Home Institucional Produtos e Serviços Estatísticas Newsletter Fale Conosco
Central de Atendimento: (11) 3341-2800
Login
Senha
Esqueci minha senha
Leitura de conteúdo
Pautas | Maria Clara | 17/02/2017 13:04:33 | 632 Acessos
Capão News fomenta a transformação social por meio do jornalismo comunitário
Visualizar imagem
Focado em ações socioculturais do bairro de Capão Redondo, o veículo conta com mais de 60 mil seguidores no Facebook

 A ideia de um veículo de comunicação na periferia surgiu da vontade de fomentar a transformação social por meio do jornalismo comunitário. Foi com esse objetivo que criei, em fevereiro de 2014, a Capão News (CN), página no Facebook que atualmente conta com mais de 60 mil seguidores, sem investimento em mídia e com foco em conteúdo informativo sobre o Capão Redondo, extremo Sul da cidade de São Paulo. Iniciei com pequenos informes sobre enchentes e trânsito, gerando um aumento no número de curtidas já nas primeiras semanas. Depois comecei a explorar outras pautas, como alertas de regiões perigosas e de pessoas e animais desaparecidos, divulgação de ações sociais e culturais e séries de imagens do próprio bairro.

Normalmente, as pessoas que moram do lado sul do mapa não se sentem representadas pelas grandes mídias convencionais, que priorizam dar destaque ao Capão Redondo somente quando notícias ruins são pauta. Claro que nem tudo são flores. De acordo com dados da Secretaria de Estado da Segurança Pública de São Paulo (SSP), em 2014, o bairro foi apontado como o segundo mais violento da cidade, com 44 homicídios dolosos, quatro latrocínios, 86 estupros e 4.339 roubos. Em 2016, até maio, os números eram três homicídios dolosos, 0 latrocínios, 6 estupros e 314 roubos.

Mas, apesar da violência, o Capão Redondo, também, tornou-se polo de cultura nos últimos anos. O surgimento de centros culturais como Fábricas de Cultura, Centro Educacional Unificado (CEU), Fábrica de Criatividade e ONGs como Casa do Zezinho e Instituto Projeto Sonhar, e outras centenas de pessoas que lutam diariamente pela causa social, ajudam na transformação sociocultural do bairro. São essas iniciativas, essas pessoas, essas histórias que quero contar na Capão News e divulgar para o mundo.

Hoje, com a ajuda de pessoas que acreditam no projeto e que são engajadas no jornalismo comunitário, posso realizar meu sonho: desenvolver uma redação no Capão Redondo. Em 2015 conheci Gisele Alexandre, jornalista com 10 anos de experiência, que é Diretora de Jornalismo e Publicidade da CN e minha mentora. Juntos selecionamos 15 repórteres comunitários, do próprio bairro, para nos ajudar na produção de conteúdo com qualidade jornalística. Vamos produzir pautas relevantes sobre a comunidade, pela comunidade e para a comunidade.

Atualmente estamos no Facebook, Instagram e Twitter, mas em breve lançaremos nosso site, Portal de notícias Capão News, que será o carro chefe da redação, com conteúdo diário produzido por nossos repórteres. É de extrema importância o surgimento de projetos focados em comunicação comunitária. Temos que descentralizar e tirar o poder midiático das mãos de famílias dominantes, sempre vinculadas a políticos, que olham para as periferias apenas de longe. Seria um sonho distante? Talvez. Mas estamos aos poucos conquistando espaço, que é nosso por direito. A quebrada tem voz, e ela tá chegando cada vez mais longe!

 

Nailson Costa. Morador do Capão Redondo, estudante de jornalismo, fundador e diretor geral do portal de notícias Capão News e integrante do projeto Correspondente Universitário do Portal Comunique-se.

Compartilhar
Sala de imprensa Maria Clara
Empresa A2 Comunicação Digital Ltda
Contato Nailson Costa
E-mail nailsoncp@globo.com Fone (11) 98330398
Editoria (s) Cultura, Propaganda/Mkt/Comunicação, Terceiro Setor
"A Maxpress publica pautas e notas de clientes a quem cabe toda e qualquer responsabilidade pelas informações nelas contidas, e pelos direitos eventuais de autoria e de imagem."
Não há Conteúdos relacionados.
Não há Tag's relacionadas.
busca avançada
MAXPRESS
MAXETRON
Serviços de Tecnologia
e Informações LTDA
Copyright© 2010 Maxetron.
Todos os direitos reservados.
All rights reserved
Política de Privacidade
Portal Maxpress
Grupos editoriais
Arte e Lazer
Feminino e Masculino
Ciência e Ambiente
Geral
Comunicação
Nacional e Mundo
Economia e Finanças
Saúde
Empresas
Transportes
Esportes
Turismo
Portais
Institucional
Produtos e Serviços
Anúncio de banner
Contato
Fale conosco
MaxPR
Públicos
Imprensa Brasil
Corporativo
Governo Brasil
Imprensa latina
Vip
Ferramentas
Distribuidor
Monitor
Prêmios
Serviços
Mailing avulso
Job
Facilidades
Saídas
Minha conta