Pautas | ACSP Associação Comercial de São Paulo | 27/02/2018 17:16:34 | 545 Acessos
Encontro público da maçonaria reúne 1,2 mil empresários na capital paulista

São Paulo, 27 de fevereiro de 2018. Aproximadamente 1,2 mil empresários se reuniram na noite desta segunda-feira (26) para o 1º Encontro de Negócios de Lideranças Empresariais Maçônicas (LEMA), evento organizado pela Associação Comercial de São Paulo (ACSP) em parceria com as principais obediências maçônicas do estado – o Grande Oriente São Paulo (GOSP), o Grande Oriente Paulista (GOP) e a Grande Loja Maçônica do Estado de São Paulo (GLESP). “Quando percebemos que estávamos passando pela maior crise da história do nosso País, uma crise que não foi iniciada por nós, mas pela qual fomos os maiores atingidos, a Associação Comercial começou a realizar rodadas para fomentar negócios entre os empreendedores, incluindo um encontro com empresários maçons”, explicou João Bico, vice-presidente da ACSP.

“Estamos realizando um ato de cidadania. Os negócios gerados aqui trarão desenvolvimento comercial, aumento de emprego, riqueza para nossas cidades, incremento nos impostos e uma qualidade de vida melhor para todos os paulistanos e paulistas”, adicionou ele.

Para o grão-mestre do GOP, Pascoal Marracini, o 1º LEMA é uma integração entre empresários que “vai gerar um incremento na economia; assim, com a melhora da economia, poderemos retomar nosso destino”, afirmou, ressaltando ainda a importância de a maçonaria paulista estar unida na organização do evento, realizado no Clube Juventus, na Mooca.

Também estiveram presentes no encontro os deputados estaduais Pedro Kaká (Podemos), Delegado Olim (PP) e Itamar Borges (MDB), além dos vereadores Gilson Barreto (PSDB) e Gilberto Natalini (PV). O prefeito de Chapecó/SC, Luciano Buligon (PSB), e o senador italiano Fausto Guilherme Longo.

Kamel Aref Saab, grão-mestre do Grande Oriente São Paulo (GOSP), que congrega 25 mil maçons, explicou que o encontro surgiu numa conversa informal entre seus integrantes, rapidamente abraçada por toda a comunidade maçônica. “O momento era certo. Nosso País passava por um problema político e econômico e o LEMA veio ao encontro da necessidade de reverter isso. Esse é momento de fazer networking, ter conhecimento e fechar negócios. Tenho certeza de que é uma oportunidade tão grande que vamos alavancar a economia de nosso estado e do nosso País”, disse Saab.

O grão-mestre da Grande Loja Maçônica do Estado de São Paulo (GLESP), Ronaldo Fernandes, destacou o ineditismo da reunião das três obediências paulistas. Mais do que isso, ressaltou a importância da maçonaria para o Brasil. “Esse País está tomando um rumo de crescimento. Lento, mas um rumo de crescimento. E isso é em função do povo e dos empresários, que trabalham e pagam impostos. O crescimento não está alicerçado em projetos da classe política. Pelo contrário: está na vontade do brasileiro. Estamos melhorando cada vez mais o País e a maçonaria tem um papel fundamental nesse sentido”, comentou Fernandes.

Superação

Convidado a palestrar durante a cerimônia de abertura do 1º LEMA, o prefeito de Chapecó, Luciano Buligon, contou como a cidade catarinense superou a tragédia aérea que vitimou quase a totalidade do clube de futebol local e mobilizou o mundo. “Tínhamos um clube que desafiava a se manter na primeira divisão. Muitos diziam que seria a equipe que mais passaria vexame. Mas não foi isso o que aconteceu. Nossa equipe vivia seu melhor momento. Era a primeira vez que um time catarinense disputava um título internacional. Mas aquele voo nunca pousou”.

De acordo com Buligon, após a tristeza que tomou conta de todos os brasileiros, deu-se início a um processo de resiliência, fraternidade, solidariedade e reconstrução de um povo. “Chapecó deixou de ser uma pacata cidade para ser a capital mundial da solidariedade”.

Motivacional

O palestrante motivacional Dimitrios Asvestas fez uma apresentação durante o 1º LEMA, ressaltando o valor do pensamento positivo. “Estar otimista é crer que as coisas vão funcionar, vão dar certo. Quando montamos nosso negócio, fazemos com a vontade de realizar nossos desejos. Como está nosso medidor de sonhos? ”, refletiu.
Um dos conselhos dados para os empresários foi: não desista. “Estamos num momento de retomada de crescimento. É importante que você foque na necessidade de treinamento e capacitação de suas equipes. E entender a importância da interdependência. Quando você entende isso, tudo se torna mais bonito”.

O valor arrecadado com as inscrições será revertido para quatro instituições de caridade. O evento foi patrocinado pela São Cristóvão Saúde, com apoio do Diário do Comércio, Sicredi, Vinícola Goes, Chopp Germânia, Ulock, Village, Belfort, Engecommerce e Café Santa Monica.

Mais informações:
Renato Santana de Jesus
rjesus@acsp.com.br
(11) 3180-3220 / plantão (11) 97497-0287

Sobre a ACSP: A Associação Comercial de São Paulo (ACSP), em seus 123 anos de história, é considerada a voz do empreendedor paulistano. A instituição atua diretamente na defesa da livre iniciativa e, ao longo de sua trajetória, esteve sempre ao lado da pequena e média empresa e dos profissionais liberais, contribuindo para o desenvolvimento do comércio, da indústria e da prestação de serviços. Além do seu prédio central, a ACSP dispõe de 15 Sedes Distritais, que mantêm os associados informados sobre assuntos do seu interesse, promovem palestras e buscam soluções para os problemas de cada região.

Sala de imprensa ACSP Associação Comercial de São Paulo
Empresa ASSOCIAÇÃO COMERCIAL DE SÃO PAULO