Pautas | Estratégia Ketchum | 22/03/2017 17:49:27 | 428 Acessos
FECAP conquista o 1o lugar entre os Centros Universitários do Estado de São Paulo na avaliação do ENADE

A instituição também faz parte da elite nacional da educação
Os cursos de Ciências Contábeis e Ciências Econômicas receberam nota máxima

A FECAP – Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado – conquistou o primeiro lugar entre os Centros Universitários do Estado de São Paulo no ENADE (Exame Nacional de Desempenho de Estudantes), que foi anunciado pelo Ministério da Educação no dia 8 de março. Outra boa notícia é que a avaliação também revelou que os cursos da fundação analisados obtiveram notas acima da média.

E, para completar as comemorações, em um posicionamento mais amplo, de âmbito nacional, considerando todos os tipos de instituição de ensino superior de todo o País, o centro universitário ficou entre as 5,5% instituições privadas mais bem classificadas.

Já, em uma análise mais detalhada, quando o foco é nas graduações, o destaque é para a de Ciências Contábeis e a de Ciências Econômicas, que alcançaram a nota máxima, 5. A primeira está entre as 1,7% e a segunda está junto de 7,7% IES privadas melhor classificadas no Brasil. As formações em Administração e em Secretariado Executivo conseguiram nota 4 e estão entre as 2,8% e 9,3% instituições de ensino superior privadas melhor avaliadas no Brasil. Já os cursos de Publicidade e Propaganda e de Relações Internacionais conquistaram nota 3, o que os posiciona entre as 31,8% e 35,4% das instituições privadas mais bem classificadas.

* Em Relações Públicas, refere-se à avaliação de 2009, último ano em que a área foi avaliada pelo MEC.

Sob outros parâmetros, quando comparada às públicas e às privadas, a FECAP posiciona-se entre as 7,4% das instituições mais bem avaliadas. Foi classificada na faixa 4 no Índice Geral de Cursos, em uma escala de 1 a 5, sendo 5 a nota máxima.

No conjunto total de indicadores, as respectivas performances são demonstrações claras de que a FECAP se mantém na elite educacional no País.

Excelência comprovada
O resultado do exame não surpreendeu Edison Simoni, reitor da FECAP. Segundo ele, a metodologia aplicada assegura competência técnica e estimula o empreendedorismo do aluno. Além disso, os cursos são idealizados com muita conectividade entre teoria e prática. Como consequências, tem-se a excelência nas avaliações oficiais e o alto índice de empregabilidade de seus alunos.

“Nosso compromisso em formar profissionais preparados é real. Buscamos excelência diariamente. Esse desempenho no ENADE é reflexo do trabalho de toda a nossa comunidade em busca da concretização da nossa missão e corrobora nossa tradição de ensino de alto padrão de qualidade”, afirma.

Essa não é a primeira vez que a FECAP fica bem posicionada na avaliação do MEC, a instituição já vem de um histórico de nota máxima em outros anos. “É a renovação dessa grande conquista. A união entre o comprometimento do nosso corpo docente com o ensino e a seriedade com que os alunos encaram a importância da sua formação é responsável por esse resultado”, comemora Taiguara Langrafe, Vice-Reitor da instituição.

A notícia do reconhecimento pelo mais alto órgão que rege a educação no País enaltece ainda mais o “orgulho alvarista”, um sentimento estimulado pelos gestores e compartilhado por alunas e alunos da FECAP. “O ENADE é um indicador de qualidade da instituição de ensino muito importante, pois indica se estamos indo no caminho certo. Também ajuda a orientar os estudantes nas suas escolhas. Com esse diferencial avalizado pelo MEC, o estudante passa a ter uma segurança maior de que fez a opção mais acertada para sua carreira almejada”, reforça Ronaldo Fróes de Carvalho, pró-reitor de graduação da FECAP.

A avaliação divulgada é referente aos exames realizados em novembro de 2015.

Informações à imprensa:
Ketchum Brasil / Assessoria de Imprensa da FECAP