Home Institucional Produtos e Serviços Estatísticas Newsletter Fale Conosco
Central de Atendimento: (11) 3341-2800
Login
Senha
Esqueci minha senha
Leitura de conteúdo
Pautas | Secretaria de Estado da Agricultura e Abastecimento de SP | 11/01/2017 11:34:52 | 298 Acessos
Governo do Estado e Prefeitura de São Paulo definem ação integrada de abastecimento para incentivar alimentação saudável

O Governo do Estado e a Prefeitura de São Paulo integrarão suas ações de abastecimento para garantir à população uma oferta maior de produtos agropecuários de qualidade, além de incentivar a adoção de hábitos alimentares mais saudáveis. O anúncio de uma plataforma conjunta de programas e ações entre as duas esferas administrativas foi realizado pelo governador Geraldo Alckmin e pelo prefeito João Dória, na manhã da segunda-feira, 9 de janeiro de 2017.

Na mesma data, os secretários de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Arnaldo Jardim, e municipal de Trabalho e Empreendedorismo, Eliseu Gabriel de Pieri, titular da pasta à qual está subordinado o abastecimento da cidade, se reuniram para definir as primeiras ações e projetos. Também participaram do encontro o chefe de gabinete municipal, Helvio Nicolau Moisés e o prefeito regional da Lapa, Carlos Eduardo Batista Fernandes, que integrou, até o fim de 2016, a equipe da Secretaria estadual.

Uma das estratégias debatidas para ampliar as opções de abastecimento para a população paulistana é o Programa Horta Educativa, executado pelo Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo (Fussesp), em parceria com a Coordenadoria de Desenvolvimento dos Agronegócios (Coadegro), da Secretaria de Agricultura, e Fundos Sociais municipais. A ação inclui ainda a difusão de publicações para que a população tenha condições de melhorar os seus hábitos alimentares a um custo mais acessível.

A iniciativa também intensificará a qualificação e o preparo dos agricultores familiares, capacitando-os para participarem dos editais de compras públicas de alimentos feitos pela Prefeitura, por meio dos Programas Paulista da Agricultura de Interesse Social (Ppais) e Nacional de Alimentação Escolar (Pnae).

Os representantes dos governos Estadual e municipal também apresentaram sugestões para ampliar o projeto estadual Bom Preço do Agricultor na capital paulista, possibilitando um canal direto de comercialização entre os produtores e consumidores. A ideia é buscar mais espaços para a execução do projeto, que atualmente é realizado semanalmente nas dependências da estação do metrô Jabaquara, levando produtos convencionais e orgânicos à população, além de feiras promovidas em conjuntos habitacionais, em parceria com a Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU).

A plataforma integrada entre as Pastas também pretende, conforme definido na reunião, fomentar o conceito de agricultura urbana ou periurbana, incentivando o cultivo de alimentos em espaços menores e dentro de ambientes de concentração urbana.

Otimismo
O secretário de Agricultura e Abastecimento, Arnaldo Jardim, se mostrou entusiasmado com a ação integrada. “Esse conjunto de propostas foi elaborado particularmente pela equipe da Codeagro e do Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável (Consea-SP), com um fundamento muito consistente do ponto de vista técnico e o embasamento filosófico correto para prestigiar a agricultura familiar e fortalecer a alimentação saudável. Ou seja, há uma base efetiva para que a ação integrada produza ótimos resultados”, afirmou.
O secretário municipal, Eliseu Gabriel, manifestou uma firme convicção de que “além da questão do abastecimento, há um desafio e imensa possibilidade de contribuir para que o conceito de empreendedorismo esteja cada vez mais incorporado e seja praticado pelos produtores agrícolas da cidade, assim como a prefeitura pode ampliar a ação de ofertar produtos mais saudáveis à população”.

Por: Paloma Minke
Mais informações
Assessoria de Comunicação
Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo
(11) 5067-0069

Compartilhar
Sala de imprensa Secretaria de Estado da Agricultura e Abastecimento de SP
Empresa SECRETARIA DE ESTADO DA AGRICULTURA E ABASTECIMENTO DE SP
Contato Assessoria de Imprensa - Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo
E-mail saacomunica@sp.gov.br Fone (11) 50670069
Editoria (s) Nacional, Alimentação
"A Maxpress publica pautas e notas de clientes a quem cabe toda e qualquer responsabilidade pelas informações nelas contidas, e pelos direitos eventuais de autoria e de imagem."
Não há Conteúdos relacionados.
Não há Tag's relacionadas.
busca avançada
MAXPRESS
MAXETRON
Serviços de Tecnologia
e Informações LTDA
Copyright© 2010 Maxetron.
Todos os direitos reservados.
All rights reserved
Política de Privacidade
Portal Maxpress
Grupos editoriais
Arte e Lazer
Feminino e Masculino
Ciência e Ambiente
Geral
Comunicação
Nacional e Mundo
Economia e Finanças
Saúde
Empresas
Transportes
Esportes
Turismo
Portais
Institucional
Produtos e Serviços
Anúncio de banner
Contato
Fale conosco
MaxPR
Públicos
Imprensa Brasil
Corporativo
Governo Brasil
Imprensa latina
Vip
Ferramentas
Distribuidor
Monitor
Prêmios
Serviços
Mailing avulso
Job
Facilidades
Saídas
Minha conta