS AÇÃO Abradilan
MESES REDUZIR ANDRADE TEMPO CONGRESSO calmante
REDUZ TÉCNICAS DIAGNÓSTICO CIÊNCIA CÉREBRO Mente"
HOSPITAL ASSOCIADOS ALONGAMENTO ILUMINA APRESENTA permeabilidade
ESPÍRITO QUALIFICAR CABELUDO FÓRUM UNHAS "Investigando
META COURO ALERGIA PSORÍASE HORAS
busca avançada
Banner Jornal da Usp
MAXPRESS
MAXETRON
Serviços de Tecnologia
e Informações LTDA
Copyright© 2010 Maxetron.
Todos os direitos reservados.
All rights reserved
Política de Privacidade
Portal Maxpress
Grupos editoriais
Arte e Lazer
Feminino e Masculino
Ciência e Ambiente
Geral
Comunicação
Nacional e Mundo
Economia e Finanças
Saúde
Empresas
Transportes
Esportes
Turismo
Portais
Institucional
Produtos e Serviços
Anúncio de banner
Contato
Fale conosco
MaxPR
Públicos
Imprensa Brasil
Corporativo
Governo Brasil
Imprensa latina
Vip
Ferramentas
Distribuidor
Monitor
Prêmios
Serviços
Mailing avulso
Job
Facilidades
Saídas
Minha conta