Pautas | Central Press | 01/03/2017 13:38:39 | 250 Acessos
Universidade Positivo abre especialização em Chef de Cuisine Nacional e Internacional

Curitiba ganha cada vez mais espaço como polo gastronômico nacional, atraindo o interesse de turistas e exportando profissionais para o mundo todo. De olho nesse mercado, a Universidade Positivo (UP) lança, este ano, a Pós-Graduação em Chef de Cuisine Nacional e Internacional. Com duração de 420 horas, as aulas acontecem às segundas e quartas-feiras à noite, no câmpus sede Ecoville, na capital paranaense.

A especialização aborda conhecimentos da gastronomia nacional e internacional clássica e contemporânea, produção de alimentos e bebidas, técnicas e práticas avançadas de cozinha, segurança e higiene alimentar, além de habilidades de manuseio de alimentos e bebidas. Cerca de 80% das aulas são práticas, ministradas nos laboratórios da UP, considerados uns dos mais modernos do Brasil. "O mundo das panelas não é feito apenas de glamour. Com aulas práticas, o profissional tem a oportunidade de vivenciar como é puxado e complexo o dia-a-dia de todo o processo de uma cozinha profissional em restaurantes, indústrias e empresas", afirma o coordenador da especialização, Dario Luiz Dias Paixão.

Na vanguarda do mercado, o curso aponta tendências do setor e apresenta novas tecnologias, passando por temas como sustentabilidade, gastronomia funcional, cozinha criativa e food design. Em sala de aula são abordados tópicos ligados à gestão, criação de cardápios, arquitetura e tipologia de empreendimentos. A teoria é exemplificada com estudos de casos e visitas técnicas, por meio de parcerias firmadas com restaurantes, bares, espaços de eventos e confrarias. As aulas iniciam dia 27 de março. As inscrições estão abertas e podem ser feitas pelo site www.up.edu.br/pos.

Dados da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) revelam que o setor gastronômico representa 2,7% do PIB nacional. A alimentação fora do lar equivale a 33% dos gastos com alimentos e bebidas no Brasil - o que leva o setor a movimentar algo em torno de R$ 300 bilhões, anualmente. Mesmo com a economia incerta, o Ministério do Turismo divulgou que o setor de Alimentação continuará a ser um dos mais promissores para os próximos anos. Ao mesmo tempo, milhões de brasileiros descobriram o prazer de cozinhar e ganhar dinheiro com isso e o setor de gastronomia já emprega mais gente que o da construção civil.

Pós-graduação em Chef de Cuisine Nacional e Internacional

Duração: 420 horas (27 de março de 2017 a julho de 2018)

Aulas semanais – segundas e quartas-feiras, das 19h às 22h50

Local: Universidade Positivo - Câmpus Ecoville (Rua Professor Pedro Viriato Parigot de Souza, 5.300 - Curitiba - PR)

Investimento: 26 parcelas de R$ 456,92

Informações e inscrições: www.up.edu.br/pos

Sobre a Universidade Positivo - A Universidade Positivo (UP) concentra, na Educação Superior, a experiência educacional de mais de quatro décadas do Grupo Positivo. A instituição teve origem em 1988 com as Faculdades Positivo, que, dez anos depois, foram transformadas no Centro Universitário Positivo (UnicenP). Em 2008, foi autorizada pelo Ministério da Educação a ser transformada em Universidade. Atualmente, oferece 56 cursos de Graduação (31 cursos de Bacharelado e Licenciatura e 25 Cursos Superiores de Tecnologia), três programas de Doutorado, quatro programas de Mestrado, centenas de programas de Especialização e MBA e dezenas de programas de Extensão. A UP conta com sete unidades em Curitiba, além de mais de 50 polos de Educação à Distância (EAD) espalhados pelo Brasil. É considerada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) a melhor universidade privada do Paraná, pelo quarto ano consecutivo.

Sala de imprensa Central Press
Empresa CENTRAL PRESS LTDA