Pautas | Planin | 17/02/2017 12:31:16 | 222 Acessos
Gartner aponta que 8,4 bilhões de "coisas" conectadas estarão em uso em 2017, um aumento de 31% em comparação a 2016
63% das aplicações em IoT (Internet das Coisas) serão voltadas ao mercado de consumo

O Gartner, Inc., líder mundial em pesquisa e aconselhamento imparcial em tecnologia, estima que 8,4 bilhões de coisas conectadas estarão em uso em todo o mundo em 2017, um aumento de 31% com relação a 2016. A expectativa é que esse número chegue a 20,4 bilhões até 2020, enquanto os gastos com endpoints e serviços devem atingir 2 trilhões de dólares em 2017.

Regionalmente, a China, a América do Norte e a Europa Ocidental estão impulsionando o uso de coisas conectadas. Juntas, as três regiões representarão 67% da base instalada de Internet das Coisas (IoT) neste ano.

O segmento de consumo é o maior usuário de coisas conectadas, chegando a 5,2 bilhões de unidades em 2017, o que representa 63% do número total de aplicações em uso (tabela 1). Nesse ritmo, as empresas devem implementar 3,1 bilhões de coisas conectadas ainda neste ano. “Além dos sistemas automotivos, as smart TVs e os conversores digitais serão as aplicações mais utilizadas pelos consumidores, enquanto os medidores elétricos inteligentes e as câmeras de segurança comerciais serão mais empregados pelas organizações”, explica Peter Middleton, Diretor de Pesquisas do Gartner.

Além dos medidores inteligentes, aplicações desenvolvidas para verticais específicas de mercado, incluindo dispositivos para manufatura em campo, sensores de processo para fábricas de geração de energia elétrica e aparelhos de localização em tempo real para a área da saúde, impulsionarão o uso de coisas conectadas nos negócios neste ano, com 1,6 bilhão de unidades implementadas. No entanto, a partir de 2018, os dispositivos que atendem setores variados, como os utilizados nos edifícios inteligentes (com sistemas de iluminação por LED, de HVAC – Heating, Ventilation & Air Conditioning, e de segurança física) assumirão a liderança, uma vez que a conectividade chegará aos aparelhos produzidos em alto volume e com custos mais baixos, alcançando 4,4 bilhões de unidades em 2020, enquanto os dispositivos para verticais específicas de mercado chegarão a 3,2 bilhões.

Embora os consumidores comprem mais dispositivos, as organizações gastam mais, representando 57% dos gastos totais com IoT em 2017. Neste ano, os investimentos em hardware para o uso de coisas conectadas dentro das empresas chegarão a US$ 964 bilhões (tabela 2). Segundo o Gartner, as aplicações de consumo somarão US$ 725 bilhões em 2017 e, até 2020, os gastos com hardware nesses dois segmentos atingirão quase US$ 3 trilhões.

“Os serviços de IoT são essenciais para o aumento dos dispositivos de Internet das Coisas”, afirma Denise Rueb, Diretora de Pesquisas do Gartner. O total de gastos com esses serviços (profissionais, voltados para o consumidor e de conectividade) deve alcançar US$ 273 bilhões em 2017.
“Os serviços são dominados pela categoria de tecnologia de IoT operacional profissional, em que os fornecedores auxiliam os negócios no design, implementação e operação de sistemas de Internet das Coisas. No entanto, os serviços de IoT para conectividade e consumo estão crescendo em um ritmo mais rápido. As soluções de consumo são mais novas e estão se fundamentando agora. Similarmente, as de conectividade estão crescendo robustamente, conforme os custos caem e novas aplicações emergem”, completa Denise.
Sobre o Gartner
O Gartner, Inc. (NYSE: IT) é líder mundial no fornecimento de pesquisas e aconselhamento imparcial em tecnologia. Fornece análises de TI para seus clientes fazerem as escolhas certas todos os dias. De CIOs e diretores de TI em corporações e agências governamentais a líderes em empresas de alta tecnologia e telecomunicações, passando por investidores deste mercado, o Gartner é parceiro indispensável para cerca de 10.000 diferentes companhias. Por meio do Gartner Research, Gartner Executive Programs, Gartner Consulting e Gartner Events, trabalha com cada cliente para pesquisar, analisar e interpretar o negócio de TI dentro do contexto de seu papel individual. Fundado em 1979, o Gartner tem sede em Stamford (Connecticut - EUA) e possui mais de 9.000 associados, sendo mais de 1.900 analistas de pesquisa e consultores, e clientes em 90 países. No Brasil, o Gartner está presente com as unidades Gartner Research, que oferece pesquisas e aconselhamento para profissionais, fornecedores e investidores de TI; Executive Programs, com grupo de CIOs alimentado pelo conteúdo Gartner com cerca de 3 mil membros em todo o mundo; e Eventos, com conferências e Symposium. Para obter mais informações, visite www.gartner.com.

PLANIN - Assessoria de Imprensa do Gartner
Angélica Consiglio, Beatriz Imenes, Juliana Tonello e equipe – www.planin.com