Pautas | Voice | 20/04/2017 18:16:17 | 137 Acessos
Primeira de uma série de rotatórias verdes foi inaugurada ontem (19/4) nos Jardins
Projeto de iniciativa da AME JARDINS, executado em parceria com a Prefeitura Regional de Pinheiros, prevê total de 12 rotatórias verdes

A primeira rotatória verde dos Jardins, localizada na esquina das ruas Alemanha e Bucareste, foi inaugurada ontem (19/4) pela Prefeitura Regional de Pinheiros e pela AME JARDINS. Esta é a primeira de uma série de doze rotatórias a serem construídas no perímetro da associação – Jardins América, Europa, Paulista e Paulistano –, em parceria com o poder executivo municipal da região. O lançamento contou com a presença do prefeito regional de Pinheiros, Paulo Mathias, e do presidente da entidade, Marcos Arbaitman.

“Estamos muito felizes de a prefeitura ter apostado nessa iniciativa que idealizamos. Nossa intenção é ajudar a ampliar as áreas verdes, deixar nossa cidade mais bonita e contribuir também para a absorção da água da chuva, outro importante benefício das rotatórias verdes”, explica Arbaitman. Para viabilizar o projeto, a AME JARDINS adquiriu todo o material necessário. A execução da obra foi feita pela Prefeitura Regional.

Segundo Mathias, a próxima rotatória neste modelo será inaugurada na segunda quinzena de maio, na esquina das ruas Prudente Correia e Grécia, no Jardim Europa. “Além da estética, colocar áreas verdes no lugar do concreto ajuda a impermeabilizar o solo”, lembra Mathias.

O Projeto de Rotatórias Verdes

Normalmente criadas para tornar o trânsito mais eficiente e seguro, as rotatórias verdes, de acordo com o projeto conjunto da Prefeitura Regional de Pinheiros e AME JARDINS para a região, deixam de ser praças circulares de concreto para se transformarem em novas áreas verdes. A primeira delas – de um programa inicial de doze - instalada nas esquinas das ruas Alemanha e Bucareste tem 14m de diâmetro e exigiu seis dias de obras, executadas pela Coordenadoria de Projetos e Obras da Regional Pinheiros. Pela parceria, o custo dos materiais de construção – blocos, pedras, cimento, areia, arame etc. – e de paisagismo (terra, mudas de plantas, grama etc.) - coube à AME JARDINS, que utilizou os mesmos fornecedores que a atendem na manutenção de praças na região. O projeto da primeira rotatória verde prevê o plantio total de 800 mudas de sálvias vermelhas e lantanas camara, escolhidas pela prefeitura por serem mais resistentes.

Sobre a AME JARDINS

A AME JARDINS – Associação de Moradores dos Jardins América, Europa, Paulista e Paulistano – é uma organização sem fins lucrativos que tem como objetivo defender os interesses de quem mora, trabalha ou visita a região. A entidade, liderada por um comitê integrado por membros associados, moradores dos Jardins, que trabalham voluntariamente, é referência na cidade por seu modelo de gestão sustentado nos pilares Zeladoria Urbana, Uso e Ocupação do Solo, Áreas Verdes, Segurança e Trânsito e já realizou outras ações envolvendo associações parceiras.

Sala de imprensa Voice
Empresa VOICE COMUNICACAO INSTITUCIONAL LTDA - EPP