Home Institucional Produtos e Serviços Estatísticas Newsletter Fale Conosco
Central de Atendimento: (11) 3341-2800
Login
Senha
Esqueci minha senha
Leitura de conteúdo
Pautas | Secretaria de Estado da Agricultura e Abastecimento de SP | 11/01/2017 11:34:52 | 264 Acessos
Governo do Estado e Prefeitura de São Paulo definem ação integrada de abastecimento para incentivar alimentação saudável

O Governo do Estado e a Prefeitura de São Paulo integrarão suas ações de abastecimento para garantir à população uma oferta maior de produtos agropecuários de qualidade, além de incentivar a adoção de hábitos alimentares mais saudáveis. O anúncio de uma plataforma conjunta de programas e ações entre as duas esferas administrativas foi realizado pelo governador Geraldo Alckmin e pelo prefeito João Dória, na manhã da segunda-feira, 9 de janeiro de 2017.

Na mesma data, os secretários de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Arnaldo Jardim, e municipal de Trabalho e Empreendedorismo, Eliseu Gabriel de Pieri, titular da pasta à qual está subordinado o abastecimento da cidade, se reuniram para definir as primeiras ações e projetos. Também participaram do encontro o chefe de gabinete municipal, Helvio Nicolau Moisés e o prefeito regional da Lapa, Carlos Eduardo Batista Fernandes, que integrou, até o fim de 2016, a equipe da Secretaria estadual.

Uma das estratégias debatidas para ampliar as opções de abastecimento para a população paulistana é o Programa Horta Educativa, executado pelo Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo (Fussesp), em parceria com a Coordenadoria de Desenvolvimento dos Agronegócios (Coadegro), da Secretaria de Agricultura, e Fundos Sociais municipais. A ação inclui ainda a difusão de publicações para que a população tenha condições de melhorar os seus hábitos alimentares a um custo mais acessível.

A iniciativa também intensificará a qualificação e o preparo dos agricultores familiares, capacitando-os para participarem dos editais de compras públicas de alimentos feitos pela Prefeitura, por meio dos Programas Paulista da Agricultura de Interesse Social (Ppais) e Nacional de Alimentação Escolar (Pnae).

Os representantes dos governos Estadual e municipal também apresentaram sugestões para ampliar o projeto estadual Bom Preço do Agricultor na capital paulista, possibilitando um canal direto de comercialização entre os produtores e consumidores. A ideia é buscar mais espaços para a execução do projeto, que atualmente é realizado semanalmente nas dependências da estação do metrô Jabaquara, levando produtos convencionais e orgânicos à população, além de feiras promovidas em conjuntos habitacionais, em parceria com a Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU).

A plataforma integrada entre as Pastas também pretende, conforme definido na reunião, fomentar o conceito de agricultura urbana ou periurbana, incentivando o cultivo de alimentos em espaços menores e dentro de ambientes de concentração urbana.

Otimismo
O secretário de Agricultura e Abastecimento, Arnaldo Jardim, se mostrou entusiasmado com a ação integrada. “Esse conjunto de propostas foi elaborado particularmente pela equipe da Codeagro e do Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável (Consea-SP), com um fundamento muito consistente do ponto de vista técnico e o embasamento filosófico correto para prestigiar a agricultura familiar e fortalecer a alimentação saudável. Ou seja, há uma base efetiva para que a ação integrada produza ótimos resultados”, afirmou.
O secretário municipal, Eliseu Gabriel, manifestou uma firme convicção de que “além da questão do abastecimento, há um desafio e imensa possibilidade de contribuir para que o conceito de empreendedorismo esteja cada vez mais incorporado e seja praticado pelos produtores agrícolas da cidade, assim como a prefeitura pode ampliar a ação de ofertar produtos mais saudáveis à população”.

Por: Paloma Minke
Mais informações
Assessoria de Comunicação
Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo
(11) 5067-0069

Compartilhar
Sala de imprensa Secretaria de Estado da Agricultura e Abastecimento de SP
Empresa SECRETARIA DE ESTADO DA AGRICULTURA E ABASTECIMENTO DE SP
Contato Assessoria de Imprensa - Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo
E-mail saacomunica@sp.gov.br Fone (11) 50670069
Editoria (s) Nacional, Alimentação
"A Maxpress publica pautas e notas de clientes a quem cabe toda e qualquer responsabilidade pelas informações nelas contidas, e pelos direitos eventuais de autoria e de imagem."
realiza OFTALMOLÓGICO NACIONAL SEMANAS COREN-SP ALERTA
doença DEVEMOS ENCONTRO ESTADO anemia GLAUCOMA
VACINA CARDIOLOGISTA REMÉDIOS EXPLICA valorizados CIENTÍFICA
SILENCIOSA PARADA LAUDOS ETÁRIA companha VACINAÇÃO
RESPIRATÓRIAS PSIQUIATRIA DIA CARDÍACA preocupar ENFERMAGEM
IBIRAPUERA DÉCIMA DIREITO PARQUE REUNIÃO SEMANA
RISCOS CARDÍACOS MUNICÍPIOS INFARTO DEPARTAMENTO MEDICINA
PRORROGADA LEIGOS MULHERES LEVA MAUÁ NORMAL
DOENÇAS COMBATE ATENDIMENTO PROJETO HCOR Webtransmissão
CARENTES ESTENDIDA CASOS CURSO CONJUNTO PROMOVE
TOMAR TEMPO FAIXA FORENSE ENCERRA APM
RESPEITO EMAGRECER EDIÇÃO provocados TRABALHO GRIPE
DUAS AMAZÔNICO RELAÇÃO RESSUSCITAÇÃO
busca avançada
MAXPRESS
MAXETRON
Serviços de Tecnologia
e Informações LTDA
Copyright© 2010 Maxetron.
Todos os direitos reservados.
All rights reserved
Política de Privacidade
Portal Maxpress
Grupos editoriais
Arte e Lazer
Feminino e Masculino
Ciência e Ambiente
Geral
Comunicação
Nacional e Mundo
Economia e Finanças
Saúde
Empresas
Transportes
Esportes
Turismo
Portais
Institucional
Produtos e Serviços
Anúncio de banner
Contato
Fale conosco
MaxPR
Públicos
Imprensa Brasil
Corporativo
Governo Brasil
Imprensa latina
Vip
Ferramentas
Distribuidor
Monitor
Prêmios
Serviços
Mailing avulso
Job
Facilidades
Saídas
Minha conta