Pautas | Secretaria de Estado da Agricultura e Abastecimento de SP | 20/04/2017 17:06:47 | 451 Acessos
Instituto de Pesca recebe exposição sobre a Plataforma Zebrafish

O Instituto de Pesca (IP), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, é o primeiro local a receber a exposição gratuita “Plataforma Zebrafish: a construção de uma rede”, até o dia 28 de abril, na capital paulista. O evento, iniciativa do Centro de Toxinas, Resposta-Imune e Sinalização Celular (Cetics), do Instituto Butantan, faz parte das comemorações de 48 anos do IP.

A parceria tem como objetivo apresentar ao público as diferentes aplicações do Zebrafish (Danio rerio) - também conhecido como paulistinha, que pode substituir mamíferos como modelo animal em pesquisas em laboratório, pois tem 70% de semelhança com o genoma do ser humano - e também desenvolver técnicas de criação e manejo.

A exposição percorrerá as 21 instituições que participam da plataforma, sendo o próximo evento na Universidade de Santo Amaro (Unisa), em São Paulo, durante o mês de maio. A mostra tem explicação intuitiva com desenhos, ilustrações e fotografias aplicados sobre dois grandes painéis.

O evento tem entrada gratuita e fica aberto ao público de segunda à sexta-feira, das 9h às 17h, no saguão da sede do Instituto de Pesca, localizado dentro do Parque da Água Branca, São Paulo.

O Diretor de Departamento do Instituto, Luiz Marques da Silva Ayroza, valoriza a parceria com o Instituto Butantan e acredita que pode render bons resultados no futuro. "Nós estamos extremamente felizes em ser o primeiro local a receber a exposição sobre o Paulistinha. Fazer parte dessa rede que conta com instituições de ponta, como é o caso do Instituto Butantan, por exemplo, é motivo de orgulho para o Instituto de Pesca. Esse é o primeiro passo de uma parceria que renderá bons frutos mais adiante", avaliou Ayroza.

Para o secretário Arnaldo Jardim, a exposição demonstra a relevância do Instituto de Pesca para a pesquisa agropecuária paulista. “Este é apenas o começo de um trabalho de pesquisa que pode agregar valor e aumentar a produtividade da aquicultura, como sempre nos orienta o governador Geraldo Alckmin”, destacou.

“Plataforma Zebrafish: a construção de uma rede”
Até o dia 28 de abril (segunda à sexta-feira), das 9h às 17h
Instituto de Pesca: Avenida Francisco Matarazzo, 455 – Parque da Água Branca – Barra Funda – São Paulo
Mais informações pelo telefone (11) 3871-7537