Pautas | CDN São Paulo | 16/11/2016 15:13:08 | 689 Acessos
Fundação Bunge participa de II Bienal Iberoamericana de Infancias y Juventudes

Encontro realizado na Colômbia, reuniu pesquisadores, estudantes, representantes de governos e de organizações sociais e lideranças para discutir políticas públicas voltadas a crianças e adolescentes

Na última semana, a Fundação Bunge participou da II Bienal Iberoamericana de Infancias y Juventude, evento criado com objetivo de se tornar um espaço de discussão e troca de conhecimento de políticas públicas e produção acadêmica sobre criança e adolescentes, realizado entre 7 e 11 de novembro, em Manizales, na Colômbia.

Na ocasião, a diretora-executiva da Fundação Bunge, Claudia Calais, e a coordenadora de projetos, Ana Isabel Ferraz, foram convidadas para participar da mesa “Impactos Sociales de los Emprendimientos Económicos e Inovación Social Territorial: perspectivas para la garantía de los derechos de la niñez y juventud y para el desarrollo humano”, e apresentar o case da Fundação Bunge sobre o trabalho de desenvolvimento territorial e de proteção integral da criança adolescente, desenvolvidos nos Estados do Tocantins e do Pará.

"Discutir os direitos de crianças e adolescentes é sempre fundamental para avançarmos como sociedade. Negligencia-los é não assumir um compromisso com o futuro e com a mudança. Neste sentido, esse encontro foi extremamente gratificante, pois pudemos conhecer práticas inovadoras, discutir políticas públicas e perceber que os desafios não estão apenas do Brasil, mas em diversos países.”, explica Cláudia Calais.

“Os relatos dos participantes mostraram que os desafios e as realidades desses países são muito próximos. E me chamou a atenção como é comum, nos países sul-americanos, a não percepção da exploração de crianças como uma violação de direitos. Existe quase uma naturalização muito impulsionada pelo contexto cultural e social das crianças atingidas. Essa constatação só reforça a importância da discussão do tema e da responsabilização do Estado, da sociedade civil e de setores produtivos no combate à exploração infantil e no reforço de ações que possibilitem a garantia de direitos”, completa a executiva.

A II Bienal Iberoamericana de Infancias y Juventudes é uma iniciativa liderada pela Red Iberoamericana de Posgrados en Infancia y Juventud (REDINJU) e pelo grupo de trabalho Juventudes, Infâncias: Políticas Culturas e Instituciones Sociales en América Latina.
Sobre a Fundação Bunge

Criada em 1955, a Fundação Bunge, entidade social da Bunge Brasil, atua em diferentes frentes, sempre com o compromisso de valorizar pessoas. Nossos programas buscam valorizar o passado, garantindo que os aprendizados vividos não se percam (Centro de Memória Bunge), transformar o presente com ações de desenvolvimento dentro de um tempo e lugar (Comunidade Integrada, Semear Leitores e Comunidade Educativa) e construir o futuro, premiando iniciativas que fazem a diferença (Prêmio Fundação Bunge).

Informações à Imprensa
CDN Comunicação