Pautas | Target | 20/04/2017 11:40:51 | 245 Acessos
HCor faz ação educativa para orientar sobre alimentos que ajudam no combate à hipertensão

Serviço de Nutrição do Hospital do Coração vai montar uma mesa destacando os aliados na luta contra a doença como frutas, verduras, legumes, ervas naturais e o sal de ervas, e também os vilões como macarrão instantâneo, caldos prontos, embutidos, entre outros; Palestra ‘Porque o sal é um dos vilões da hipertensão’ vai apontar os males causados por estes produtos, como retenção de líquidos e aumento da pressão arterial, um dos principais fatores do desenvolvimento de doenças cardiovasculares; No Brasil, mais de 30% da população sofre com o problema que evolui quase sempre de forma lenta e sem sintomas

A hipertensão arterial, popularmente conhecida como pressão alta, vem, cada vez mais, afetando um número maior de pessoas. A doença já atinge 35% da população brasileira. Metade dos adultos hipertensos nem sabem que têm a doença. A outra metade se divide entre aqueles que fazem o tratamento e os que não fazem. É o que constitui o atual cenário da hipertensão no Brasil.

O aumento significativo dos casos está ligado aos excessos na alimentação. O sal é a principal fonte de sódio, mas muitos alimentos também o contêm em sua composição. A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que o consumo diário seja de 5 gramas de sal. No entanto, os brasileiros costumam consumir mais que o dobro: 12 gramas de sal por dia. Este consumo exagerado leva ao aumento da pressão arterial e, consequentemente, de doenças coronarianas, vasculares e renais, causando retenção de líquidos.

Em prol do Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão, celebrado no dia 26 de abril, a equipe de nutrição do HCor – Hospital do Coração promoverá o evento ‘Porque o sal é um dos vilões da hipertensão’ para conscientizar a população sobre a importância de controlar e prevenir a pressão arterial. De forma didática, a nutricionista Rafaela Emi Hasegawa demonstrará alguns alimentos com alto teor de sódio e ensinará exemplos de substituições simples. Ao final do evento, os participantes receberão sal de ervas e a receita para prepará-lo em casa.

Hipertensão em números
· Cerca de 300 mil pessoas morrem no Brasil de doenças cardiovasculares, mais da metade decorre da pressão alta, responsáveis também por 60% dos casos de infarto, 80% de AVC e 25% de insuficiência renal;
· A hipertensão atinge 35% da população adulta brasileira, chegando a mais de 50% na terceira idade e está presente em 5% das crianças e adolescentes;
· Apenas 23% dos hipertensos controlam corretamente a doença, 36% não fazem controle algum e 41% abandonam o tratamento após a melhora inicial da pressão arterial.

Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial
Porque o sal é um dos vilões da hipertensão
Data: 26 de abril
Horário: das 10 às 11 horas
Local: HCor – Auditório 4, 2º andar (Rua Desembargador Eliseu Guilherme, 147 – Paraíso)

Informações para Imprensa
Target | Estratégia em Comunicação
Rita Nogueira – rita@targetsp.com.br
Ricardo Costa – ricardo@targetsp.com.br
Acácia Paes – acacia@targetsp.com.br
Tel.: (11) 3063-0477 | 99325-2666

Sala de imprensa Target
Empresa TARGET ASSESSORIA DE COMUNIC. S/C LTDA.
Contato Acácia Paes
E-mail acacia@targetsp.com.br Fone (11) 30630477