Pautas | EdelmanSignifica | 20/03/2017 11:12:10 | 525 Acessos
Eternit reduz a sua dívida bruta em 25% e encerra o 4T16 com R$ 125,1 milhões

A Eternit, com 77 anos de atividade e líder de mercado no segmento de coberturas, com atuação nos segmentos de louças, metais sanitários e soluções construtivas, anunciou na última sexta-feira,17, os resultados do 4º trimestre de 2016 (4T16).

Diante do cenário econômico apresentado em 2016, o setor de materiais de construção encerrou o quarto trimestre de 2016 com retração de 11,5% frente a 2015, segundo a Associação Brasileira da Indústria de Materiais de Construção (ABRAMAT). Neste período, a Companhia conciliou sua operação com a redução dos níveis de estoque para atender a demanda de mercado nos segmentos da mineração, fibrocimento e telhas de concreto.

O volume vendido do mineral crisotila no 4T16 foi de 38,4 mil toneladas, 25,4% menor quando comparado ao 4T15, em função da participação da fibra crisotila no processo industrial e retração do setor de materiais de construção no mercado interno. No mesmo período, as vendas de fibrocimento foram de 192,6 mil toneladas, 5,2% inferiores ao 4T15, enquanto as telhas de concreto retraíram 33,6% em função, principalmente, da desaceleração do setor, aumento do desemprego, menor distribuição de renda e restrições ao crédito, inibindo o consumo de materiais tanto para reformas quanto para novas construções.

A receita líquida consolidada somou R$ 190,4 milhões no 4T16, 20,9% inferior ao 4T15, principalmente em função de menores volumes de vendas dos segmentos de atuação devido à desaceleração do setor e maior comercialização de um mix popular, enquanto o desempenho no mercado externo foi impactado pela redução do preço em dólar para fazer frente à forte concorrência, além da depreciação de 14,3% do dólar frente ao real.

O EBITDA ajustado no 4T16 atingiu R$ 13,7 milhões, retração de 14,0% quando comparado ao 4T15, devido ao menor volume de vendas nos segmentos de atuação, baixa utilização da capacidade industrial e redução das margens operacionais decorrente da comercialização de um mix com menor valor agregado. Visando minimizar os efeitos negativos do EBITDA ajustado, a Companhia tem concentrado esforços em reduzir as despesas operacionais recorrentes. Como consequência dos aspectos comentados no EBITDA ajustado, a Eternit registrou prejuízo líquido de R$ 29,6 milhões.

Em fevereiro de 2017, o Conselho de Administração aprovou a reestruturação das unidades produtivas da controlada Tégula com o objetivo de adequar a empresa para operar em mercados com maior rentabilidade operacional, passando a operar a produção de telhas de concreto de forma concentrada na unidade de Atibaia/SP.

A política de dividendos da Companhia, conforme prevê o Estatuto Social, permanece inalterada, entretanto, novas distribuições ocorrerão a partir da obtenção de resultados positivos.

Teleconferência com Webcast

Língua: Português (tradução simultânea para Inglês)
Apresentação: Rodrigo Lopes da Luz – Diretor Administrativo-Financeiro e RI
Data: Segunda-feira, 20 de março de 2017
Horário: 10h (horário de Brasília) / 9h (horário de Nova Iorque) / 13h (horário de Londres)

A apresentação, acompanhada por slides, poderá ser acompanhada pela web, cadastrando-se no site de relações com investidores da Eternit: www.eternit.com.br/ri

Para conectar-se:
- Participantes no Brasil: +55 (11) 3193-1001 ou (11) 2820-4001
- Participantes de outros países: +1 786 924-6977 Senha: Eternit

Sobre a Eternit
A Eternit, fundada em 1940, atua nos segmentos de telhas de fibrocimento e concreto, mineração do crisotila, louças e metais sanitários, soluções construtivas, entre outros produtos. A Companhia, com cerca de 2.000 colaboradores diretos, opera em todo o Brasil. Também conta com suas filiais de venda e quatro empresas controladas: SAMA S.A. Minerações Associadas, uma das três maiores mineradoras de crisotila do mundo; Precon Goiás Industrial Ltda., fabricante de telhas de fibrocimento; Tégula Soluções para Telhados Ltda., empresa líder no segmento de telhas de concreto; e Eternit da Amazônia Indústria de Fibrocimento Ltda., unidade de pesquisa, desenvolvimento e produção de insumos para materiais de construção; além da joint venture Companhia Sulamericana de Cerâmica, que produz louças sanitárias. Com a localização estratégica de suas fábricas, a eficiência logística e um amplo canal de distribuição, os produtos da Eternit estão disponíveis em cerca de 15 mil pontos de revenda espalhados por todo o Brasil, de grandes revendedores e home centers a lojas de pequeno porte, o que a torna presente nos principais polos consumidores do País.

Companhia de capital aberto, com registro em Bolsa desde 1948, está listada no Novo Mercado desde 2006, nível máximo de governança corporativa da BM&FBOVESPA.

Para mais informações, acesse:
www.eternit.com.br
www.eternit.com.br/ri