Pautas | Idéia da Coisa | 14/12/2016 14:24:40 | 2490 Acessos
Rede de drogarias campeã conta com apoio de soluções de TI para expansão de seus negócios

Atualmente investir em tecnologia da informação é uma premissa para empresas que buscam eficiência operacional através da automação dos processos de gestão e do acesso ágil e facilitado às informações. Presente no mercado há 35 anos, a rede Drogarias Campeã conta com o apoio de soluções de TI para administrar suas 76 lojas e quase 1250 funcionários, que atendem mais de 700 mil pessoas todos os meses. A companhia, que tem investido ao longo dos anos em expandir sua atuação com o conceito de “remédio a preço popular”, consolidou uma parceria com as empresas de tecnologia Procfit e Platin, para a implementação de um sistema capaz de agilizar a compra, recebimento e distribuição de mercadorias para as lojas da rede.

O constante aprimoramento das soluções de gestão é essencial para organizações em crescimento e, no caso da Campeã, a implementação do WMS - Warehouse Management System - com o apoio da Procfit foi fundamental para solucionar problemas e aperfeiçoar os processos de estoque e distribuição. Existia um gargalo entre a separação, movimentação e controle de mercadorias, que gerava um atraso de até 7 dias na distribuição dos produtos para atender a demanda das lojas da rede. Em um projeto que durou 5 meses, a Procfit somou esforços para redefinir o layout do Centro de Distribuição, estabelecendo novos fluxos de mercadoria, equipamentos e pessoas; definir novas linhas de separação; revisar os processos e responsabilidades no centro de distribuição; e criar indicadores de produtividade e células de trabalho.

Rogério Cruz, VP de Serviços da Procfit, que esteve à frente do projeto comenta que a transparência entre as empresas foi essencial para que a parceria tivesse resultados concretos: “fomos além da implementação do sistema e por meio de nossa consultoria pudemos indicar a necessidade de uma revisão mais abrangente de todo o processo logístico da Campeã”. Tal atuação resultou em benefícios relevantes, e hoje a rede de drogarias conta com um nível de atendimento das demandas das lojas de 99,5% de precisão; não há mais atrasos da operação, com 100% do volume gerado sendo distribuido no mesmo dia; todas as células possuem metas mensais mensuradas pelo gerente de distribuição; e as diferenças de inventário não superam os 0,7%. Além disso, com foco no crescimento dos negócios, a revisão do layout e processos permitiu que a Campeã abrisse cinco novas lojas, contando ainda com espaço para expansão de mais 15 lojas no mesmo metro quadrado.

O alinhamento da atuação da Procfit e da Platin com a estratégia da Campeã foi uma diferencial na parceria, que não teve apenas resultados quantitativos mas também de performance na equipe. “Após a implementação do sistema, notamos que também era preciso capacitar os profissionais que seriam usuários da nova plataforma”, explica Robson Ferreira, Diretor Comercial e Administrativo das Drogarias Campeã. “Uma tecnologia de ponta deve ser acompanhada pelo aprimoramento e qualificação dos profissionais, para que pudéssemos garantir a eficiência e colocar a Campeã em um outro patamar de gerenciamento, controle e melhoria contínua dos processos”, pontua o executivo. A mudança do sistema em conjunto com o trabalho de consultoria trouxe resultados além do esperado, abordando fatores técnicos e humanos, gerando a integração entre soluções, melhorando a comunicação entre áreas e contribuindo na redução de ao menos 60% no índice de divergências.

Marcelo Guidugli, CEO da Procfit, destaca como fato relevante para o sucesso do projeto a integração do WMS da Procfit com o PDV da Platin. “Atuamos em conjunto com a Platin no fornecimento de soluções de gestão para o varejo farmacêutico. Como a Campeã já utilizava o sistema de automação comercial da Platin, foi fácil somar esforços e plugar os sistemas para gerar resultados rapidamente, sem impactar na operação das lojas, no atendimento dos clientes e nas vendas”.

Sobre a Procfit
Companhia atuante no mercado desde 2007 opera como provedora de soluções empresariais. Com sede no bairro Gonzaga, na Baixada Santista, a Procfit possui sede em São Paulo e os números impressionam, são mais de 20 mil pedidos de e-commerce processados diariamente em seus sistemas, controle de mais de 2 milhões de unidades de produtos distribuídas diariamente por clientes da companhia, mais de 540 mil consumidores atendidos também pelos clientes diariamente. De forma indireta apoia em mais de 10 bilhões de faturamento anual das empresas que atende.

Sala de imprensa Idéia da Coisa
Empresa JULIANA G PINTO SERVICOS DE COMUNICACAO - ME